TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Desenvolvido na Disciplina Educação Especial

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

NOME

Whinie Belotti Horacio

RA

6814006316

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Tatiana Nedina Socorro dos Santos

Anhanguera Educacional

2016

Educação Especial e Inclusção Escolar

A Educação Especial Inclusiva tem sido bastante debatida, especialmente após a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais – A Declaração de Salamanca, esse é um grande avanço, mas o desafio é ainda maior, por em pratica todo o conteúdo desse documento requer muito mais que Leis para normatizá-los, é preciso profissionais qualificados, corações abertos ao processo, é preciso amor ao próximo.
Segundo Scotti (1999, p.20), “a educação deve ser, por principio liberal, democrática e não doutrinária. Dentro dessa concepção o educando é, acima de tudo, digno de respeito e do direito à educação de melhor qualidade”.

A Constituição Federal prevê: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício dacidadania e sua qualificação para o trabalho. (art. 205)

Segundo estas citações a educação especial segue os mesmos princípios da educação geral, ou seja, a principal preocupação é a preparação para a vida em sociedade, promovendo o desenvolvimento do potencial das pessoas com deficiência, formando cidadãos conscientes e participativos.

Inclusão escolar e o papel da Educação Especial na educação brasileira.

A Educação de alunos com necessidades educacionais especiais que ultimamente tem se voltado para à Educação Especial Inclusiva tem muitos obstáculos a serem superados..

O argumento aqui apresentado é de que a Educação Inclusiva precisa de suporte para implementar essa proposta tão importante, pois a educação é um direito de todos, sem exceção. Temos que defende uma sociedade igualitária, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam apresentar.

Para atender esses alunos especiais o professor deve primeiramente entender as manifestações clínicas da deficiência mental, deve estar preparado para poder recebê-los. A escola tem que se adaptar desenvolvendo habilidades diferenciadas para cada caso, evitando a padronização.

A importância da Educação Inclusiva e do papel da educação especial nesse processo

Segundo Sassaki (1997), a inclusão é “um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparampara assumir seus papéis na sociedade” (p.41)

A Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispões sobre o apoio às pessoas com deficiência e a sua integração social, e estabelece em seu art. 2º, Alínea I sobre a área da educação, que resumidamente estabelece o seguinte:
- Os estudantes portadores de deficiência devem ser atendidos em salas comuns;
- Haverá habilitação e reabilitação de profissionais da educação;
- A educação especial deve ser obrigatória e gratuita;
- Todos os portadores de deficiência terão direito aos benefícios conferidos aos demais alunos.

A educação inclusiva deve oferecer aos portadores de deficiência as mesmas condições e oportunidades oferecidas aos demais alunos, respeitando as suas diversidades, para tanto deverá adaptar a sua proposta curricular, obter serviço de apoio integrado por professores e técnicos qualificados, propiciar à ampliação de acesso, perceber que as crianças podem aprender juntas mesmo tendo objetivos e processos diferentes.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com