TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Atividade Prática Supervisionada da Universidade Paulista

Por:   •  12/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.596 Palavras (15 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 15

NOVOS IDOSOS: VELHOS DESAFIOS

Doenças Sexualmente Transmissíveis

São Paulo

2019

NOVOS IDOSOS: VELHOS DESAFIOS

Trabalho de Atividade Prática Supervisionada da Universidade Paulista - UNIP do primeiro semestre de Enfermagem

Orientadora:.

São Paulo

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

OBJETIVO        5

CONTEXTUALIZAÇÃO        5

Educação Sexual no Passado        5

Consequências e Mudanças de Hábitos Sexuais        7

No Sexo Masculino        7

No Sexo Feminino        8

Principais Doenças Sexualmente Transmissíveis        9

Atendimento ao Paciente Idoso        11

PROJETOS        12

Revista        12

Objetivos e Materiais        12

Conteúdo        12

Caça-palavras        14

Objetivos e Materiais        14

Conteúdo        14

CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16

RESUMO

Esse trabalho tem como objetivo conscientizar e informar sobre formas de promoção de saúde para a população idosa, seja no tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis ou na terapia sexual. Este trabalho é baseado em estudos no assunto de sexologia na área gerontológica, analisando de maneira interdisciplinar, considerando os detalhes sociológicos, psicológicos e biológicos ao se tratar da saúde do idoso para a elaboração de uma revista informativa a fim de conscientizar os idosos sobre as doenças que podem afetá-los.

Palavras-chave: Promoção de saúde. Doenças Sexualmente Transmissíveis. Terapia Sexual. Gerontológica. Revista.

ABSTRACT

This article has the objective of raising awareness and informing about ways of promoting health for the elderly population, be it in the treatment of sexually transmitted diseases or in sexual therapy. This texto is based on studies in the field of sexology in the area of gerontology, analysing in an interdisciplinary manner, and taking into consideration the sociological, psychological and biological details in the treating of elderlies’ health for the elaboration of a informative magazine with the goal of spreading awareness to the elderly about the diseases that can afflict them.

Keywords: Health promotion. Sexually Transmitted Diseases. Sexual Therapy. Gerontology. Health magazine.

INTRODUÇÃO

        Nos dias atuais sabemos que o assunto sexo está voltado principalmente para os jovens, parcela considerada ativa. Mas existe outra parcela da sociedade que estamos deixando de lado, os idosos. Cada vez mais a população mundial está envelhecendo, e não é por esse fator que eles perdem a sua natureza e desejos sexuais, pelo contrário, os idosos são, muitas vezes, alojados em casas de repousos onde permanecem “sozinhos”, precisando de atenção ou um companheiro. Mas sabemos que ainda há muitos preconceitos quando se trata de pessoas mais velhas tendo uma vida sexual ativa. Boa parte dessa visão vem da ideia de que o idosos não apresenta mais um corpo tão preparado para isso: os sentidos já não funcionam como antes; os estímulos são mais demorados; algumas doenças interferem na atividade sexual, etc. E ainda encontramos os casos de idosos com DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), sofrendo de consequências do passado, onde não tinham o conhecimento e o apoio necessário para uma boa educação sexual.Os frutos disso são vistos no presente, no  qual encontramos idosos necessitando de cuidados por conta de DST’s ou outras doenças que interferem, e profissionais de saúde que possuem preconceitos e indiferenças na hora do tratamento.

Compreende-se que o idoso necessita de uma vida ativa para chegar ao estado de saúde absoluta, pois, engloba aspectos como bem-estar físico, mental, espiritual e, consequentemente, é necessário a intervenção da promoção de saúde  voltada para a educação sexual gerontológica.

Através desta perspectiva, elaboramos uma atividade, com o intuito de ser entregue aos idosos uma pequena revistas informativa e um caça-palavras para a fixação do assunto, com a finalidade de que os mesmos entendam a importância do saber, pois, assim como os jovens, têm uma grande probabilidade de serem contaminados por DST’s.

OBJETIVO

Promover e conscientizar sobre educação sexual ao público geriátrico na faixa etária acima de 60 anos através de métodos de promoção da saúde.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

        Para a melhor compreensão do projeto, é preciso entender um pouco de como os idosos viveram, como se sentem, quais as mudanças físicas que sofreram com o passar dos anos e quais as principais doenças sexualmente transmissíveis.

  1. Educação Sexual no Passado

        A educação sexual destinada a terceira idade tem se tornado algo distante e escasso já há alguns anos. A falta de informação e interesse pelo assunto gerou como consequência uma visão distorcida com preceitos e preconceitos repressores e negativos, tudo como fruto de uma educação muito severa e carente de conhecimento. Todos esses fatores desencadearam um ceticismo muito grande com relação ao ato sexual e a sexualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (492.9 Kb)   docx (356.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com