TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias de Enfermagem

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria da Enfermagem

Florence Neghtingale, pioneira da enfermagem, afirmava que a nossa profissão precisava de conhecimentos que não fossem similares com os da medicina. Florence com sua experiência no dia-a-dia chegou a uma conclusão de que a enfermagem deveria ter sua própria teoria, sua base, nas quais evidenciadas cotidianas. Ela definiu em como o conhecimento deveria ser direcionadas pessoas, nas condições em que ela vivenciava e no próprio ambiente em relação a saúde delas. Apesar de Florence idealizar uma profissão embasada em reflexões e questionamentos, a enfermagem, na época acabou por seguir o lado do imediatismo, ou seja, ações práticas, onde não seguia uma teoria ou algo sistematizado. Era comum acontecer, alguns profissionais se centralizar mais na doença do que no cliente, com o costume dos profissionais de enfermagem centralizar mais na visão, no olhar e não no pensar em um por que fazer e quando fazer a profissão acostumou a depender de conhecimentos e conceitos que existiam. Com a chegada das guerras, movimentos, modificações econômicas e políticas a enfermagem começou a questionar a prática e a refletir sobre o que poderia ser melhorado.

Souza (1984) levou as enfermeiras norte americanas a pensar sobre a situação profissional em que se encontrava. Em junção desse pensamento, surgiu a conscientização de que as enfermeiras deveriam se bem mais preparadas, por meio de aprimoramento , e alcançar a qualidade do cuidado a população. O primeiro passo que foi pensão posto em prática foi as medidas de ambiente que prestava cuidados, em relação a higiene do ambiente (limpeza).

Em 1950, o foco foi na assistência holística da enfermagem, onde o foco não era só na patologia do cliente, mais sim em um todo, onde o cliente era visto também na promoção de sua integridade em uma visão geral.

Wanda Aguiar horta, foi a primeira enfermeira brasileira,que falou em teoria na área profissional, foi ela quem propôs aos profissionais ima sistematização da enfermagem, que infundiu uma nova visão.

As teorias são compostas de conceitos e suas definições , que visão descrever fenômenos , correlacionar fatores, explicar soluções, pensar nos acontecimentos e controlar os resultados, a partir de ações. Segundo Barbara Stevens, a s teorias se completam quando se encontram a junção do contexto, do conteúdo e do processo. O contexto seria onde ocorre a assistência, o conteúdo a teoria e o processo no qual tem que ser desenvolvido, que seria o método em como agir. A teoria contem elementos fundamentais que apresentam o conteúdo principal da disciplina: a enfermagem, a pessoa, o ambiente e a saúde, que são denominados metaparadigmas que auxiliam os enfermeiros no dia-a-dia quando a sua comunicação entre eles e ao prestar cuidados, sendo assim havendo um conhecimento maior e mais amplo, tendo como referencia suas finalidades a assistência, o ambiente prestado e como deve ser executado, dessa maneira chegamos as quatros denominações:

Pessoa: que recebe o cuidado.

Saúde: finalidade de assistência.

Ambiente: onde se encontra a pessoa a receber assistência.

Enfermagem: ciência do cuidado, por meio da metodologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com