TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema circulatorio

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PATRICIA MARQUES SANTOS

   

TRABALHO DE ANATOMIA

 

SALVADOR

2015

        

[pic 2]

        

PATRICIA MARQUES SANTOS

TRABALHO DE ANATOMIA

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Trabalho acadêmico apresentado a disciplina de anatomia sistêmica da Estácio FIB, como nota parcial para conclusão da disciplina na área de enfermagem.

Avaliador: Luciane Amorim

SALVADOR

2015

INTRODUÇÃO

EXPLIQUE E DESCREVA DETALHADAMENTE COMO OCORRE A CIRCULAÇÃO SISTÊMICA E PULMONAR, CONSIDERANDO OS SEGUINTES PONTOS:

o Quais os principais veias e artéria envolvidas;

o Quais cavidades cardíacas estão relacionadas a cada circulação

o Onde se inicia e termina cada circulação;

Circulação pulmonar

O sangue entra na circulação pulmonar quando sai do ventrículo direito em direção ao tronco pulmonar. Este se divide em artérias pulmonares direita e esquerda, que se dirigem aos pulmões correspondentes. Ao penetrarem nos pulmões, as artérias pulmonares se dividem em ramos lobares, um para cada lobo do pulmão. As artérias lobares se dividem em artérias de pequeno calibre, arteríolas até capilares. Cada conjunto de capilares envolve um alvéolo e assim as trocas gasosas entre o sangue e o ar pode ocorrer. O sangue do capilar e o ar dos alvéolos estão separados somente por um epitélio alveolar bem fino e o endotélio capilar. Dos capilares, o sangue é coletado por vênulas e destes vasos para veias de calibres cada vez maiores até chegarem às veias pulmonares. A partir das veias pulmonares, o sangue chega ao coração no átrio esquerdo. As artérias pulmonares transportam sangue com alta concentração de gás carbônico e baixa concentração de oxigênio. O sangue nas veias pulmonares possui alta concentração de oxigênio e baixa concentração de gás carbônico. Esse padrão é exatamente o oposto do que ocorre nas artérias e veias da circulação sistêmica. Os vasos são denominados de acordo com a direção do fluxo sanguíneo. Os vasos do circuito pulmonar não suprem os tecidos dos pulmões com oxigênio e nutrientes. As necessidades metabólicas dos pulmões são supridas por pequenos vasos da circulação sistêmica.

Circulação Sistêmica

A circulação sistêmica inicia-se após o sangue sair do ventrículo esquerdo em direção à artéria aorta. A artéria aorta é dividida em parte ascendente, arco e parte descendente. A partir dela surgem ramos para irrigar todo o corpo. Os únicos ramos da parte ascendente são as artérias coronárias, que irrigam o músculo cardíaco. Os ramos do arco da artéria aorta são: tronco braquiocefálico, artéria carótida comum esquerda e artéria subclávia esquerda. Estas artérias se ramificam e irrigam a cabeça, pescoço e membros superiores. Os ramos da parte descendente da artéria aorta são divididos em: parte torácica, que após ramificações irriga o tórax, incluindo os pulmões; parte abdominal, que após ramificações irriga todo o abdome, pelve e membros inferiores. Após chegar aos capilares, o sangue é coletado pelas vênulas e destes vasos ruma para as veias de calibres cada vez maiores, até chegar às veias cavas. A veia cava inferior drena o sangue, que chega abaixo da altura do coração e a veia cava superior, acima do coração, até que ambas desembocam no átrio direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com