TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Filme: Brava gente, a história de Anna Neri

Por:   •  6/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  5.307 Visualizações

Página 1 de 2

Durante a guerra do Paraguai no ano de 1864, Anna Justina Ferreira Neri escreveu para o presidente da província, pedindo para trabalhar como enfermeira voluntária na guerra, após seus filhos terem sidos convocados para servir. Seu pedido foi aceito e logo foi cuidar dos doentes e feridos. Ao chegar, Anna Neri se deparou com a condição de não poder tratar dos feridos e doentes que estavam em isolamento na ''bolha'' e de doentes adversários, caso descumprisse as regras estaria sujeita a exclusão ou fuzilamento.

No seu primeiro dia, Ana visitando os doentes se depara com uma criança gravemente ferida, por ser adversário o capitão decide não prestar assistência, dizendo que os materiais deveriam ser gastos com os patriotas e não com adversários. Ao falar para o médico e ser ignorada, Ana decide operar escondido o menino Taiti. O capitão ao saber do fato ocorrido não a expulsa, mas dá a penalidade de lavar todas as roupas sujas da enfermaria, e Ana escolhe fazer mais do que foi mandada, com sua determinação e competência junto aos pacientes que lhe ajudaram, limpa todo o leito, definindo regras para melhorar a higiene do local com o intuito de prevenir futuras infecções nos pacientes. O que resultou em ótimo método de prevenção e trouxe bons resultados. Dividiu os mesmos pacientes em 5 grupos, sendo eles: banho, alimentação, limpeza do ambiente, corte de barba e cabelo e cal para prevenir os piolhos.

Após conversar com os pacientes, inclusive com o irmão do capitão dizendo que ele era um monstro, escuta tristes histórias e resolve ir ao isolamento a noite escondida, descobre que lá estão prisioneiros da guerra e são tratados como de forma desumana. Então ela solta o tenente do Paraguai, logo o exército soube da deslealdade a pátria e o capitão desconfia de Anna Neri. Durante a visita do coronel Duque de Caxias ao hospital recebeu elogios pelo seu trabalho.

Logo após, Ana confessa o que fez e conta também todos os atos de crueldade e o general confirma o que Ana falou. Houve um ataque dos artilheiros rivais e muitos pacientes foram atingidos e faleceram.

Anna Neri foi absorvida de suas incriminações, ficou conhecida com ''mãe da enfermagem'' e deixou um legado muito importante: que independentemente de sua cor, raça, religião ou lado de guerra, as pessoas precisam de cuidados, pois todos são seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com