TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA NERVOSO

Por:   •  9/10/2015  •  Resenha  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP

ESCOLA DA SAÚDE -  DISCIPLINA: SISTEMAS CORPORAIS

PROTOCOLO DA PRÁTICA: SISTEMA NERVOSO I I – Cérebro, cerebelo e sensibilidade.

Fomos organizados em grupos para ocupar as estações, cada grupo passou pelas 4 estações.

Na estação 01: Localizamos e identificamos nas peças em resina as seguintes estruturas: 

Diencéfalo: tálamo, hipotálamo e epitálamo (gl. Pineal).

Telencéfalo: fissura longitudinal do cérebro, lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal, lobo occipital e lobo da ínsula. Corpo caloso e hipocampo. Faces súpero-lateral, medial e inferior.

Cerebelo: hemisférios cerebelares e vérmis.

Usamos o auxilio da apostila disponibilizada em aula e fizemos pesquisas no google.

Na estação 02: Visualizamos no negatoscópio a tomografia computadorizada de um paciente que sofreu um atropelamento e identificamos: Cerebelo, tronco encefálico, lobos frontal, temporal, occipital, ínsula e parietal.

E respondemos qual o lobo sofreu AVE e quais possíveis complicações para o paciente?

O lobo que sofreu o AVE foi o lobo temporal direito, as complicações são a atrofia do lobo temporal causando a demência.

Na estação 03 acesso o link dado no protocolo e elabora o seguinte texto sobre o sono e suas fases.

O sono é dividido em varias fases e cada fase apresenta um processo fisiológico especifico, cada estágio dura em cerca de 90 minutos cada um e vai sendo feito um ciclo dos estágios. Inicialmente podemos dividir o sono em 2 fases: REM (Movimento Rápido dos olhos) que é a fase onde ocorre os sonhos, é importante para nossa recuperação, mais não resulta em um descanso profundo e a fase o NREM ( Movimento Não Rápido dos olhos) que é divido em quatro estágios: o primeiro é o da sonolência, o segundo a atividade cardíaca é reduzida, relaxam-se os  músculos e a temperatura do corpo cai, a terceira onde o sono chega e a quarta é onde o sono tem uma  profundidade maior, nessa fase onde ocorre a secreção dos hormônios do crescimento e a recuperação de energia física. Após a fase quatro o individuo retorna ao estagio 3 e 2 até entrar na fase REM.

Na estação 04 experimentamos a sensibilidade para compreendermos os mecanismos de detecção, sensação e percepção, experimentando a sensibilidade somestéstica. Usamos os materiais de apoio: estilete, carimbo, almofada, agulhas descartáveis, régua milimetrada, compasso de Weber e Diapasão clínico.

Com um voluntário carimbamos a área ventral do antebraço e em cada quadrado foi pressionado uma agulha filha para saber se o voluntário tem a sensação dolorosa ou uma sensação de pressão. E obtivemos o seguinte resultado: Dor (D) e Pressão (P):

Punho

P

P

P

P

P

D

P

D

P

D

D

D

P

D

D

P

P

P

P

D

D

D

D

P

P

P

P

D

P

D

P

P

P

D

D

P

P

P

D

P

D

P

P

D

P

D

D

P

D

D

D

P

D

D

P

P

D

P

D

P

D

P

D

P

Na outra experiência testamos a sensibilidade vibratória, pegamos o diapasão e fazemos vibrar e depois tocamos nas extremidades ósseas do corpo (maléolo, olecrano e processo mastoide).

Esperamos diferenças maiores de tempo dos diferentes tipos de regiões, mas para a nossa surpresa a diferença foi pouquíssima devido ao nível de sensibilidade da voluntária.

Em seguida com o compasso de Weber, tocamos a área do polegar, da nuca e da bochecha com duas pontas simultaneamente e fomos diminuindo a regularidade da distância entre as pontas do compasso para cada área estimulado, chegamos aos seguintes resultados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com