TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA TEGUMENTAR

Por:   •  24/10/2018  •  Artigo  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO –

A obesidade infantil é o acumulo de gordura corporal que afeta negativamente a saúde das crianças.

A obesidade atinge 13% dos meninos e 9% das meninas com idade de 11 anos. Em 1980, esses valores eram de cerca de 6% para meninos e 7% para as meninas. De cada quatro crianças obesas não tratadas, três vão transformar-se em adultos obesos.

CAUSAS –

Muitos fatores estão associados as causas da obesidade infantil. Podemos dividi-los em três categorias; Social, Ambiental e Individual.

CATEGORIA SOCIAL –

A Categoria Social engloba todos aqueles que estão envolvidos de alguma forma na rotina dessa criança; responsáveis, tutores, professores...

Desde pequena a criança é influenciada pelos hábitos e decisões dos pais –

Em grande número de casos temos uma mãe bastante ansiosa, que se considera incomodada pelos sinais de desconforto emitidos pelo filho. Quando ela acha que as necessidades do filho são resolvidas através da comida: no dia-a-dia, quando o bebê chora porque a fralda está molhada, a mãe lhe fornece leite; ele chora de dor de ouvido ou cólica e a mãe o alimenta; chora de frio e a mãe lhe dá de comer. A criança cresce e, quando merece um elogio por bom comportamento, ganha um chocolate ou um sorvete; se fizer algo indesejável, o castigo é... cortar a sobremesa. Este tipo de atitude materna vai ensinando a criança a resolver suas dificuldades emocionais com a ajuda da comida.

Ás vezes a própria mãe precisa voltar a trabalhar ou tem medo de uma deformação corporal e interrompe precocemente a amamentação.

O desmame precoce, anterior aos quatro meses, é considerado uma das principais causas de obesidade: quando a criança começa a tomar mamadeira desde muito cedo, acostuma-se ao excesso de calorias.

A partir deste momento começam os leites artificiais, enriquecidos com diversos tipos de farinhas, o refrigerante na mamadeira e as guloseimas.

Muitas outras vezes os pais não podem acompanhar as consultas por conflitos na rotina e deixam a saúde da criança em segundo lugar.

CATEGORIA AMBIENTAL –

O fator ambiental é toda a estrutura e recursos que a criança dispões –

A partir do momento em que, cada vez mais, as pessoas moram em casas e apartamentos pequenos, o que é inevitável nas cidades grandes, torna-se difícil a prática de atividades físicas, o que faz com que aumente a quantidade de tempo gasto com televisão e videogame.

CATEGORIA INDIVIDUAL –

A criança obesa geralmente não é feliz. Sente-se frágil, desamparada e solitária. As consequências da obesidade sobre a personalidade da criança são inúmeras. A criança gorda sofre com as brincadeiras e apelidos colocados pelos colegas, tornando-se insegura e arredia ao contato.

São bem comuns as dificuldades no relacionamento afetivo com os pais. Problemas escolares, vergonha do corpo e medo de rejeição podem completar o quadro das situações que as crianças obesas enfrentam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com