TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Medicamentos

Por:   •  4/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

 O tema Medicamentos pareceu-nos aliciante pelo fato de ser menos abordado diariamente e por ter um papel relevante na vida das pessoas. Dentro deste tema interessou-me particularmente a relação entre o uso de medicamentos e a reação no organismo de cada ser humano que são diversas. Para a elaboração do trabalho pesquisei em 12 site que se encaixam exatamente no perfil sugerido pela professora, e consegui alcançar o objetivo do tema da pesquisa que é falar de cada um dos medicamentos, seu princípio ativo, indicações e mecanismo de ação.

   

Desenvolvimento

Tipos de Medicamentos

Princípio ativo

Indicação

Mecanismo de ação

Omeprazol

É indicado para tratar úlceras gástricas (estômago) e duodenais (intestino), e o refluxo gastro-esofágico (quando o suco gástrico do estômago volta para o esôfago).

Envolve a inibição específica da bomba de ácido gástrico na célula parietal.

   

    Diazepam

 É indicado no tratamento de estados de excitação associados à ansiedade aguda e pânico assim como na agitação motora e no delirium tremens.

É um antidepressivo tricíclico cujo o mecanismo é desconhecido

Morfina

 É indicado para aliviar dores severas.

Os opióides são classificados como agonistas exógenos dos receptores opióides. São relevantes na regulação da sensação da dor e a sua modulação é realizada pelos opióides endógenos (endorfinas e as encefalinas).

Tylex

É indicado para o alívio de dores de grau moderado a intenso, como nas decorrentes de traumatismo (entorses, luxações, contusões, distensões, fraturas), pós-operatório, pós extração dentária.

Combinam os efeitos analgésicos de uma substância química com ação central, a codeína com os do paracetamol, com uma ação predominantemente periférica.

Tramadol

 É indicado principalmente como analgésico de ação central que alivia a dor atuando sobre células nervosas específicas da medula espinhal e do cérebro.

Não é completamente conhecido, mas sabe-se que ele pode ligar-se aos receptores opioides e também inibir a recaptação da norepinefrina e serotonina.

Glifage xr

 

É indicado para o controle glicêmico nos diabetes mellitus

É um agente antidiabético de uso oral, derivado da guanidina. 

Ramitidina

 Este fármaco inibe a secreção basal de ácido gástrico, reduzindo tanto o volume quanto o conteúdo de ácido e de pepsina da secreção. 

Este fármaco inibe a secreção basal de ácido gástrico, reduzindo tanto o volume quanto o conteúdo de ácido e pepsina da secreção. Tem ação bactericida contra o Helicobacter pylori in vitro e possui ações protetoras da mucosa.

Noradrenalina

 É um remédio fortíssimo só indicado em hospitais, para pacientes muito grave mesmo.

Age como agonista dos receptores alfa, beta 1 e beta 2 adrenérgicos, aumentando a pressão arterial sistólica e diástole. Age aumentando o tônus vascular.

Penicilina

   

      É indicado no tratamento de infecções causadas por bactérias. 

Inibe a síntese da parede celular e destrói a parede funcional ativando autolisinas.

Amoxilina

É um antibiótico de largo espectro indicado no tratamento de infecções causadas por bacterianas como pneumonia, sinusite, gonorreia ou infecção urinária.

Compreende a inibição da biossíntese das proteínas da parede celular dos germes infectantes, o que causa sua morte.

Perlutan

É indicado como um anticoncepcional de uso injetável

O efeito anovulatório por supressão da secreção de gonadotrofinas hipofisárias.

Ciprofibrato

É indicado em pacientes com colesterol alto e a sua ação consiste em alterar o funcionamento das lipoproteínas, diminuindo a concentração de gordura no sangue.

 

É complexo e envolve várias vias do metabolismo de lipídeos.

Ciprofloxacino

É um antibiótico muito indicado para o tratamento de infecções urinárias, diarreias bacterianas e infecções da próstata.

Decorrente do bloqueio da função da DNA-girase, resultando em alto efeito bactericida sobre amplo espectro de microrganismos.

Dipirona

É usado em tratamento de dores e febre

 É via inibição da síntese de prostaglandina.

Plasil (Metoclopramida)

Náuseas e vômitos de origem central e periférica (cirurgias, doenças metabólicas e infecciosas, secundárias a medicamentos). Para facilitar os procedimentos radiológicos do trato gastrintestinal.

O bloqueio de receptores dopaminérgicos no SNC e aumenta a sensibilidade dos tecidos à acetilcolina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (367.3 Kb)   docx (497.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com