TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema nervoso

Por:   •  13/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA NERVOSO

O Sistema nervoso, é um sistema formado apenas por células nervosas, e neurônios, e se divide em dois tipos de sistema, sendo eles: Sistema nervoso central, e sistema Nervoso periférico. Tem como sua função identificar as condições ambientais externas e as condições que tem início dentro de nossos corpos, elaborando assim uma resposta para cada tipo de condições.

NEURÔNIOS

Os neurônios são células nervosas, que possui em si a capacidade de responder aos estímulos e perceber quando ocorre alterações. Ex: Frio/Calor, Escuro/Claro, Etc. São considerados como uma unidade básica tanto do cérebro, quanto do sistema nervoso. O sistema nervoso possui prolongamentos, sendo eles prolongamentos dendritos, e axônio.

Os dendritos, recebem estímulos das células epiteliais sensoriais do meio ambiente, e de outros neurônios. Os axônios, tem como função conduzir os impulsos nervosos, como os das células musculares, granulares ou até mesmo de outros neurônios.

As células nervosas, ou neurônios, podem ser classificados em quatro tipo, sendo eles: Neurônios unipolares, Neurônios bipolares, Neurônios pseudo-unipolares, e Neurônios multipolares.

  • Neurônios unipolares: São muito frequente e constituem as células sensoriais da retina e mucosa olfatória, possuem um corpo celular e um axônio.
  • Neurônios bipolares: Muito frequente nas estruturas sensoriais, possuem um dêndrito, um corpo celular, e um axônio.
  • Neurônios pseudo-unipolares: É representado por neurônios sensitivos dos gânglios da medula espinhal. Conduz os impulsos nervosos, como pressão etc. Possui em sua estrutura um corpo celular, possui também um prolongamento, sendo que um se comporta como dendrito, e outro como axônio.
  • Neurônios multipolares: Constituem a maioria dos neurônios que possui no tecido nervoso. Formado por um corpo celular, e vários dendritos, e apenas um axônio.

Entre os neurônios possui uma célula chamada de Glia, ela dá sustentação e auxiliam o seu funcionamento. Constituindo assim metade do volume do nosso encéfalo. Existem dois tipos de células Glias, sendo elas: Astrócitos e Oligodendrócitos.

  • Astrócitos: Tem a capacidade de controlar a passagem de substancias no sangue para as células do sistema nervoso.
  • Oligodendrócitos: Eles se juntam com as células de schwann, assim enrolando os axônios e formando envoltórios isolantes.

Os neurônios possuem apenas um núcleo, se tornando diferente das células gânglios que são binucleadas.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

                                                                                               

O sistema nervoso central ou SNC, tem a função de receber e processar as informações, e está protegido pela barreira hematoencefalica. Ele é composto por: Medula espinhal, cérebro, bulbo ou medula oblonga, cerebelo, e ponte.

  • Medula espinhal: Tem a função de reagir independente da resposta do cérebro, pois é subordinada há ele. Encontramos ela na região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral.
  • Cérebro: Considerado o principal órgão do sistema nervoso. Tem como sua função receber informações interpreta-las e mandar as respostas aos nervos. Este órgão fica protegido por meninges, sendo elas: Pia-Máter, dura-máter, e aracnoide.
  • Bulbo ou medula oblonga: Possui relação com a respiração, e com os reflexos cardiovasculares, e também transmite informações sensoriais e motoras.
  • Cerebelo: É responsável pela manutenção de equilíbrio, controle muscular, movimentação e aprendizagem motora.
  • Ponte: A ponte transmite informações da medula até o bulbo, e do bulbo até o córtex cerebral. Possuímos dois tipos de córtex, sendo eles, sensorial e motor. O córtex sensorial, tem a função de coordenar que recebemos do sistema nervoso. E o córtex motor, armazena memoria, e é também responsável pelas ações voluntarias.

SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO

O sistema nervoso periférico ou SNP, é encontrado fora do SNC, é constituído por nervos cranianos e raquidianos, não se encontra protegido pela barreira hematoencefalica. E é dividido em sistema nervoso voluntário, e sistema nervoso autônomo.

  • Sistema nervoso voluntário: Tem como função levar informações do SNC até os músculos esqueléticos como dos braços ou pernas, mesmo ele sendo voluntário pode ser que tenha movimentos involuntários. É composto por neurônios sensoriais e motores.
  • Sistema nervoso autônomo: Tem como função controlar a respiração, a circulação sanguínea, temperatura, e digestão, responsável também pelo controle automático do corpo frente há algumas modificações do ambiente. São controlados pelo SNC, atuando assim por meio de adrenalina e acetilcolina.  E é dividido em simpático e parassimpático.
  • Sistema nervoso simpático: Tem a sua origem na medula torácica e na medula lombar. Ela tem a função de acelerar o organismo, preparando para qualquer situação de emergência, aumentando assim a respiração, distribuindo o sangue mais rapidamente, levando até o coração, cérebro e músculos esqueléticos.
  • Sistema nervoso parassimpático: Encontramos esse sistema no tronco cerebral, ou até mesmo na medula sacral. Tem a função de acalmar o organismo, desacelerando os batimentos cardíacos, diminuindo a pressão arterial, e o açúcar no sangue. É formado por nervos cranianos e raquidianos.

ARCO-REFLEXO

O arco-reflexo, é um mecanismo de defesa do nosso corpo, ele tem a capacidade de interpretar, criando assim respostas automáticas e rápidas, e não necessitam fazer a passagem pelo cérebro. Assim que eles recebem o estimulo, os dendritos ficam excitados, transmitindo assim o impulso aos neurônios motores.

O sistema nervoso é um conjunto de órgãos que coordenam as ações involuntárias e voluntarias do nosso organismo. As mensagens do nosso interior e exterior são encaminhadas ao cérebro onde lá serão interpretadas. Através dele reagimos e respondemos, pois ele é o comando de tudo, sem ele não há comandos e sem comandos não há ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com