TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terapia Alternativa

Por:   •  16/6/2018  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Trabalho Moodle

Regulamentação das terapias Alternativas na Fisioterapia

Trabalho realizado pela acadêmica
Tamara de Oliveira do 8º período A de
Fisioterapia na disciplina de Terapias
Alternativas em Fisioterapia.

Guarapuava – 2017

A Resolução n° 60 de 22 de junho de 1985, discorre que para o Fisioterapeuta poder aplicar os princípios, métodos e técnicas de acupuntura, se deve ter um documento onde comprove que realizou o curso especifico de acupuntura e devera registrar ao COFFITO para comprovar que poderát colocar em pratica a técnica. O CREFITO poderá solicitar que o Fisioterapeuta demonstre seus conhecimentos sobre a técnica e estar consciente dos novos métodos da atualidade, assim podendo se registrar como apto a realizar a acupuntura.

Acordão n° 611 de 1° de abril de 2017, Os Conselheiros do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, juntamente com o Ministério da Saúde e outros órgãos, aprovaram por unanimidade, a normatização da utilização e/ou indicação de substâncias de livre prescrição pelo fisioterapeuta. Tal poderá prescrever substancias que completem sua pratica profissional, somente produto prescritos com indicação relacionados ao tratamento, ou seja, plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos/fitofármacos, medicamentos antroposóficos, medicamentos homeopáticos, medicamentos ortomoleculares, florais, medicamentos de livre venda para fonoforese e iontoforese, fotossensibilizadores para terapia fotodinâmica nos distúrbios cinético-funcionais.

Na Resolução nº 443, de 3 de setembro de 2014, o Fisioterapeuta devera ter o curso de Especialidade Profissional em Fisioterapia Aquática. Para que possa realizar as atividades aquáticas, o fisioterapeuta devera ter domínio em grandes áreas de competência. Conhecer sobre os efeitos que água fará no organismo do paciente e no seu, saber dar as orientações certas ao individuo quando se esta dentro e fora da água, para que não haja acidentes. O fisioterapeuta deve ter conhecimento sobre os recursos que poderá usar com o individuo, realizar um diagnostico preciso, assim podendo aplicar os métodos certos para o tratamento.  O Profissional deve ter conhecimento sobre a ação da água e a leis físicas, e sobre primeiros socorros no ambiente aquático. A atuação do fisioterapeuta no ambiente aquático e em outros ambientes deve seguir as ações de prevenção, promoção, proteção, recuperação e a reabilitação do paciente.

Resolução nº. 380, de 3 de novembro de 2010, nesta resolução foi autorizado ao fisioterapeuta a pratica de exercícios para tratamento como, fitoterapia, praticas corporais, manuais e meditativas, terapia  floral, fisioterapia antroposófica, termalismo e hipnose. Procedimentos como cinesioterapia e hidrocinesiterapia não fizeram parte. Também foi autorizado realizar praticas que estiverem relacionadas à saúde do ser humano. Perante isso o Fisioterapeuta devera comprovar a certificação de conhecimento das praticas integrativas e complementares, e apresentar títulos que comprove o domino das praticas integrativas de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (518.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com