TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindrome de aspiração de lama meconial eos cuidados de enfermagem

Por:   •  17/4/2016  •  Monografia  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  2.693 Visualizações

Página 1 de 6

   1. INTRODUÇÃO

O mecônio e um fluido semelhante ao opio foi nomeado por Aristóteles, pois ele achava que o feto era induzido ao sono durante a gestação. .(citado como nosso ;Locha J.A,Piccoli C.S.P., Motta E ec tal).

O mecônio e constituído por secreções gastro intestinais, debrís celulares, bile, suco pancreático, muco , sangue, lanugo deglutido e vernix, o mecônio e composto por 72 a 80% de agua, por muco proteínas, mucopolissacarídeos e proteínas. .(citado como nosso ;Locha J.A,Piccoli C.S.P., Motta E ec tal).

No período gestacional o mecônio aparece no ílio do feto entre a 10° ea 16° semana de gestação, após o nascimento 60 a 200 g pode ser eliminado pelo neonato sendo , que eliminação durante a gestação e incomum principalmente antes da 37º semana, isto e incomum devido a falta do bom funcionamento do esfingter anal e de um “plugue” de mecônio particularmente viscoso no reto,  ao contrario que em gestações de 42 semanas ou mais, a passagem do mecônio ocorre em 35% dos casos. (citado como nosso ; Novas opções terapêuticas na síndrome de aspiração de mecônio,Mauricio Obal Colvero, Aline Pieruccini Colvero ,Renato Machado Fiori ,Pedro Celiny Ramos Garcia)

 Com os primeiros movimentos respiratórios o mecônio migra das vias centrais para as vias aéreas periféricas causando obstrução e , em consequência , múltiplas áreas de atelectasia. A seguir, ocorre pneumonite química e , possivelmente ,infecção bacteriana secundário . Este processo pode levar a graus variados de edema intersticial, vasoconstrição artéria, redução da complacência pulmonar, hipertensão pulmonar persistente e insuficiência respiratória grave. Quando obstrução das pequenas vias aéreas e parcial, cria-se um mecanismo valvular em que o ar entra, mas não sai dos alvéolos causando hiperinsuflação pulmonar e aumentando o risco de pneumotórax. (citado como nosso ;Locha J.A,Piccoli C.S.P., Motta E ec tal).

A avaliação de enfermagem consiste em avaliação do padrão respiratório, controle dos sinais vitais a cada uma ou duas horas, cuidados com oxigênio terapia conforme prescrição médica: oferece O2 aquecido e umidificado , hidratação venosa , manter VAS desobstruídas , aspiração de traqueia e lavado gástrico. Não aspirar tubo endotraqueal  por 6 horas após a administração do surfactante. Posicionar paciente de forma que facilite a permeabilidade das vias aéreas : decúbito lateral hiperextensão da coluna cervical, manter temperatura corporal estável .


SINDROME DE ASPIRAÇÃO MECÔNIAL

A síndrome de aspiração de lama meconial esta presente de 10 a 15 % dos partos e aproximadamente 5 % dos neonatos desenvolveram SAM (José Mauro Madi, Edson Nunes de Morais,Erinéia Locatelli, Sônia Regina Cabaral Madi, Renato Luis Rombaldi)

A SAM e caracterizada por vários graus de insuficiência respiratória, ocorrendo. Com mais frequência em neonatos pequenos para idade gestacional , termo ou pós- termo.()

Sendo assim a SAM é a passagem do mecônio para o liquido amniótico,isso pode ocorrer em pequena quantidade causando um liquido amniótico manchado ou em grande quantidade fazendo com que o liquido amniótico fique espesso quase como um ”purê de ervilha” .Como consequência do mecônio existente no liquido amniótico o recém-nascido pode apresentar problemas  respiratórios leves ou acentuados associados a essa substancia nas vias aéreas, o processo de aspiração deste liquido pelo feto denominasse síndrome de aspiração de lama meconial.()  

MECÔNIO

No período gestacional o mecônio aparece no íleo fetal entre a 10° ea 16º semana; é um liquido pegajoso esverdeado, no nascimento do feto pode ser eliminado entre 60 e 200 g . A eliminação do mecônio pode ocorrer no período de gestação, mas e incomum especialmente antes de 37 semanas de gestação.

O mecônio e composto por secreções gastrointestinais, restos biliares, sucos gástricos e pancreático, muco, sangue, lanugo e vernix. O mecônio e 72 a 80 % água . a composição do seu peso seco e basicamente composto por mucopolissacarídeos e em menor proporção proteínas e lipídios.()                


FISIOPATOLOGIA

A pesar de o mecônio aparecer precocemente no intestino parecer precocemente no intestino do feto, a presença do mesmo raramente ocorre antes de 37/38 semanas da gestação. Para alguns autores a associação entre o sofrimento fetal e a eliminação do mecônio dentro do liquido amniótico e muito polemica.

( Novas opções terapêuticas na síndrome de aspiração de mecônio,Mauricio Obal Colvero, Aline Pieruccini Colvero ,Renato Machado Fiori ,Pedro Celiny Ramos Garcia)

Para alguns autores o mecônio e uma reação secundaria a aumento da peristalse intestinal, hipoxemia e sofrimento fetal. Para outros autores este fato se da pela compressão do abdômen durante o parto e o reflexo vagal secundário a o aperto do polo cefálico, explicaria a presença do mecônio no liquido, sem que haja necessariamente o sofrimento do feto. Nos partos onde  presença do mecônio no liquido amniótico o reflexo respiratório do recém-nato faz com que o mecônio faca a obstrução das vias aéreas desempenhando um papel importante na SAM, esta obstrução pode ser completa devido a uma grande quantidade de mecônio presente na traqueia levando o neonato a uma morte rápida por asfixia ou a car pulmonale aguda(falecia aguda do ventrículo direito,causada por doença pulmonar). Pequenas quantidades são levadas para a parte mais baixa dos pulmões fazendo a oclusão das vias aéreas distais(Edna Maria Albuquerque Diniz, Maria Ester Jufest Rivero Ceccon)


PROGNOSTICO

O índice de mortalidade na SAM difere de 10 a 60%, visto que o fator associado a pior prognostico é a hipertensão pulmonar persistente. A propensão depende do grau de asfixia, sequelas pulmonares e neurológicas. O uso de surfactante e lavado bronco alveolar com surfactante diluído são novas modalidades de terapia visto que vem mostrando alguma melhora na oxigenação e redução na indicação de ECMO mas será necessário novos estudos para definir suas vantagens e melhor forma de uso.( Novas opções terapêuticas na síndrome de aspiração de mecônio,Mauricio Obal Colvero, Aline Pieruccini Colvero ,Renato Machado Fiori ,Pedro Celiny Ramos Garcia)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com