TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÓPICO ESPECIAL EM CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO TRABALHO DA DISCIPLINA

Por:   •  14/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

TÓPICO ESPECIAL EM CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

TRABALHO DA DISCIPLINA

Vídeo – “My shoes”

BRUNA APARECIDA DE CARVALHO SILVA

BRUNA PEREIRA ASSUMPÇÃO

BRUNO DE OLIVEIRA AGUIAR

CAMILA KAREN MOURA LOPES

CARLOS EDUARDO OLIVEIRA DA SILVA

PEDRO HENRIQUE LEONARDO PEREIRA BRANDÃO


Rio de Janeiro

2018

Estabelecendo o problema

O presente trabalho foi realizado através da análise do vídeo escolhido em grupo por meio de uma votação e então discutido sobre os possíveis problemas e suas soluções. O problema identificado faz referência ao bullying ocasionado pelo desprovimento de bens materiais. A pesquisa foi realizada rodeando perguntas para estabelecer uma resolução. Como transformar o bullying ocasionado pelo desprovimento de bens materiais? Como mostrar aos menos favorecidos financeiramente que a vida possui outros valores além da riqueza material? Como integrar portadores de deficiência física (independente de renda) as pessoas sem deficiência?

É possível notar que em nosso pais há a presença da discriminação por raça, cor, condição social, sexo, e entre outras questões sociais como a deficiência física e mental. Porém não existem tantos meios que visem a integração desses diferentes grupos. A falta de implementação de projetos para o acesso aos bens públicos, integração de deficientes junto a sociedade ou até mesmo a sua reinserção no meio social ocasionam um afastamento e exclusão destes que necessitam muito do acolhimento e medidas que os resgatem da zona de abandono social.

De acordo com o vídeo, em seu primeiro momento é visto um menino de rua menosprezado pelo tênis rasgado que usa por outros meninos com vestes melhores, e isso o deixa cada vez mais insatisfeito com a vida que possui. Essa insatisfação traz um sentimento de isolamento de determinado grupo, já que seus sapatos não condiziam com o mesmo nível social dos outros. Mostra-se evidente três fatores até então, o consumismo, o bullying e a desigualdade social. Em seguida é percebido como o menino sonha em trocar de vida com outro garoto que avistou sentado em um banco, pois aparentava ter uma vida melhor que a sua, com tênis e roupas boas em ótimas condições. O final do vídeo mostra ser surpreendente, quando o desejo do pobre menino é realizado, e então troca de vida com o garoto com uma vida aparentemente perfeita, no entanto um fator inesperado é observado, o garoto rico era deficiente físico. Nesse final comovedor revela como as aparências enganam e mais outro fator importante é acrescentado a nossa discussão, a deficiência física.  

Diante do que foi exposto acima começamos nossa busca pelas possíveis soluções em observação dos seguintes problemas: bullying, consumismo, desigualdades sociais e deficiência física.

Em meio a tantas dificuldades sociais e econômicas encontra-se o consumismo e as desigualdades sociais. A cultura do consumismo é uma das características da sociedade moderna. O consumo intermedia as relações sociais e garantem seu espaço na sociedade, ou seja, o consumismo determina a aceitação em um grupo. O poder aquisitivo no consumismo se revela como insaciável e traz um sentimento de satisfação. Mas por outro lado essas determinações estabelecidas geram o preconceito e exclusão. Isso proporciona a competitividade e individualismo, trazendo o culto a beleza, padrões estéticos e acumulo de capital. O homem acaba sendo estimado a um valor dependente de sua aparência, e valores como dignidade são postos de lado.

Por um lado, o dinheiro e os bens materiais são vistos como algo essencial para a felicidade e o bem-estar do homem, no entanto até que ponto isso é realmente bom? Como muitos sabem em nossa sociedade a desigualdades social é comum, e pode ser vista a todo momento em nosso cotidiano. Esse problema afeta grande parte da população já que a má distribuição de renda apresenta ser tão desigual. O Brasil é exemplo de um dos países mais desiguais do mundo, chegando a constar em 2005, segundo a ONU, como 8º país mais desigual. Mas como resolver um problema tão enraizado na cultura? A sociedade deve entender que sem a efetiva participação do Estado para combater essas desigualdades não há como mudar. Nossa participação é fundamental já que o Estado é democrático e devemos ter consciência das decisões e projetos governamentais.

Outro problema observado foi o bullying, e podemos correlacionar com o que foi dito anteriormente. A desigualdade social no quesito econômico é um dos motivos do bullying. Crianças, Jovens e até mesmo adultos sofrem com a discriminação por sua posição social. Nas escolas muitas crianças são vítimas de humilhação por apresentar vestimentas precárias, uma condição social inferior ou portar algum tipo de condição especial como deficiência física e mental.

Possíveis soluções

Para poder chegar a uma determinada solução, primeiramente deve ser entendido que é preciso de ações em conjunto e com interdisciplinaridade visando novas e diferentes maneiras de agir. Foi colocado em pauta a promoção de eventos sociais, palestras, projetos e utilizar as mídias sociais como uma ferramenta de solução para os nossos problemas, além de soluções dentro das diferentes áreas de atuação dos integrantes.

O governo tem um papel essencial na criação de projetos para combater o bullying, desigualdades e inclusão de deficientes físicos e mentais na sociedade. Promover palestras para conscientizar a população sobre questões problematizados hoje é fundamental. A mídia também estabelece uma função importante no combate dessas iniquidades, pois o seu alcance é imenso e seu uso é constante. Um exemplo é a criação de mais publicidades contra o bullying e os padrões da sociedade.

Ações sociais para combater as desigualdades sociais com a inclusão dos menos favorecidos, como o sistema de cotas raciais e sociais que a Lei   n°12.711 de 29 de agosto de 2012 defende, beneficiando grupos desfavorecidos mostra como o Estado pode integrar e ajudar na acessibilidade e inclusão dessas pessoas. Além disso políticas sociais para o desenvolvimento e combate à pobreza também expõe como a participação do governo pode ser eficaz para o exercício dos direitos e deveres da cidadania. Entretanto as intervenções públicas direcionados ao combate da pobreza no país ainda é fraco e de baixo alcance.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com