TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM – ESTUDO DE CASO DE UM PACIENTE COM HANSENÍASE

Por:   •  20/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.389 Palavras (10 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE CARAJÁS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

PRECEPTORA: RENATA ELLEN DOS SANTOS

ACADÊMICA: PÂMELA DA SILVA LEITE

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM – ESTUDO DE CASO DE UM PACIENTE COM HANSENÍASE

MARABÁ – PA

2019

FACULDADE CARAJÁS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

PRECEPTORA: RENATA ELLEN DOS SANTOS

ACADÊMICA: PÂMELA DA SILVA LEITE

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM – ESTUDO DE CASO DE UM PACIENTE COM HANSENÍASE

Estudo de caso apresentado ao Curso Bacharel em Enfermagem como parte da exigência da disciplina Estágio Supervisionado II.

Marabá – PA

2019

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1   HISTÓRICO DE ENFERMAGEM        5

2.1.1 Hanseníase        6

2.1    EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM        9

2.2    DIAGNÓSTICOS - NANDA E INTERVENÇÕES – NIC        9

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13

  1. INTRODUÇÃO

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é a estrutura de organização que visa dinamizar o trabalho da equipe de enfermagem, direcionando as práticas de cuidar de maneira planejada e individualizada, de forma a buscar atender as particularidades de cada individuo família e comunidade (SILVA, et al., 2016). A resolução do Conselho Federal de Enfermagem considera a SAE, uma atividade privativa do enfermeiro, que utiliza método e estratégia de trabalho científico para a identificação das situações de saúde/doença (SANTOS 2014).

O método utilizado para implementação da SAE é o Processo de Enfermagem (PE) que compreende as seguintes fases: histórico (entrevista e exame físico), diagnóstico de enfermagem, planejamento e implementação da assistência e evolução de enfermagem (REMIZOSKI, et al., 2010).

Diante disso o presente trabalho tem como finalidade apresentar o estudo de caso de acordo com as etapas da SAE do paciente J.D.S.M., 74 anos, sexo masculino, diagnosticado com Hanseníase há 2 anos atrás, encerrou o tratamento em março de 2018, porém segue com sequelas. Os dados coletados foram realizados no Centro de Especialidades Integradas, através de uma conversa informal no dia 18/11/2019 durante o período de estágio supervisionado II.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. HISTÓRICO DE ENFERMAGEM

  • Identificação: Paciente J.D.S.M., do sexo masculino, 75 anos, casado, natural de Pinheiros – MA, reside no Município de Marabá – PA há 19 anos, diagnosticado com Hanseníase há 2 anos, e desde então segue fazendo o tratamento.
  • Queixa principal: Refere estar sentindo sensibilidade em três dedos do pé direito, e sempre que esbarra em algum lugar a pele cria hematomas.
  • Historia da doença atual: O paciente relata que os primeiros sintomas foram manchas avermelhadas no corpo, o mesmo procurou o serviço de saúde e foi encaminhado para realização do exame de hanseníase na qual o diagnóstico deu positivo, logo após iniciou o tratamento com esquema terapêutico multibacilar de 12 doses, devido a presença de mais 5 lesões no corpo. Em setembro 2017 paciente deu entrada no Centro de Especialidades Integradas para avaliação com a dermatologista devido à piora das lesões. Retornou em novembro de 2018, após ter encerrado o tratamento de PQT MB 12 doses, apresentando máculas purpúricas nos antebraços e máculas levemente eritematosas no tronco. Em fevereiro de 2019, paciente apresentou sequelas de hanseníase, queixando-se de dormência no pé. Em março e maio de 2019 apresentou hematomas nos antebraços e inchaços nos pés. Em outubro 2019 após sofrer acidente automobilístico apresentou hematomas nos antebraços, lesões cicatriciais no tronco e úlcera na perna direita após trauma. Em novembro de 2019, o paciente relata dormência em dedos dos pés e presença de dermatofitose.
  • Antecedentes pessoais: Aos 60 anos foi diagnosticado com asteofitose (bico-de-papagaio) tomou remédio caseiro e logo após não sentiu mais dores, porém não retornou ao médico; há mais ou menos um ano realizou teste de glicemia capilar na qual houve alteração, tomou medicamentos e atualmente estar controlada (sem necessidades do uso de medicações); nega outras patologias e alergias a medicamentos/alimentos.
  • História familiar: Não soube relatar.
  • História pessoal e social: Paciente aposentado, adventista, tem 9 filhos, 4 deles são provenientes do primeiro casamento, e 6 do segundo casamento. Não faz uso de álcool e tabaco há mais de 30 anos. Reside em casa própria no bairro Amapá, com sua esposa e seu neto. Relata que gosta de ir à igreja, assistir televisão e não gosta de fazer exercícios físicos.
  1. Hanseníase

hanseníase, conhecida antigamente como Lepra, é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional (MS, 2019). Possui como agente etiológico o Micobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença (LASTÓRIA & ABREU, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (728.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com