TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita a Um Serviço de Saúde

Por:   •  20/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO

Após a realização de visita durante dois dias a um setor do um hospital de grande porte em Belo Horizonte, pude observar que o mesmo segue rigidamente o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é, lavar as mãos antes e após realizar qualquer tipo de assistência de enfermagem ao paciente; quando necessário, é realizada tricotomia, com tricótomo eletrônico com lamina descartável.

A realização da antissepsia e assepsia é feita conforme critério da OMS, com PVPI degermante e alcoólico, e no caso do paciente ser alérgico ao PVPI, é utilizada a clorexidina. Notei a preocupação com o uso correto dos equipamentos de proteção Individual (EPIs).

Nesse setor, especificamente, todos os materiais são puramente descartáveis, não sendo nenhum reprocessado, lençóis, fronhas, campos, compressas. Por esse motivo, não foi observada como são realizadas as dobras dos tecidos.

Percebi uma atenção rigorosa tanto da equipe médica, quanto da enfermagem para o cuidado de contaminação com os materiais e com o local onde o mesmo é preparado.

A mesa de exame é higienizada com álcool 70% toda vez que termina um procedimento, sendo trocado os lençóis descartáveis de cama logo após toda a limpeza da sala, que é realizada conforme as normas. A equipe de higienização utilizam os EPIs, munidas de sacos na cor branca com a identificação “infectante”, recolhem todos os descartáveis e limpam a sala utilizando um tipo de esfregão e solução com hipoclorito.

Foi observado que é realizada a lavagem das mãos dos profissionais de enfermagem antes e após exame, utilizando água, sabão e álcool 70%.

É realizada a degermação das mãos pelo profissional de enfermagem responsável pela montagem da mesa e pelo médico que realizará o exame. Os mesmos após lavarem as mãos, fazem a secagem com papel ultra absorvente, e após seguem a paramentação completa (vestindo capote e calçando as luvas estéreis.)

A Enfermeira responsável pelo setor informou que é realizada uma limpeza terminal (limpeza de paredes, teto e piso, utilizando máquina própria) todos os finais de semana ou quando ocorre óbito na sala, ou ainda quando há presença de pacientes infectados. Infelizmente não tive como observar algum dos referidos casos para ter certeza de que os mesmo são realmente feitos.

O curativo no paciente é realizado imediatamente após a retirada dos introdutores limpando o local com soro fisiológico deixando-o bem seco em seguida fazendo um curativo compressivo com gaze o qual este é observado constantemente nas primeiras duas horas para verificar sangramento.

O setor escolhido possui uma área física pequena, uma sala para exames, acoplada com uma sala de comandos, e uma sala de observação com 2 leitos. São realizados procedimentos com duração rápida em media de 30 minutos. A maioria dos pacientes são externos, mas é realizado de acordo com a demanda. São realizados exames cardiológicos, neurológicos, vasculares e vias biliares.

Sendo assim, concluo que o setor visitado cumpre as normas da OMS de maneira exemplar. Os profissionais do setor, desde a higienização até a coordenação, são bem treinados e falam a mesma linguagem, trabalhando em equipe de forma organizada e coerente. Pude perceber quase todos os ensinamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com