TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme Brava Gente

Por:   •  20/4/2016  •  Resenha  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  12.285 Visualizações

Página 1 de 2

Nesse período a sociedade brasileira passava por profundas transformações, em que alguns acontecimentos contribuíram particularmente. O contexto político era marcado pela Guerra do Paraguai. O papel da mulher naquela época era cuidar de seus filhos e do lar, enquanto que seu marido trabalhava para o sustento da família.

Foi a primeira enfermagem no Brasil, enfermagem de Ana Neri. Prestou serviços voluntários, nos hospitais militares de assunção, Corriente e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. Apesar da falta de consideração, pouca higiene, falta de materiais e excesso de doentes, Ana Neri destacou-se por sua dedicação ao trabalho como enfermeira, por todos os hospitais.

As mulheres tinham como princípios, quem deveriam se guardar ao máximo de qualquer contato com o sexo masculino, mesmo quando se encontravam doente. Bem como o espirito de doação, a abnegação a castidade, eram prioridades nas exigências aquelas que iriam cuidar do corpo do outro.

Foi criado um regulamento a ser seguidos pelas irmãs de caridade assim que elas começaram a atuar em outros hospitais da França.

Quase dois séculos depois, em 1820 durante uma viagem que Edward Francis Nightingale realizava pela Europa, nasce sua filha na cidade de Florença e recebeu o nome de Florence. De família rica e educada, teve a oportunidade de estudar diversos idiomas, matemática, religião e filosofia. Extremamente religiosa desejava fazer “trabalho de Deus” que seria ajudar os pobres, doentes e os menos dotados.

O trabalho da companhia consistia em alimentar os pobres, cuidar dos enfermos nos hospitais, fazer visitas aos domicílios e realizar trabalhos paroquial. Houve a reorganização dos hospitais, implantando higiene, individualizando os leitos dos enfermos.

Em outro prisma, a companhia foi fundada para suprir as necessidades de mulheres que apenas servissem os pobres, sem outros compromissos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com