TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA ENFERMAGEM

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.277 Palavras (14 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 14

FLORENCE NIGHTINGALE

        Florence Nightingale nascida em 12 de maio de 1820 na cidade de Florença.. Dominava com facilidade o inglês, o francês, o alemão, o italiano, além do grego e latim. No desejo de realizar-se como enfermeira, passa o inverno de 1844 em Roma, estudando as atividades das Irmandades Católicas. Em 1849 faz uma viagem e decide servir a Deus, trabalhando em Kaiserswert, Alemanha, entre as diaconisas. Decidida a seguir sua vocação, procura completar seus conhecimentos que julga ainda insuficiente. Visita o Hospital de Dublin dirigido pelas Irmãs de Misericórdia, Ordem Católica de Enfermeiras, fundada 20 anos antes. Aos poucos vai se preparando para a sua grande missão. 

        Desafiou a sua família para estudar a arte de cuidar, abandonou sua riqueza e seu conforto para cuidar do próximo. Sempre foi interessada pela enfermagem, durante a Guerra da Crimeia integrou como enfermeira chefe do exercito. Florence não conhecia o conceito de contato por microorganismos, porem já acreditava que o cuidado com a limpeza do ambiente pessoal, ar fresco e boa iluminação, calor adequado, boa nutrição e repouso contribuíam para a cura do paciente. Desenvolveu um trabalho de assistência aos enfermos reduzindo assim a taxa de mortalidade.

        Enfermeira britânica, conhecida como a “Dama da Lâmpada”. Recebeu esse apelido dos soldados enfermos, por utilizar-se desse instrumento para auxiliar no cuidados dos enfermos durante toda a noite.

        Florence fundou a primeira escola de enfermagem e contribuiu para impor respeito pelo papel da mulher na sociedade, só parou de trabalhar quando ficou completamente cega e morreu em 1910 com 90 anos de idade.

        Principais Aspectos da Teoria

        Para Florence Nightingale, o meio ambiente é considerado como todas as condições e influências que afetam a vida, sendo capaz de contribuir para a doença e a morte. Assim Florence tende a dedicar-se mais ao ambiente físico do que aos ambientes psicológico e social.

        Dentre estes elementos, destacam-se:

  1. Ventilação: Florence dizia que “conservar o ar que o paciente respira tão puro quanto o ar exterior, sem deixá-lo sentir frio é o primeiro e último princípio sobre o qual a atenção da enfermeira deve fixar-se, sem o que todo o restante que possa fazer por ele não terá nenhum valor...”
  2. Iluminação: os doentes tem necessidade de iluminação, “e não é apenas a claridade que desejam, mas a luz solar direta.”
  3. Calor: deve observar atentamente o paciente a fim de evitar que ele se resfrie, prevenindo a perda de calor vital, essencial à recuperação.
  4. Limpeza: refere-se ao ambiente, pois um quarto sujo é fonte certa de infecções ao paciente. Além de proporcionar alívio e conforto.
  5. Ruídos: elemento ambiental para o qual a enfermeira deve estar atenta e qualquer sacrifício é válido para assegurar o silêncio, pois nem um bom arejamento, nem uma boa assistência serão benéficos para o doente, sem o necessário silêncio.
  6. Odores: o odor resultante da doença deve ser removido do corpo. Ao ventilar-se o quarto do doente, deve-se evitar o ar proveniente de esgoto; os utensílios de quarto devem ser mantidos limpos, livres de odores e guardados em local apropriado.
  7. Alimentação: essencial ao processo de cura deve ser sempre observado.

        Esses elementos são associados ao ambiente físico, pois para Florence quando este está totalmente adequado, não é preciso maior atenção as necessidades emocionais do enfermo.

        Neste contexto, para Florence, a Enfermagem focaliza sua atenção no “uso apropriado de ar puro, iluminação, aquecimento, limpeza, silêncio e seleção adequada tanto da dieta quanto da maneira de servi-la, tudo com um mínimo de dispêndio da capacidade vital do paciente”.

        Relação Teoria e Processo  de Enfermagem

        Florence Nightingale não utilizava a terminologia “Processo de Enfermagem”, hoje empregada. Mas valorizava práticas tais como: a observação, a experiência e o registro de dados fundamentais para o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho que acentue a possibilidade de resolução.,

        Importância Teórica para Enfermagem

        Há quatro conceitos principais que refletem a visão de Florence trazendo significação à sua teoria; tais conceitos3 conferem um amplo espectro de mundo, no qual devemos contextualizar o profissional de enfermagem:

  1. Homem ou indivíduo - possui poderes reparadores vitais para lidar com a doença;
  2. Enfermagem - a meta é colocar o indivíduo na melhor condição à ação da natureza que se dá, basicamente, através do impacto sobre o ambiente;
  3. Saúde/doença - o foco recai sobre o processo reparador de melhora;
  4.  Sociedade/ambiente - envolve aquelas condições externas que afetam a vida e o desenvolvimento da pessoa. O foco recai sobre a ventilação, o calor, os odores, os barulhos e a iluminação.

A partir dos conceitos de Florence Nightingale a enfermagem vem passando por transformações de padrões e valores. Com criações de bases cientificas delimitada pelas teorias de enfermagem e implementação do processo de cuidar de forma padronizada através da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A teoria de Nightingale tem ampla aplicabilidade para a prática. ·.

DOROTHEA OREM

        Dorothea Elizabeth Orem nasceu em Baltimore, Maryland em 1914. Iniciou seus estudos de enfermagem no Providence Hospital School Nursing, em Washington, e concluiu nos anos de 1930. Em 1939 se formou em Bacharel em Ciência em Educação de Enfermagem e em 1945 se tornou Mestre em Ciências em Educação de Enfermagem pela Catolic University of America. Em 1980 a 1988 foi nomeada membro honorário da Academia Americana de Enfermagem.

        Trabalhou como enfermeira de equipe e particular, educadora de enfermagem, administradora e consultora de enfermagem. Foi assessora de serviços institucionais do Conselho de Saúde do estado de Indiana e entre 1957 e 1959 participou como consultora para Secretaria de Educação do Departamento de Saude, Educação e Bem-estar em um projeto com objetivo de melhorar o treinamento de enfermagem pratica. Em 1959 publicou o Conceito de Enfermagem como Autocuidado, dando  continuidade no desenvolvimento do seus conceitos de enfermagem de autocuidado publicou em 1971 Nursing: Concepts of practice em quatro edições. A primeira enfocava o individuo; a segunda unidade multipessoais-família, grupos e comunidades; a terceira apresentava geral teoria de enfermagem de Orem constituída por três bases teóricas relacionadas autocuidado, déficit de autocuidado e sistemas de enfermagem e a quarta dando ênfase à criança, os grupos e a sociedade.
              Orem faleceu em 22 de junho de 2007, pouco antes de completar 93 anos, na cidade de Savannah, em sua residência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (201.5 Kb)   docx (757.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com