TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do Filme Brava Gente A História de Ana Neri.

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  31.895 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese do filme Brava gente, a história de  Ana Neri.

Ana Neri  é considerada a ‘’matriarca da enfermagem’’ pela sua coragem, determinação e amor pelo próximo em um delicado momento que o país estava passando, a guerra contra o Paraguai. A fim de cuidar dos doentes e feridos e com a intenção de saber notícia dos filhos que também estavam ali, ela quis ser voluntária do hospital do exército  para ajudar as pessoas que sofriam as graves conseqüências de estarem ali, tanto fisicamente, como mentalmente, com palavras e gestos de carinho .

Mas nem tudo ocorreu da maneira que ela esperava, foi chamada para trabalhar e ao chegar  na cidade se deparou com preconceito por ser mulher, e também com muito sofrimento, pois os doentes ficavam em lugares escuros e sem higiene alguma, tinham suas fraturas expostas e infeccionadas por causa do longo tempo sem cuidado algum. Ajudou primeiro uma criança do exército inimigo que já estava com a perna engrenada, fez uma cirurgia e livrou o menino da morte, o mesmo se chamava Taiti. O diretor do hospital não concordava com toda essa bondade, pois ela estava ali apenas para separar as fichas dos doentes e confortá-los, ela contou a ele o que fez e o mesmo o colocou em um castigo nada relevante, pois foi cumprido com muito prazer, e também ela pediu permissão para melhorar as condições de higiene do local onde os doentes ficavam.

Assim Ana Neri resolveu revolucionar o local e também a auto estima dos enfermos, que era baixa, fazendo com que eles se animassem a ponto de melhorarem sua aparência física e também  melhores condições de higiene, funcionou e eles passaram a ter um enorme carinho apresso por ela. Também recebeu a ordem do diretor de nunca ir até o isolamento pois ali ficavam enfermos perigosos, mas como sempre muito teimosa e sem medo foi até o  local e encontrou os mesmos em condições desumanas, até mesmo o coronel Paraguaio,  e liberou todos eles mandando fugirem. Amanhecendo o dia e percebido o acontecido a desconfiança foi logo em cima de Ana que confessou o ato deixando assim o diretor do hospital furioso com tamanha audácia.

Em uma visita do Marechal no hospital ela foi altamente elogiada pelas revoluções feitas ali, e assim parabenizada.  Mas o desastre veio logo depois quando o capitão paraguaio invadiu o acampamento  deixando assim vários mortos inclusive seu amigo, parceiro que sempre estava o ajudando e também o garoto Taiti, quando no mesmo momento foi ajudada pelo capitão e o mesmo em seguida baleado e morto,  debruçou sobre os feridos e  veio um soldado  avisando que ele era inimigo e a mesma discordou falando que ele era um ser  humano  e levantou para cuidar dos feridos. Ela considerava que as pessoas deveriam ser ajudadas independente de sua classe, cor ou raça.

Ana Neri  faleceu aos 66 anos em 20 de maio de 1880. O exército brasileiro a denomina como ‘’mãe dos brasileiros’’ pelo cuidado e dedicação com que trabalhou como voluntária na guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com