TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERAPIAS ALTERNATIVAS NO BRASIL

Por:   •  15/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES INTEGRADAS APARICIO CARVALHO – FIMCA

ENFERMAGEM

CRISTINA CARDOSO

ELAINE MODESTO SANTANA

GIOVANNA LYSSA

TERAPIAS ALTERNATIVAS NO BRASIL

Disciplina: Terapias Alternativas

Docente :SibeliBlestrin

Vilhena/ro

2018

INTRODUÇÃO.

Técnicas como acupuntura, homeopatia, aromaterapia e tantas outras, formam aquilo que chamamos de terapias alternativas. Alternativas para nós ocidentais, habituados aos tratamentos oferecidos pela medicina alopática (aquela que se desenvolveu com os estudos de Hipócrates). Mas muitas dessas terapias são praticadas e estudadas a milhares de anos pelos povos orientais, terapias que até pouco tempo eram encaradas com místicas hoje ganham cada vez mais adeptos ao redor do mundo e para falar dessas maneiras diferentes de tratar a dor e as doenças realizamos essa pesquisa. Todas as terapias abordadas neste trabalho são reconhecidas por órgãos brasileiros.

AVANÇOS

Terapia alternativa no Brasil é reconhecida e possui até um hospital especializado em medicina alternativa, localizado no estado de Goiás. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece terapias alternativas como meditação, arteterapia, reiki, musicoterapia, tratamento naturopático, tratamento osteopático e tratamento quiroprático.

Os serviços são oferecidos por iniciativa local, mas é custeado pelo Ministério da Saúde por meio do Piso de Atenção Básica (PAB) de cada município.

TECNICAS MAIS UTILIZADAS

1 – ACUPUNTURA

A acupuntura faz parte da tradicional medicina chinesa e tem como base estimular o próprio organismo a equilibrar suas funções e melhorar seu funcionamento. Para isso, a técnica estimula pontos vitais através de agulhas ou moxibustão, que utiliza o calor proporcionado pela queima de ervas secas sobro os meridianos. Essa técnica pode ser usada no tratamento da depressão, enxaqueca, problemas circulatórios, endometriose, obesidade, alergias, insônia, asma e outras diversas doenças. Tem também a acupuntura estética, que pode tratar de rugas e gordura localizada.

2 – FITOTERAPIA

A fitoterapia estuda a aplicação de princípios ativos presentes em plantas medicinais para o tratamento de problemas de saúde. Parte milenar da medicina tradicional chinesa, a técnica analisa o paciente como um todo, tratando os sintomas e as causas das doenças. A fitoterapia pode ser usada para tratar problemas respiratórios, estresse, reforçar o sistema imunológico, entro outros problemas. Seu uso indiscriminado pode provocar efeitos colaterais, como alterações na pressão arterial ou problemas nos rins e no fígado.

3 – APITERAPIA

Terapia que envolve o uso de produtos apícolas, ou seja, produtos produzidos por abelhas. Tem objetivo de prevenir, recuperar e curar pacientes de varias doenças.

4 – AROMATERAPIA

Aromaterapia é a técnica que utiliza óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa.

5 – CROMOTERAPIA

Cromoterapia é técnica pseudocientífica que utiliza cores na cura de doenças, a qual é utilizada pelas antigas civilizações. Tem como objetivo harmonizar o corpo, atuando em níveis físicos mais sutis.

6 – IOGA

O ioga é um conceito que se refere as tradicionais disciplinas físicas originarias da índia. A pratica auxilia na concentração, perca de peso, aumento da força muscular e diverso outros benefícios.

ACEITABILIDADE DOS PACIENTES

Terapias alternativas é uma complementação dos métodos tradicionais de tratamento e cura dos pacientes que vem ganhando espaço com profissionais da saúde, principalmente nos sistemas públicos. A crescente procura de terapias alternativas pela população reflete o desejo de alcançar uma qualidade de vida melhor, o interesse social e espiritual, um maior domínio sob as doenças crônicas e, principalmente, o declínio da crença de que a ciência está sob essas terapias.

Porém há uma parcela da sociedade que se opõe a tal prática e, na maioria das vezes, isso ocorre pela falta de entendimento e esclarecimento a respeito das terapias alternativas. A Terapia Alternativa visa o bem estar do paciente com o meio em que se insere, além de oferecer tratamento mais acessível à população carente, o que surge um conflito de interesses entre as indústrias farmacêuticas.

Além disso, as pesquisas que deveriam colaborar com a expansão do uso e confiabilidade são questionadas sobre sua validade, visto que podem ser influenciadas pelas indústrias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com