TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Disciplina (Enfermagem)

Por:   •  21/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 7

                                                                                                       [pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Taxa de infecção em sítio cirúrgico pós-cirurgia limpa

Estefany Gomes dos Santos

Fernanda Peres Quirin

Lúcia Corrêa Braga

Luiza de Almeida Costa Pinto

Maria Luísa Curtinhas Zignago

Mariana Aparecida Ribeiro Sale

Patrícia da Silva Gomes de Almeida

Sily De Souza Santos

Yandra Santos Martins

Yuri Vianney Araújo

Belo Horizonte

                                                    2023

Taxa de infecção em sítio cirúrgico pós-cirurgia limpa

.[pic 2]

Belo Horizonte

2023

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..............................................................................................4
  2. OBJETIVO ...................................................................................................5
  3. METODO......................................................................................................6
  4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.........................................................................7

4.1- Conceitualização...................................................................................8

4.2- Epidemiologia...................................................................................9,10

4.3- Cuidados de Enfermagem...................................................................11

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................12
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA..............................................................13

INTRODUÇÃO

Trabalho apresentado à Unidade Curricular de Gestão, como critério de aprovação. A presente pesquisa é uma revisão bibliográfica e tem como foco principal analisar o índice de infecção em sítio cirúrgico pós cirurgia limpa. Cirurgias limpas são aquelas realizadas na ausência de processo infeccioso, inflamatório local e/ou falhas técnicas grosseiras e são realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação. A taxa de infecção em sítio operatório (ISC) pós-cirurgia limpa é um importante indicador de qualidade pois podem indicar falhas na realização da

assistência.

     

OBJETIVO

Revisão para identificar falhas que comprometem a cirurgia segura, conhecer métodos existentes para que haja assistência efetiva, a fim da redução de infecção em sítio operatório (ISC), promovendo uma cirurgia segura.

 

METODO

Pesquisa nas bases de dados do site SCIELO no período de 2017 a 2023 resultando em uma amostra inicial de 11 estudos científicos. Dos 11 artigos encontrados, excluíram-se 8 por não corresponder ao período estabelecido pela pesquisa. Restando deste processo 3 artigos científicos, que compuseram a amostra final desta revisão de literatura.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são infecções adquiridas pelos pacientes que recebem cuidados em saúde e representam um dos eventos adversos evitáveis mais frequentes no cenário mundial. O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) define IRAS como condições sistêmicas ou localizadas resultantes da ação de agentes infecciosos ou de suas toxinas, que se manifesta a partir de 72 horas da admissão do paciente ou após alta hospitalar (Araújo, 2022).

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) fazem parte de eventos relacionados à segurança do paciente nos serviços de saúde do Brasil. As infecções de sítio cirúrgico (ISC) têm ocupado o 3º lugar entre as IRAS mais prevalentes, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ocorrendo em 14% a 16% daquelas encontradas em pacientes hospitalizados (Batista et al., 2019).

O centro cirúrgico é um setor complexo onde são realizados procedimentos anestésicos potencialmente invasivos. As infecções de feridas cirúrgicas (IFC) são um dos principais determinantes para a ocorrência de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) (Batista et al., 2019)

A ISC ocorre na ferida cirúrgica em diferentes tecidos em até 30 dias, em casos de implantes de próteses, esse período pode se estender até um ano após o

procedimento cirúrgico, contribuindo na elevação da resistência aos antibióticos. As cirurgias realizadas com técnica asséptica, em tecidos estéreis, sem acometimento de processos inflamatórios ou infecciosos, são consideradas cirurgias limpas e as taxas de ISC podem variar de 1 a 5% (Velosa et al 2021).

Velosa et al. (2021) realizaram um estudo em um Centro Cirúrgico de um hospital privado de São Paulo no período entre novembro de 2017 a julho de 2018. Foram realizadas culturas microbiológicas dos pacientes submetidos a cirurgias de cabeça e pescoço, cardiovascular, cirurgia geral, ginecologia, mastologia, neurocirurgia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia,pediatria, plástica, torácica, urologia e vascular. E os principais microrganismos encontrados foram Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidise Staphylococcus epidermidis+ Serratia marcescens. Os resultados encontrados corroboram para dados encontrados em literatura que mostram que os microrganismos nas infecções das feridas cirúrgicas mais encontrados são as bactérias Gram-negativas: Staphyilococcus aureus, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosae Staphylococcus epidermidis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com