TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso

Por:   •  10/4/2016  •  Resenha  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 2

SISTEM NERVOSO (SN)

Existe para coordenar, dirigir e regular uma função do nosso organismo de maneira harmoniosa mantendo a homeostase (estado de equilíbrio do organismo vivo em relação á composição química dos seus líquidos e tecidos a suas funções).

É por ele que os órgãos dos sentidos conseguem estabelecer contato com o ambiente exterior e com o interior do nosso corpo, essa troca de informações é feita por uma rede nervosa chamada de Receptores. As mensagens transmitidas por meio do nosso circuito de neurônios (células nervosas),são interpretadas e devidamente respondidas.

O sistema nervoso central é formado de tecidos e este por sua vez formado por aglutinação de células. As células do sistema nervoso são distintas. Neurônios e Neuroglia.

Neurônios: Responsáveis pela condução dos impulsos nervosos, formada pelo coro celular Axônio e Dendritos.

Axônio: É uma fibra que é responsável pela transmissão das informações ou impulsos nervosos que se propagam com rapidez no sentido, a transmissão é  feita por neurônios dispostos um próximo ao outro com pequeno espaço entre eles chamado de Sinapse.

Dendritos: corpo celular

Neuroglia: são elementos de sustentação, proteção e nutrição das células nervosas.

O sistema nervoso é um complexo circuito e subdividido em SNC, SNP, SNA.

O SNC: Sistema Nervoso Central

O SNA: Sistema Nervoso Autônomo

O SNP: Sistema Nervoso Periférico

O SNC: Dirige todos os processos intelectuais e físicos, que podem ser provocados voluntariamente e que são capazes de se transformar em sensações conscientes. É composto por:

CÉREBRO: Esta dividida em lobos e é considerada sede de da inteligência, tem inúmeras funções especificas e ligadas as suas diferentes áreas, exemplo: fala, audição, tato e entre outras.

MEDULA ESPINAL: É um longo eixo nervoso que se prolonga através da coluna vertebral, ligando o encéfalo às diversas áreas do corpo.

TRONCO CEREBRAL: Constitui o centro vital dos reflexos, respiração e frequências cardíaca.

CEREBELO: Coordena-se c cérebro e tronco cerebral, é responsável pelo controle dos movimentos, tônus musculares e participa na manutenção do equilíbrio corporal.

Diencéfalo: Contém estruturas responsáveis pela sensibilidade dos órgãos dos sentidos, controle hormonal e temperatura corporal.

Esse sistema esta inteiramente recoberto por 3 membranas protetoras chamadas de meninges, ela são divididas em:

DURAMTER: Camada mais externa.

ARACNÓIDE: Camada média

PIAMATER: Camada interna

No espaço entre a Aracnóide e Piamater circula o Liquor Céfalo Raquidiano, cuja função é proteger o tecido nervoso de traumas e mudanças de pressão.

O SNA: Responsável pelas funções vegetativas do organismo controla a atividade da musculatura lisa, suas funções são realizadas em coordenação com o sistema nervoso central e esta dividida:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com