TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução dos bichos e a pratica acadêmica

Por:   •  2/11/2015  •  Ensaio  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

Perfil profissional atual relacionado ao da prática acadêmica, correlacionada ao filme “Revolução dos bichos”.

Ao longo da vida acadêmica estudamos a necessidade de buscar novas perspectivas com ações transformadoras, quando nos tornamos profissionais, percebemos o quanto somos frágeis ao que tange a categoria, o segmento social.   A história da Enfermagem, década depois ainda é refletida nos tempos atuais, avançamos em muitos quesitos, em outros matemos os períodos históricos. Ao confrontar o perfil profissional atual ao filme nos deparamos com muitas coincidências marcadas ao longo de nossa história, o autoritarismo, a centralização do poder, à alienação, características vivenciadas no período da ditadura, em que a enfermagem passava por uma grande crise, por conta das politicas de saúde implantadas. Na década de 70 ocorreram pequenas mudanças, mesmo assim o sistema continuou impotente e os serviços pouco efetivo favorecendo a corrupção. Portanto, na década de 80 começou a construção por uma enfermagem mais assistencialista, pela busca de autonomia, dentro um olhar sob a perspectiva mais humana. Neste período as lideranças eram adquiridas por influência,  infelizmente eles eram subordinados a cargos de chefias maiores, agindo apenas como agenciador, tinha o cargo de líder somente no papel, pois não tinha os plenos direitos de exercê-los por questões politicas internas.

É comprovado que não se pode  relacionar com uniformidade em raízes cravadas no autoritarismo,  a democracia parece  ser uma seleção mais coerente e justa da sociedade para uma humanização, nos tempos atuais muitas coisas melhoraram e muitas ainda estão por melhorar, a atuação da enfermagem como liderança deve ser construída no cuidado, desviando de antigos paradigmas, os quais evidenciava como um poder centralizador, onde a equipe não podia opinar, ao longo do filme observa-se uma sociedade comandada por vários tipos de governo, uma delas tendo como foco a ambição, o que acabou destruído a todos.

O filme também ressalta a educação e interdisciplinaridade,  quando diz “Educação é conhecimento e conhecimento é poder”, não se trata apenas de distender aptidões, passar o conteúdo, mas de introduzir ações  que venha conscientizar, criar valores alicerçados na ética. Ao citar educação, relacionamos a pratica acadêmica, no qual as atividades educativas não podem ser limitantes, deve-se ter uma reflexão critica sobre as situações, enriquecer o trabalho em equipe, integrando realmente como processo educativo, construtor de caráter, de valores, de reflexão crítica, essenciais ao exercício da cidadania e de uma prática de saúde com qualidade.

Portanto, a liderança se faz necessária, contudo é vital que haja coerência e discernimento para as atitudes a serem tomadas e as atividades desenvolvidas, é fundamental que as bases educativas sejam consolidadas na igualdade, eficiência e valores, para que ninguém sofra.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com