TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita a avenida dos imigantes no bairro do popó, Bragança paulista

Por:   •  27/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

 Local da visita: Avenida dos Imigrantes, bairro do Popó, altura do número 188.

 Problemas observados: Casas cedendo próximo a margem do rio, vegetação alta, criação de animais suínos e equinos, aves e insetos peçonhentos, lixos jogados no rio.

 População exposta: Moradores e trabalhadores, pois, além de casas possuem empresas próximas ao rio.

 Soluções possíveis: Canalização adequada do rio, contribuição da população próxima, principalmente dos que ali habitam a respeito de jogar lixos no local adequado e a desocupação das casas que ainda estão muito próximas ao rio.

        

No dia 03 de março de 2017, escolhemos para nossa visita o rio que margeia a Avenida dos Imigrantes na altura do nº 188 na cidade de Bragança Paulista. Onde observamos alguns problemas que podem oferecer risco aos moradores e a saúde da população como terreno próximos as casas cedendo, vegetação alta que facilita a proliferação de animais e insetos peçonhentos.

             Alguns moradores contem criação de animais suínos, equinos e aviários ao lado do rio, podendo ocorrer contaminação dos animais devido a passagem muito próximo do criadouro.

             Entrevistamos também um homem que trabalha em uma mecânica que faz fundo direto com o rio, onde ele passou muitas informações de como era o rio antigamente. Todas as casas que margeavam o rio não tinham saneamento básico e todo esgoto das casas eram depositados diretamente no rio sem nenhum tratamento, o cheiro era muito forte e fétido até o final de 2015.

             Em 2016 a Prefeitura retirou todos os moradores que estavam nas áreas de risco e realocaram em outra área e todos eles foram indenizados pela prefeitura, depois deram início a canalização das moradias que permaneceram ali e realizaram a limpeza do rio, assim havendo uma diminuição significativa do odor que era liberado pelo rio, todas essas informações foram retiradas da entrevista realizada ao trabalhador.

        Conforme nos lembram Costa e Rangel-S (2007) com a função de proteger, promover e defender a saúde, a vigilância sanitária desenvolve um conjunto de ações complexas e intercomplementares de profundo significado para a segurança sanitária. Essas ações são preventivas sobre os riscos reais e visam prevenir, minimizar e eliminar ampla variedade de riscos à saúde.

Apesar de algumas casas que estavam com grande risco de desabamento terem sido desocupadas, as casas que ainda existem no local continuam próximas e com risco, principalmente quando chove muito e o nível da água sobe, nesse caso uma possível solução seria a desocupação de todas casas, a canalização do rio, podendo assim aproveitar o espaço para fazer uma área de lazer para famílias como academias ao ar livre e áreas para pratica de atividades físicas, melhorando a condição de vida dos moradores daquela área e da população no geral.

O risco é um fenômeno social complexo, enquanto objeto de intervenção deve ser visto em sua complexidade (COSTA; RANGEL-S, 2007).

        

   

     

        

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Costa, Ediná Alves; Rangel-S, Maria Lígia (orgs). Comunicação em vigilância sanitária: Princípios e diretrizes para uma política. Salvador, EDUFBA, p. 16-17, 2007.

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Enfermagem

BRUNA CUOCO BADARI – R.A

FRANCIELE CORREIA DA SILVA

GUSTAVO GIMENES

JENIFFER CAROLINE SOARES

JESSICA APARECIDA LEITE

MARIA JÚLIA DO CARMO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com