TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Dissertações: SISTEMA CIRCULATÓRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

1) Conceitue sistema circulatório.

Sistema tubular fechado provido de uma bomba contrátil-propulsora, que atinge as células e troca materiais com elas.

2) Identifique a função do sistema circulatório.

Propelir sangue para todo o corpo, através dos vasos sanguíneos.

3) Relacione os órgão do sistema circulatório.

Os órgãos do sistema circulatório são o coração e os vasos sanguíneos.

4) Indique a localização e a forma do coração.

Cavidade torácica, 2/3 à esquerda da linha mediana, Posterior ao esterno e costelas, Superior ao diafragma, Entre os pulmões, no mediastino. Possui forma de cone.

5) Conceitue pericárdio e suas respectivas camadas.

Pericárdio - Membrana, que reveste e protege o coração. Limita o coração à sua posição no mediastino, enquanto permite liberdade suficiente de movimento para contração vigorosa e rápida. O pericárdio consiste em duas partes principais: (1) pericárdio fibroso e (2) pericárdio seroso.

(1) O pericárdio fibroso, superficial, é um tecido conjuntivo denso não modelado, resistente e inelástico.

(2) O pericárdio seroso, mais profundo, é uma membrana mais delicada e mais fina, que forma uma camada dupla em torno do coração. A lâmina parietal, externa, do pericárdio seroso, é fundida ao pericárdio fibroso. A lâmina visceral, interna, do pericárdio seroso, também chamada de epicárdio, é uma das lâminas da parede do coração e adere firmemente à superfície do coração.

6) Conceitue cavidade pericárdica.

A cavidade é delimitada entre as duas lâminas do pericárdio seroso, a qual contém líquido pericárdico que lubrifica as superfícies, diminuindo o atrito durante os movimentos cardíacos.

7) Conceitue miocárdio.

O miocárdio, intermediário, que é o tecido muscular cardíaco, forma aproximadamente 95% do coração, sendo responsável por sua ação de bombeamento. Embora estriado como o musculo esquelético, o musculo cardíaco é involuntário como o musculo liso. As fibras do musculo cardíaco se enrolam diagonalmente em torno do coração, em feixes.

8)Conceitue endocárdio.

O endocárdio, mais interno, é uma camada fina de endotélio sobreposto a uma camada fina de tecido conjuntivo, que proporciona um revestimento liso para as câmaras do coração e recobre as valas cardíacas. O endocárdio é continuo com o revestimento endotelial dos grandes vasos sanguíneos presos ao coração e minimiza o atrito com a superfície quando o sangue passa pelo coração e vasos sanguíneos.

9) Conceitue trabéculas cárneas.

O interior do ventrículo direito contém uma série de cristas formadas por feixes elevados de fibras musculares cardíacas chamadas de trabéculas cárneas. Algumas das trabéculas cárneas contem parte do complexo estimulante do coração.

10) Identifique as câmaras do coração.

O coração possui quatro câmaras. As duas câmaras receptoras superiores são os átrios, e as duas câmaras de bombeamento inferiores são os ventrículos. Os átrios são divididos em: átrio direito e átrio esquerdo; e os ventrículos são divididos em: ventrículo direito e ventrículo esquerdo.

11)Identifique as valvas do coração e suas respectivas localizações.

Mitral ou bicúspide - Possui dois folhetos lembrando o formato de uma mitra. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.

Tricúspide - Possui três folhetos. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio direito e o ventrículo direito.

Aórtica - Permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo esquerdo em direção à aorta. Pulmonar - Permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo direito em direção à artéria pulmonar.

13) Conceitue músculos papilares.

Músculos papilares são músculos que, relaxados, deixam frouxas as cordas tendílineas que abrem a valva mitral (bicúspide) e a tricúspide e, contraídos, retesam as cordas tendílineas que fecham essas valvas. São encontrados no ventrículo esquerdo e direito do coração.

14) Conceitue cordas tendíneas.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com