TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc enfer

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 7

Diante a colocação da autora, podemos enfatizar que a na nossa sociedade a velhice tende a ser vista como uma experiencia que pressupões, a perda de funções( mental, fisica , social, etc.), com o predominio de fatores negativos.

Essa imagem negativa da velhice e do processo de envelhecimento explica o porque muitas pessoas, ao envelhecerem sofrem preconceitos  por parte de diferentes setores, privando-os dos recursos e informações de permitem a vida digna.

Essa representação social negativa da velhice acaba por ocasionar o não reconhecimento dos direitos desse segmento na sociedade, muitas vezes inviabilizando a sua cidadania.

Tratando-se das fragilidades e dependências da população idosa, estudos demonstram que a longevidade vem atrelada a prevalência e aumento das doenças crônicas-degenerativais e distúrbios mentais, que podem comprometer a independência e a autonomia, tais doenças como as demências, AVE, fratura de quadril, doenças reumáticas e deficiência visual entre outras. O manual técnico para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar, página 114 (ANS 2011) ler-se “avaliação funcional” torna-se essencial para o estabelecimento de diagnóstico, prognóstico e julgamento clinico adequados, que servirão de base para as decisões sobre os tratamentos e cuidados necessários às pessoas idosas (Brasil,2006F).Com base na capacidade funcional, que é comumente conhecida pela lista de Applegate, um dos instrumentos mais utilizados no Brasil , instrumento conhecido como  Kaltz, escala que se obtém a avaliação da pessoa idoso em suas atividades de vida diária (AVDs), (autocuidado), como por exemplo em tomar banho, vestir-se,  locomover-se, em seguida para uma avaliação mais complexa é utilização da escala de Lawton , avaliando as atividades instrumentais da vida diária ( AIVDs), verificando a participação do idoso em seu meio social, exemplo, fazer compras, cuidar das finanças, utilizar transportes públicos, preparo de alimentos, limpar a casa.Esses instrumentos, juntamente com outros dados e avaliações principalmente cognitivas, o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) de FOLSTEIN  et al (1975).Essa ferramenta contém itens que examinam a orientação temporal e espacial, memória de fixação, atenção e cálculos, linguagem.

A utilização desses instrumentos de avaliações com o intuito de promoção e prevenção a Política Nacional da Pessoa Idosa (Portaria MS/GM nº 2528 de 20 de outubro de 2006)-Direci-ona medidas coletivas e individuais de saúde para população Idosa em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, a fim de promoção a recuperação, a autonomia e a independência dos idosos..Para um envelhecimento ativo, buscando a manutenção da qualidade de vida da pessoa idosa, os estudos cada vez mais estão buscando, a prevenção e alternativas para um envelhece com independência e autonomia, entende-se por independência a pessoa idosa que consegue em seu cotidiano realizar suas AVDS sem depender de uma outra pessoa para realização das mesmas, já a autonomia requer da pessoa idosa habilidade em tomar decisões e agir por si próprio.Com base nos estudos realizados existe uma parte dessa população que são parcialmente dependentes pelos menos para executar uma das tarefa de seu cotidiano, seja nas atividades da vida diária ( AVDs) ou as atividades instrumentais da vida diária (Aivds), e outras totalmente defendentes.

Existe vários fatores relacionados a incapacidade funcional, podemos destacar as doenças crônico-degenerativas, fatores sócio-cultural (escolaridade), as próprias alterações relacionadas ao envelhecimento, como a diminuição da força muscular, podemos resumir que a incapacidade é a perda total ou parcial para realizações das tarefas, ou comprometimento das funções fisiológicas ,psicológicas e distúrbios físicos .Levando em consideração essa problemática, os estudos trazem as características da pessoa idosa dependente  e a pessoa idosa independente.        

               Situação do idoso:

A quem pense que idoso é coisa do passado e pouco interessando é melhor ir melhorando seus conhecimentos. Os idosos de hoje estão mais saudáveis, vivem mais e sabem de todas a novidades que surgem. Eles sabem exatamente o que querem e do que precisam e nos ensinam sempre um pouco mais sobre a vida.

O envelhecimento não pode ser visto pela sociedade, familia e empregador com os olhos de discriminação. Não só as pessoas envelhecem, as gerações também envelhecem, sem dar conta do tempo. O envelhecimento irá alcançar como toda certeza a todos. É comum que às arvores dêem frutos na época da colheita . semelhante a velhice é o período de resultados (FONTE, 2002 , pg 35)

Quando somos cheios de experiências, munidos de um caráter polido até sua essência e de um coração gentil e puro, a velhice se tona a época mais valiosa da vida humana.

Pena que nem tudo flui às mil maravilhas, não só o atendimento ao idoso mas em geral o atendimento humanizado está em falta no nosso país  A todo instante sai notícias na TV de que pessoas morrem na frente de hospitais esperando por atendimento, idosos sendo maltratados por pessoas que dizem serem profissionais no cuidado com os mesmos, parece loucura mas esse é o mundo em que vivemos.

O certo é fazer funcionar o estatuto do idoso que na prática não funciona, a sociedade e os Governantes precisam  respeitar este Estatuto e criar canais de auxilio que realmente funcionem. Investir em algum Órgão que absorva a demanda imensa de denúncias que existem. Criar Leis qualquer um cria, colocar em praticar é outra história.

O aumento de cuidados com a população idosa:

De acordo com Moragas ( 1997, pg 19): o transcurso do tempo produz efeitos na pessoa que entra numa etapa diferente das vividas anteriormente, esta possui uma realidade própria e diferenciada  das anteriores, limitada unicamente por condições objetivas e subjetivas. O autor afirma que : a velhice constitui um periodo semelhante aos das outras etapas vitais. Há certas limitações com o passar do tempo, que vão se agravando principalmente nos ultimos anos de vida . Por outro lado, tem potencialidades unicas e distintas: serenidade, experiencia, maturidade, perspectiva de vida pessoal e social, que podem compensar, caso se utilizem adequadamente as limitações desta esta da vida (MORAGAS, 1997, pg 19)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com