TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE PAULISTA ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ACIDENDE VASCULAR ENCEFALICO

Por:   •  23/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ACIDENDE VASCULAR ENCEFALICO

BAURU

2015

YARA RODRIGUES FERREIRA DE SOUZA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

(AVC) ACIDENTE VASCULAR ENCEFALICO

          Trabalho semestral do 4º período do curso

de Psicologia, referente à disciplina                          Neurofisiologia, o presente trabalho aborda o tema acidente vascular encefalico, é a importância que o auxílio psicológico perpassa sob esse desvelar.    

Orientador:  Profº  José Archanghelo Garcia  

 

BAURU

2015

RESUMO

  O (AVC) acidente vascular encefálico ocorre devido as desordens cerebrais,especificamente alterações cognitivas e a relação existente entre os achados  e a presença de depressão destes pacientes,permitindo analise mais ampla da necessidade de estudos que levem em conta as relações  entre humores e o funcionamento cognitivo.  

Atravès desta perspectiva tivemos como objetivo o importante   papel, e as práticas psicológicas que o Psicólogo pode trabalhar com   pacientes acometidos a este acidente, vascular cerebral (AVC) contribuindo assim ao percurso do prognóstico.

O papel do psicólogo são as seguintes linhas de terapias; comportamentais,cognitivo comportamental  e psicossocial que avaliam as intervenções realizada psicoterapêuticas nas psicoterapia realizadas.  A estratégias psicológicas e a reintegração do paciente a vida normal que inclui desde o desempenho de habilidades para o auto cuidado,com as relações sociais e a capacidade para desenvolver atividades diárias e tomar decisões sobre a pròpria vida.Quanto mais desenvolvidas os mecanismos de ajustamento psicológico,maior e a chance de adaptação,sem grande prejuízo na qualidade de vida.

Palavra chave: Neuropsicologia;Acidente vascular cerebral (AVC);Cognição;Depressão.

 

 

ABSTRACT

The (AVC) encephalic vascular accident occurs because the brain disorders,specifically cognitive changes and the existing relationship between the findings and the presence of depression of these patients,allowing analyze broader need to studies which take into account the relations between humors and cognitive functioning.

Key words: Neuropsychology;cerebral vascular accident (CVA);Cognition;depression.

SUMÁRIO

1. Introdução        06

2. Objetivos        09

3. Metodologia        10

4. Resultados e discussão        11

5. Conclusão        13

6. Referências        14

1. INTRODUÇÃO

O (AVC) acidente vascular encefálico é parte do Sistema Nervosa Central   que transportam aspectos cognitivos e comportamentais dos quais se trata. No caso especifo do acidente vascular cerebral as alterações cognitivas e afetivas são frequentes, tanto na fase aguda quanto ao período de reabilitação, tornando fundamental a investigação.

No entanto ainda não se sabe com clareza o ponto de vista cientifico funções cognitivas envolvidas, quais instrumentos neuropsicológicos mais indicados, quais as relações entre cognição e depressão ou mesmo entre cognição e lesão decorrente do AVC. (MEDLINE)

 Comprometimentos após a ocorrência do AVC poderão estar presentes em alguns déficits perceptivos, o seu tipo e extensão vão depender do local e da lesão. As Lesões do hemisférios não dominante produzem distúrbios da percepção. Os distúrbios podem ser ao nível da figura de fundo posição no espaço constância da forma, percepção da profundidade, relações espaciais orientação topográficas(DESMOND2004)

O acidente vascular encéfalico pode estar relacionada também a uma disfunção do eixo no pòs –AVC também relacionada a resposta inflamatória e a medicação de citosinas e a confusão mental de citosinas e a confusão mental no período agudo. A hipercotisolemia persistente com ou sem depressão, ou prejuízo cognitivo, em pacientes com AVC esta relacionada a pior prognostico, idade avançada, gravidade do deficts neurológicos e maior volume de infarto.  

O (AVC) acidente vascular encefálico ocorre devido a fatores hormonais como alteração do eixo hipófise –hipotálamo adrenal (HHA)a ocorrência tem sido associada a alguns fatores de risco, tais como sexo feminino, idade mais jovem, rede social precária, história de transtorno depressivo e história de AVCs prévios, fatores psicológicos decorrentes dos prejuízos provocados pelas sequelas neurológica.

        Segundo  Kandel,Schwartz e Jessel  (2000) , a  localização  das funções cognitivas e a integração das informações cognitivas e a integração das infomações  somáticas com outras modalidades sensoriais e com o planejamento dos movimentos estão relacionadas ás áreas de associação do córtex cerebral (pré-frontal parietal-temporal-occipital e áreas de associação límbicas).Porém tais áreas não são as únicas responsáveis pelas funções cognitivas ,uma vez que estas últimas envolvem em diversas redes corticais. Ou seja, certas áreas do  cérebro estão envolvidas mais diretamente com as funções cognitivas e outras participam menos diretamente. Collette et al.(2005) as áreas de projeção e de associação formam as áreas funcionais do cérebro,onde as primeiras recebem ou dão origem as fibras relacionadas com a sensibilidade e motricidade e, se lesionadas, podem causar alterações sensitivas ou motoras.  Já as áreas de associação são relacionadas as funções cognitivas complexas,inclusive do comportamento emocional ,movimento voluntário,linguagem e percepção sensorial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com