TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido conjutivo

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

Tecido conjuntivo

Prof. Axell Donelli L. Lima

Objetivos

  • Reconhecer os componentes do tecido conjuntivo: substância fundamental, células e fibras;
  • Correlacionar a morfologia desse tecido com suas diversas funções, como por exemplo, no preenchimento, nutrição e defesa;
  • Reconhecer as células fixas e migratórias e relacioná-las com suas funções.  

Materiais

Lâmina 16 – Tecido conjuntivo subcutâneo – Pele (Hematoxilina / Eosina)

Lâmina 09 – Linfócitos, plasmócitos e macrófagos – Gânglio linfático (Hematoxilina / Eosina).

  1. Tecido conjuntivo subcutâneo

Na lâmina de № 16 localize com aumento topográfico o tecido conjuntivo denso logo abaixo do tecido epitelial de revestimento e identifique a trama de fibras colágenas acidófilas (coradas com a eosina) dispostas em várias direções, note que as fibras elásticas e reticulares não são vistas com esta preparação. Observe que entre as estruturas fibrosas podem ser vistos núcleos celulares, estruturas vasculares (veias e artérias) e anexos da pele (glândulas sudoríparas, sebáceas e pelos). Observe que a densidade de fibras e células é variável em diferentes regiões do corte, o que confere ao tecido conjuntivo o polimorfismo característico.

Observe os fibroblastos que são visualizados nessa preparação por seus núcleos basófilos e ovalados ou de formas variáveis (dependendo do ângulo de corte), estas são as principais células do tecido conjuntivo, sendo responsáveis pela síntese das fibras da matriz extracelular. Observe também os fibrócitos que correspondem a fibroblastos adultos e quiescentes, com baixa atividade de síntese e os adipócitos que são células grandes (50 a 100 μm) e claras com núcleos periféricos, estas constituem o tecido adiposo de reserva. Juntas os fibroblastos, fibrócitos e adipócitos constituem as células fixas do tecido conjuntivo.

2. Gânglio linfático

Na lâmina de № 09 reconheça  com aumento topográfico a matriz extracelular fibrosa entremeada com vasos sanguíneos e células, note que há regiões com alta ou baixa densidade celular. Identifique na região menos densa os tipos celulares migratórios do tecido conjuntivo: linfócitos, plasmócitos, macrófagos e granulócitos.

Linfócitos: São células arredondadas com núcleos basófilos e pouco citoplasma

Plasmócitos: São linfócitos diferenciados especializados na síntese de anticorpos. São células ovais com núcleos excêntricos, cromatina em grumos (roda de carroça) e citoplasma ligeiramente basófilo.

Macrófagos: São monócitos diferenciados especializados na fagocitose. São células grandes com núcleo de formas variáveis e cromatina ligeiramente frouxa e citoplasma claro.

Granulócitos: Os neutrófilos e eosinófilos podem ser facilmente encontrados nesse órgão, procure identificá-los pelos seus núcleos segmentados e granulação evidente (especificamente eosinófilos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com