TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre álcool

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  4.330 Visualizações

Página 1 de 3

Álcool

Quando dizemos dependência de drogas, nota-se uma preocupação execessiva com as drogas ilícitas, como: cocaína, crack maconha, etc, minimizando a preocupação com as lícitas, como o álcool. Apesar de muitos se negarem à aceitar, o álcool é sim uma droga, e seu uso em excesso e continuado pode trazer vários problemas fisiológicos e mentais. O  é considerado pela OMS a terceira doença que mais mata no mundo. Tendo em vista isto, o alcoolismo é um problema que assola populações no mundo inteiro.

Se caracteriza como a substância psicoativa mais antiga da humanidade, e possui em sua composição hidroxilas (-OH) e carbonos saturados. Costuma ser utilizado como solvente, combustível e esterilizantes. É classificado em álcool etílico, que é o mais comum e o principal componente das bebidas alcóolicas, álcool anidro que possui na sua composição 1% de água e álcool bornílico. Classifica-se em álcoois primários, uma hidroxila ligada à um carbono primário, secundários, uma hidroxila ligada à um carbono secundário  e terciário, uma hidroxila ligada à um carbono terciário.

O álcool é uma droga que causa a depressão do sitema nevoso central, e quando ingerido na forma de bebidas alcóolicas causa desinibição e euforia. Em doses elevadas pode causar vários danos à saúde, dependendo da quantidade ingerida, o consumidor pode desenvolver um estado de coma alcóolico. Segundo a OMS, o consumo de álcool quando superior a 60 gramas por semana é considerado abusivo e extremamente nocivo para a saúde. No mundo, 11,5 % dos consumidores de álcool bebem em excesso semanalmente. Os órgãos mais afetados pelo consumo excessivo do álcool são, o fígado, coração e estômago. Sendo também uma das principais causas de violência, pincipalmente acidentes no trânsito pois, o consumidor que o ingere em doses elevadas, costuma perder a noção dos seus atos. Notando-se um número elevado de internações por acidentes automobilísticos causados pela ingestão execessiva de bebidas alcóolicas. A ingestão do álcool está fortemente ligada à manifestações de violência doméstica, comportamentos agressivos e impulsivos, e uma das causas mais comuns da dependência é a influência de terceiros.

O consumo de álcool também está ligado à problemas sociais, como a pobreza, pois sua dependência leva à dependência de outras drogas, causando à marginalização das populações menos favorecidas para manter o vício.

Não existe um tratamento específico para os dependentes do álcool, porém, a primeira alternativa para um começo de tratamento se dá através da desintoxicação.  E os encontros em  grupo como os Ácoólicos Anônimos tem se tornado uma alternativa que vem dando certo. Pois as experiências trocadas entre os participantes. A assistência de enfermagem nesses casos, deve começar com uma anamnése bem feita, pois é na anamnése que o profissional conseguirá analisar esse paciente a funda, para dar diagnósticos precisos. As intervenções geralmente são feitas juntamente com a equipe de psicólogos, buscando a melhora das condições sociais e psicológicas desse paciente.

Referências:

ALENCAR, T. Sistematização da Assistência de Enfermagem em caso de Alcolismo. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgEtoAE/sistematizacao-assistencia-enfermagem-caso-alcoolismo.> Acesso em: 14 de out de 2015.

Ministério da Saúde. Alcoolismo. Disponível em: <.> Acesso em: 14 de out de 2015.

Varella, D. Ação e efeitos do Álcool. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/acao-e-efeitos-do-alcool/.> Acesso em: 14 de out de 2015.

CISA. Problemas Sociais decorrentes do uso do álcool. Disponível em: <http://www.cisa.org.br/artigo/221/problemas-sociais-decorrentes-uso-alcool.php.> Acesso em: 14 de out de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com