TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso e Endócrino

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.085 Palavras (17 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 17

1 – INTRODUÇÃO

O sistema nervoso (SN) é, juntamente com o sistema endócrino, o presidente e o coordenador de todas as atividades conscientes e inconscientes do corpo. Consiste no sistema nervoso central ou CNS (cérebro e medula espinal) e nervo (o feixe de nervos e o SNP ou sistema nervoso periférico)

Muitas vezes, o sistema nervoso é comparado a um computador e as unidades periféricas (sentidos) fornecem uma variedade de informações através do "arame" transmissão (nervos) de modo que a unidade de processamento central (cérebro), fornecida com o seu banco de dados (memória), a ordem, a analisar, exibir e executar.

No entanto, a comparação termina aqui com a mera descrição dos diferentes elementos. Computador enormes passos em frente, mas ainda está além da disponibilidade de um computador compacto, componentes e manutenção de baixo custo, capaz de igualar a velocidade, precisão e sutileza do cérebro humano. 

2 - SISTEMA NERVOSO

[pic 1]

Imagem retirada da junta de andalucia.

O sistema nervoso central realiza as mais altas funções, ele serve e satisfaz as necessidades vitais e também responde a estímulos. Ele executa três ações essenciais, que são:

  1. detecção de estímulos
  2. a transmissão de informações
  3. Coordenação geral

O cérebro é o órgão-chave deste processo. As várias estruturas que regem a função de sensibilidade, movimento, inteligência e órgãos. A sua camada mais externa, o córtex cerebral processa as informações recebidas, verificando as informações armazenadas e transformado-as em material real e consciente utilizável.[pic 2]

O sistema nervoso permite a relação entre nosso corpo e o exterior, também regula e dirige o funcionamento de todos os órgãos do corpo. [pic 3]

Os neurônios (desenho da direita) são as unidades funcionais do sistema nervoso. Eles são células especializadas para transmitir impulsos nervosos levados por eles.

2.1 - Divisão do Sistema Nervoso

Do ponto de vista anatômico duas partes da SN destacam-se:

*Sistema Nervoso Central SNC

*SNP Sistema Nervoso Periférico

O sistema nervoso central inclui o cérebro e medula espinhal;

3 - O cérebro

É a massa nervosa contida no interior do crânio. Ela está envolto pelas meninges, que são três membranas chamadas: dura-máter, aracnoide e pia.

[pic 4]

Imagem neuro ciência

O cérebro consiste de três partes mais volumosos: cérebro, cerebelo e medula, e outra menor: diencéfalo, o hipotálamo (em ligação com a glândula pituitária do sistema endócrino) e o mesencéfalo para o colículo inferior.

[pic 5]

O cérebro:

Ele é a parte mais importante, é formada pela matéria cinzenta (para fora) e a substância branca (para dentro). Sua superfície não é lisa, mas tem uma ruga ou chamada de saída de circunvoluções; e ranhuras chamadas fissuras, o mais notável são chamadas as fissuras Sylvian e Rolando. Estão incompletamente divididas, por uma ranhura em duas partes, hemisférios cerebrais. Os hemisférios são áreas distintas chamadas lóbulos, que são nomeados no osso que estão em contato (frontal, parietal ...). Ele pesa cerca de 1.200gr e entre suas principais funções estão a de controlar e regular o funcionamento dos outros centros nervosos, também as sensações são recebidas, as respostas conscientes para essas situações são feitas. É o órgão das faculdades intelectuais: atenção, a memória, a inteligência ... etc.

[pic 6]

Imagem disponível na junta de andalucia

4 - O cerebelo:

Está localizado atrás do cérebro e é menor (120 gr.); tem a forma de uma borboleta com as asas estendidas. É composto de três partes: dois hemisférios cerebelares e vérmis ou corpo vermiforme. No exterior é a matéria cinzenta e matéria branca no interior, este apresenta uma estrutura de árvore pelo que é chamada a árvore da vida. Coordena os movimentos dos músculos em caminhadas e outras atividades motoras.

[pic 7] 

Imagem disponível junta de andalucia

5 - A medula:

É a continuação do osso que engrossa quando entra no crânio. Regula o funcionamento do coração e os músculos respiratórios, junto com os movimentos de mastigação, tosse, espirros, vômitos ... etc. Assim, uma lesão no bulbo produz morte instantânea por parada cardio-respiratória irreversível.

5.1 - A medula espinhal:

A medula espinhal é fechada branca nervosa, medula, cilíndrico dentro da coluna vertebral. Sua função mais importante é dirigir através dos nervos que se formam as sensações de condução nervosa atual, para o cérebro e impulsos nervosos como as principais respostas do cérebro aos músculos.

[pic 8]

[pic 9] 

Imagem disponível junta de andalucia

6 - Nervos

O conjunto de nervos é o SNP. Os nervos são finos fios de substância nervosa que se ramificam por todos os órgãos do corpo. Alguns afastam-se do cérebro e são chamados de nervos cranianos. Outro para fora ao longo da medula espinhal: Eles são os nervos espinhais. As informações podem viajar a partir dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central ou no sentido oposto: a partir do sistema nervoso central para os músculos e as glândulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com