TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Tegumentar

Por:   •  10/11/2015  •  Tese  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 3

    INTRODUÇÃO

Neste trabalho você verá o Sistema Tegumentar, que define a pele, um órgão importante para nossa saúde, pois nos protege de muitas bactérias presentes no dia a dia, é como uma “capa de proteção”, mostrando suas funções, como é dividida, as características, entre outros.

Sistema Tegumentar

Define-se a pele, que é um órgão onde está enquadrado em um sistema que se chama, sistema tegumentar.

[pic 1]

(Google Imagens – Sistema Tegumentar)

Podemos perceber que existem anexos em nossa pele, os órgãos do sistema tegumentar, como a unha, pelos e cabelos visíveis a sua superfície, que são chamados de fâneros.

• Unhas – As unhas são estruturas elásticas, que são encontradas na superfície dorsal das falanges distais. A estrutura da unha é dividida em algumas partes que são: eponíquio, paroníquia, hiponíquio, lâmina unguenal, prega unguenal e lúnula. Devemos tomar alguns cuidados com as unhas pois são fáceis de pegar bactérias, como micose, unha encravada e até com bases de unha, ou outras doenças mais graves, então temos que tomar cuidado com os produtos que passamos, esterilizar tudo.

• Pelos – Os pelos são encontrados em praticamente toda espessura do corpo, com cores e comprimentos diferentes, são estruturas formadas por haste e raiz, importantes para proteger a pele, manter a temperatura do corpo.

• Glândulas Sudoríparas – Encontradas em quase toda a parte da pele, é um tubo que a parte profunda constitui uma bolsa esférica, chamada de corpo da glândula, e a parte superior, atravessa a derme e a epiderme se abrindo na superfície. Concentra-se mais na palma das mãos e nos pés.

• Glândulas Sebáceas – Órgãos glandulares pequenos, concentrados na derme, e encontrados em muitas partes da nossa pele.    

A pele é dividida em três camadas distintas:

• Epiderme – Tecido epitelial, estratificado, pavimentoso, queratinizado. Fornecem uma cobertura, pode ser composta de quatro a cinco camadas, liso e continuo, as células que compõem a epiderme são os queratinócitos, sintetizam e produz uma proteína, a queratina que será a proteção que nossa pele precisa.

• Derme – Tecido conjuntivo, frouxo. Composta por colágeno e elastina.

• Hipoderme – Tecido conjuntivo, adiposo. Composta por colágeno, gordura.

Funções da Pele

Pode-se dizer que a pele cobre todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas. Digamos que seja uma “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e também fatores ambientais, como o sol. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme. A pele admite a passagem de outros corpos, sendo assim, absorve substâncias, tanto que muitas vezes usamos remédio de aplicar na pele com ação interna. Assim, devemos tomar cuidado com o que se usamos nela, deve ser maior na criança e no idoso, pois a pele deles é mais fina e tem maior capacidade de absorção.

Tipos de Receptores

RECEPTORES DE SUPERFÍCIE

SENSAÇÃO PERCEBIDA

Receptores de Krause

Frio

Receptores de Ruffini

Calor

Discos de Merkel

Tato e pressão

Receptores de Vater-Pacini

Pressão

Receptores de Meissner

Tato

Terminações nervosas livres

Principalmente dor

                                    CONCLUSÃO

Portanto pode-se concluir que o sistema tegumentar, define a pele que é um órgão muito importante para nosso corpo, é como uma “capa de proteção”, mas mesmo assim devemos cuidar porque a pele é permeável, e esses cuidados principalmente com as pessoas idosas, as crianças que são mais sensíveis. Devemos esterilizar os produtos que aplicamos, higienizar, também os anexos da pele que são as unhas, cabelos e pelos que estão expostos, são visíveis e pegam bactérias de uma forma mais fácil, contudo devemos nos cuidar, para que pele fique saudável, pois é de extrema importância para nós, para o nosso corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (325.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com