TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Paciente Etilista

Dissertações: Estudo De Caso Paciente Etilista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  1.425 Visualizações

Página 1 de 6

Definições de Alcoolismo

O alcoolismo é caracterizado pela dependência do etanol. Do ponto de vista médico o alcoolismo refere-se a uma doença crônica na qual o alcoolista deseja e consome etanol sem saciedade, torna-se cada vez mais tolerante aos seus efeitos (embriaguez) e, quando a ingestão é interrompida, exibe sinais e sintomas de abstinência como evidência da dependência física do etanol.

Usa-se o conceito de alcoolismo como um problema de saúde pública em que o consumo de álcool etílico, por qualquer tempo e em qualquer quantidade; determina consequências adversas à vida de quem bebe, ou à sua progênita, no presente e no futuro. O alcoólatra é o indivíduo cujo consumo crônico de álcool está lhe trazendo mais repercussões negativas que positivas, sejam orgânicas, psicológicas ou sociais.

Alcoolismo pode ser definido como um estado de dependência (psicológica e/ou física) com ou sem complicações resultantes do uso errôneo do álcool de forma contínua ou periódica, o grau de dependência pode ser extremamente variável. Ele pode variar desde um grau leve (onde o indivíduo pode relutar em privar-se de suas duas ou três doses diárias à noite) a um grau severo (onde tem um impulso irresistível para consumir álcool).

Introdução

O alcoolismo é uma doença crônica progressiva, caracterizada pela perda de controle sobre o uso do álcool, com consequências sociais, legais, psicológicas e físicas subsequentes.

O excesso de álcool no organismo acarreta vários distúrbios fisiológicos tais como gastrite, pancreatite, hepatite, hipertensão, fraqueza em membros inferiores, quedas frequentes, convulsões e tremores matinais; distúrbios psicológicos como irritabilidade, nervosismo, insônia, falta de concentração, prejuízo de memória; além de problemas sociais como perda da produtividade, faltas no trabalho, uso de violência com amigos e familiares, perda de responsabilidade, entre outros.

No Brasil, para a população global (adolescentes, adultos e idosos) estimativa de

prevalência de dependência do álcool varia de 7,6% em São Paulo, a 9,2 em Porto Alegre.

O álcool é responsável por cerca de 90% das internações hospitalares por dependência e aparece em 70% dos laudos cadavéricos por mortes violentas.

O alcoolismo é um grave problema de saúde publica no Brasil, assim como em vários outros países. Estima-se que 10% da população brasileira seja dependente do álcool, enquanto um número bem maior de pessoas enfrenta problemas relacionados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, como acidentes de trânsito, situações diversas de violência, perda de emprego.

Sintomas: Compulsão: uma necessidade forte ou desejo incontrolável de beber. Dependência física: a ocorrência de sintomas de abstinência, como náusea, suor, tremores e ansiedade, quando se para de beber após um período bebendo muito. Tais sintomas são aliviados bebendo álcool ou tomando outra droga sedativa.

Perda de controle.

Tratamento: A natureza do tratamento depende da gravidade do alcoolismo do indivíduo e dos recursos disponíveis na comunidade. O tratamento pode incluir a desintoxicação (o processo de retirar o álcool do sistema de uma pessoa com segurança); tomar medicamentos receitados pelo médico para ajudar a evitar o retorno à bebida uma vez que já parou; e aconselhamento individual e/ou em grupo.

Metodologia

Este é um estudo foi realizado na psiquiatria do Hospital de Caridade de Cachoeira do Sul, com um paciente alcoólatra, durante o campo de estágio em Saúde Mental no mês de setembro, sendo caracterizado como estudo de caso.

Para obtenção dos dados foi pesquisado no prontuário do paciente, foi interrogado funcionários de enfermagem da psiquiatria e através da observação e dialogo com o paciente.

Histórico

VLT, 46 anos, tabagista, solteiro, cinco filhos, nascido em Porto Alegre.

Paciente foi encontrado pela SAMU em más condições de higiene, apresentando tremores, emagrecimento e traumatismo craniano encefálico leve prévio, na região occiptal. Etilista pesado, já esteve internado mas não segue tratamento para epilipsia, apresentou perda de esfincter. Apresenta tremores típicos da abstinência etílica.

Internado a 15 dias na psiquiatria do Hospital de Caridade de Cachoeira do Sul aguarda transferência para clinica em Porto Alegre.

Paciente calmo, lúcido , comunicativo, deambula. Boa aceitação da dieta hospitalar via oral. Em boas condições de higiene. Sem queixas de dor. Apresenta tremores. Sinais vitais PA= 100/70 ( normotenso), T= 34.9°c (hipotérmico), P= 90 bat/min (normócárdico), R= 18 mov/min (eupnéico). Eliminações urinárias e intestinais normais.

Medicações

CARBAMAZEPINA

Administração: oral ( comprimidos)

Indicações: Epilepsia, crises parciais complexas ou simples (com ou sem perda da consciência).

• Mania aguda e tratamento de manutenção em distúrbios afetivos bipolares para prevenir ou atenuar recorrências.

• Síndrome de abstinência alcoólica.

Reações Adversas: Certos tipos de reações adversas ocorrem muito frequentemente ou frequentemente, como por exemplo, reações adversas no SNC (vertigem, cefaleia, ataxia, sonolência, fadiga e diplopia); distúrbios gastrintestinais (náusea e vômito), assim como reações alérgicas na pele.

CLORPROMAZINA

Administração: comprimidos: caixa com 100. Solução injetável: caixa com 50 ampolas de 5 ml por via intra muscular.

Indicações: neuropsiquiatria - Pode ser prescrito em quadros psiquiátricos agudos, ou então no controle de psicoses de longa evolução.

clínica geral - Manifestação de ansiedade e agitação, soluços incoercíveis, náuseas e vômitos e neurotoxicoses infantis; também pode ser associado à barbitúricos no tratamento do tétano.

cirurgia - Como agente pré-anestésico.

obstetrícia - Em analgesia obstétrica e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com