TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC: Enferrmagem

Por:   •  11/12/2019  •  Monografia  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

O papel do enfermeiro no atendimento seguro ao paciente politraumatizado

 

 

                                                Introdução

A palavra trauma, do ponto de vista semântico, vem do grego cujo significado é ferida. Pode ser uma lesão física causada por ações externas lesivas, ou violentas, ou pela introdução de substância tóxica no organismo. (HOUAISS, 2010, p. 769).

O politraumatismo advém de um evento traumático em que há grande desprendimento de energia, como quedas, acidentes de trânsito, atropelamentos e ferimentos por armas de fogo, entre outras causas que resultem em graves lesões. (MATTOS et al,2012 ).

          A mortalidade por trauma corresponde a 10% de todas as causas de morte e, sem as devidas intervenções, prevê-se que esta proporção aumentará até 2030. (OPAS/MS, 2013).

Reconhece-se que as situações causadoras de lesões traumáticas são responsáveis por cerca de 50,0% da taxa de mortalidade mundial e deficiência motora e sensorial nas populações dos países desenvolvidos, especialmente em jovens e adultos de idades entre 15 e 44 anos.

O peso do trauma é ainda mais significativo, representando 12% do custo das doenças no mundo. As colisões automobilísticas sozinhas causam mais de 1 milhão de mortes por ano e estima-se que causem 20 a 50 milhões de lesões significativas. Nos países desenvolvidos, o trauma continua sendo a principal causa de morte, entre 1 e 44 anos de idade (ATLS, 2009).

                Esses índices demonstram a relevância de uma assistência adequada e de qualidade, para prevenir agravos e evitar eventos adversos durante o atendimento, referindo-se então a segurança do paciente, que tem como conceito pela Organização Mundial de Saúde: Reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado da saúde. Seguindo então a ideia de que um paciente está em um estado de vulnerabilidade devido às múltiplas lesões, deve-se seguir protocolos de atendimento, e para isso um devido treinamento da equipe, para evitar erros, ou possível piora de seu quadro, além de obter um atendimento de qualidade.

No atendimento de emergência existem várias circunstâncias que tornam o sistema ainda mais vulnerável a erros (complexidade e dependência de tempo de processos realizados, prolongamento dos dias úteis de trabalho, características da administração de medicamentos,pacientes que sofrem múltiplas interações dos profissionais e do sistema) (FERNANDÉZ et al, 2012)

A equipe de enfermagem, ao realizar o exame primário e secundário da vítima de politraumatismo, necessita atuar de forma ágil e eficaz, com o intento de reduzir a gravidade das lesões e as taxas de mortalidade por esta causa. Neste contexto, compete ao enfermeiro a identificação de lesões e agravos, e o gerenciamento da assistência de enfermagem, posto que este tipo de ocorrência requer que os profissionais possuam habilidade e competência técnico-científica. Nesse sentido, a assistência ao indivíduo politraumatizado mediante práticas sistematizadas possibilita que o atendimento seja mais seguro e eficaz. (MATTOS et al,2012).  

Os enfermeiros que atuam nesses serviços são responsáveis, entre outras atividades, pela gerência do cuidado, que envolve o gerenciamento de recursos e a coordenação e articulação do trabalho da equipe de enfermagem/saúde, além da intermediação entre a família e a equipe de atendimento. Compete a eles buscar meios para garantir a disponibilidade e qualidade de recursos materiais e de infra-estrutura que permitam à equipe atuar no atendimento às situações de urgência, visualizando as necessidades do paciente, conciliando os objetivos organizacionais e os da equipe de enfermagem, visando à produção de um cuidado integral e com maior qualidade (SANTOS et al,2011).

 

Questão norteadora: Como o enfermeiro pode intervir para obter um atendimento seguro para pacientes politraumatizados?

 

Problema: A segurança do paciente no atendimento ao paciente politraumatizado

 

Objeto:  Ações/intervenções do enfermeiro para o atendimento seguro paciente politraumatizado

 

                                                                                                                  

Objetivo geral: - Identificar as recomendações para os cuidados de enfermagem para a assistência segura do paciente politraumatizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com