TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre asma

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 6

Referência:

CORTELLA, Mario Sergio; RIBEIRO, Renato Janine. Política para não ser idiota. Campinas/SP: Papirus 7 Mares, 2010.

Resumo de obra:

Este livro é um diálogo narrado entre duas pessoas que sabem muito sobre política. Entre os debates estabelecidos no decorrer do livro, Mario Sergio e Renato Janine discutem os temas: descaso democracia, a cidadania, participação na vida pública, a liberdade e o bem comum e principalmente a política que se faz todos os dias. Os autores dessa obra é Mario Sergio Cortella, filósofo, com mestrado e doutorado em educação e também é professor titular da PUC-SP. E Renato Janine Ribeiro que é filósofo, escritor e professor da USP.

O indivíduo e a sociedade: Política não é coisa idiota

"A política seria uma maneira de lançarmos luz sobre essas teias invisíveis que nos dominam e tentarmos controlá-las." (pg. 8)

Segundo Cortella (2010) a política é a capacidade de convivência. E para ser livre é necessária ter envolvimento na vida coletiva e pública.

   Uma conversa abertamente entre Mario Sergio e Renato Janine. Eles discutem sobre "política não é coisa de idiota". A partir daí falam da liberdade conquistada ao longo do tempo, como forma de explicar a política.

Conviver: O mais político dos atos

De acordo com Cortella (2010) o ato político e a omissão política estão ligados a participação na vida pública em qualquer situação e isso caracteriza uma decisão política.

"[...] relação com as outras pessoas; podemos estender o raciocínio e incluir as relações familiares. Tudo isso é político [...]" (pg. 11 )

    Dão continuidade partindo a falar sobre o direito e o dever estabelecido á vida em sociedade. Ainda começa a explicar sobre o esgotamento da democracia relacionada a corrupção dos políticos.

A política como pulsão vital

"[...] Se o individuo se sente mais animado para lutar pela liberdade quando vive sob opressão, enfrentando dificuldades para realizar o que quer, do que quando está á vontade, do que encontra as coisas já prontas, é algo a ser pensado." (pg. 16)

Afirma Cortella (2010) que o gancho novo é fazer da política uma pulsão sem necessidade de opressão e um adversário.

   Relata as fases em que foi necessário lutar pela mudança por causa da existência de um "horizonte adversário". Se compara com a realidade de hoje, que tem a falta da participação na política pública. Enfim, hoje precisa-se fazer política como uma pulsão precisa para viver e que seja a favor do povo.

Corrupção causa impotência?

"[...] exatamente no regime democrático que significa "poder do povo", muitos cidadãos se sentem sem poder para vencer a corrupção. A maior percepção da corrupção e a consequente aversão que ela provoca, que são dados positivos, trazem junto uma sensação de impotência." (pg. 19)

Segundo Cortella (2010) é preciso adotar a política grega pela intenção de enobrecer a capacidade de convivência.

  Discutem como houve uma mudança na imagem que a política tem, como algo corrupto, vergonhoso; pelo fato de a corrupção dos partidos estão evidentes, fazendo com que os cidadãos fiquem longe dela.

Quem deve ser o dono do poder?

Explana Cortella (2010) é necessário construí no Brasil, a ideia que a cidadania tem vínculo enorme com o pagamento de impostos.

"[...] o Estado não pode ser algo externo aos cidadãos; na verdade, é como se fosse produto dele." (pg. 25)

   Mario e Renato conversam sobre a visão diferente de cidadania, da construção de um Estado que forneça coisas para o cidadão dos norte-americanos. Ambos querem que os brasileiros pensem dessa forma, para assim construir um Estado melhor. E lembrar de votar em alguém bom para administrar esse Estado, e o cidadão tem esse poder.

Política: Encargo ou patrimônio?

"[...] A política de ação, não só a política do cotidiano - no condomínio, na escola, na família, no bairro, na ONG, no sindicato -, mas a política como atividade e vida pública, não necessariamente partidária, exige participação." (pg. 31)

De acordo com Cortella (2010) não fazer política nem sempre é uma ação inconsciente.

  Eles explicam que o Estado é obra do cidadão, da sua atuação e má escolha dos nossos atos conscientes ou não. Então não fazer política pode afeta o cotidiano e reflete no Estado.

Mundo da política, mundo da cidadania

"[...] Esse é o mundo da política; o mundo externo, do "eles", é o mundo que não é bom. Já o mundo da cidadania é o mundo do desfrute, do benefício. E aqui está o problema [...]" (pg. 34)

Explica Cortella (2010) que os direitos de uma pessoa estão ligados a construção de uma sociedade e Estado por ele.

  Dizem sobre a relação da cidadania com a política e da novidade política que é pensar no coletivo sem anular o indivíduo. Além da necessidade de falar de política e cidadania nas escolas.

Uma cidadania contra colapso

"[...] fazer política para não desaparecer, não colapsar" (pg. 38)

Relata Cortella (2010) que a idiotia é uma expressão cabível para o fechamento do indivíduo , que faz com que aumente a condição de entrar em colapso.

  Há um diálogo sobre que não se tem tempo para a política, pois gastassem tempo tentando se deslocar para o trabalho ou para qualquer lugar. Para mudar contra colapso, é viver de acordo só com suas necessidade, é ter a prática da política fora de si para ajudar na convivência ética entre as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com