TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Absorção Farmacocinética

Por:   •  15/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 8

Disciplina: Farmacologia

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

FARMACOCINÉTICA: ABSORÇÃO

Manaus – AM

2021.1

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO03

2 MATERIAL E MÉTODOS04

2.1 Materiais04

2.2 Procedimentos04

3 RESULTADOS05

4 DISCUSSÃO06

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS07

REFERÊNCIAS08

ANEXOS10

1 INTRODUÇÃO

        A Farmacocinética é o caminho que o medicamento faz no organismo. Não se trata do estudo do seu mecanismo de ação mais sim as etapas que o medicamento sofre desde a administração até a excreção, que são: absorção, distribuição, bio-transformação e excreção. Note também que uma vez que o medicamento entra no organismo, essas etapas ocorrem de forma simultânea sendo essa divisão apenas de caráter didático (KATZUNG et al., 2017).

 A absorção, é a primeira etapa que começa com a escolha da via de administração até o momento que a droga entra na corrente sanguínea. Vias de administração como intravenosa e intra-arterial não passam por essa etapa, entram direto na circulação sanguínea. (SOARES, 2014). Absorção é a transferência de um fármaco do seu local de administração para a corrente sanguínea. A velocidade e a eficiência da absorção dependem do ambiente onde o fármaco é absorvido, das suas características químicas e da via de administração (o que influencia sua biodisponibilidade). Excetuando a via intravenosa, as demais podem resultar em absorção parcial e menor biodisponibilidade (WHALEN et al., 2016)

Segundo (WHALEN et al., 2016) existem basicamente 4 tipos de absorção que são difusão passiva, difusão facilitada, transporte ativo ou endocitose. A difusão passiva nada mais é do que um processo que acontece mediante diferentes contrações, não gasta energia. A difusão facilitada é um processo que acontece com moléculas grandes que não conseguem ser processadas através de poros e precisarão de transportadores para ser absorvidos. O transporte ativo é o um processo que acontece no final da absorção no qual não existe mais gradiente de fusão. O endocitose é um tipo de absorção usada para transportar fármacos excepcionalmente grande através da membrana celular.

 O grau de ionização afeta não apenas a velocidade na qual os fármacos atravessam as membranas, mas também a distribuição de equilíbrio das moléculas dos fármacos entre compartimentos aquosos, se houver uma diferença de pH entre eles. Ou seja, um ácido fraco e uma base fraca, podem estar distribuídos, no equilíbrio, entre Compartimentos do organismo. Em cada compartimento, a razão entre as formas Ionizada e não ionizada de um fármaco é determinada pelo seu pKa e o pH do Compartimento. (RANG et al., 2011).

O objetivo dessa prática foi observar o processo de absorção dos fármacos, onde comparou-se dois comprimidos revestidos e dois não revestidos de ácidos acetilsalicílico de 100 mg, conforme seu meio pH e relacionar com o processo de absorção.

2 MATERIAL E MÉTODOS

2.1 Materiais

  • 02 comprimidos de ácido acetilsalicílico 100 mg
  •  02 comprimidos revestidos de ácido acetilsalicílico 100 mg
  • 100 mL de ácido clorídrico 0,1 M, pH 1,5
  •  100 mL de hidróxido de sódio 0,1 M, pH 8,5
  •  04 béqueres de 100 mL
  •  02 provetas graduadas de 100 mL
  •  02 bastões de vidro
  • 01 cronometro

2.2 Procedimentos

  1. Iniciou-se a prática identificando as provetas uma para ácido clorídrico (HCl) e outra para hidróxido de sódio (NaOH);
  2.  Identificou-se os béqueres I, II, III e IV;
  3.  Mediu-se 50 mL da solução de HCl utilizando a proveta graduada específica para HCL   e transferiu-se para o béquer I
  4. Mediu-se novamente 50 mL da solução de HCl utilizando a proveta graduada específica para o HCl e transferiu-se para o béquer III;
  5. Mediu-se 50 mL da solução de NaOH utilizando a proveta graduada específica para o HCl e transferir para o béquer II;
  6. Mediu-se novamente 50 mL da solução de NaOH utilizando a proveta graduada específica para o HCl e transferiu-se para o béquer IV;
  7. Colocou-se os 2 comprimidos de AAS 100 mg nos béqueres I e II e os 2 comprimidos revestidos de ácido acetilsalicílico 100 mg nos béqueres III e IV, conforme demonstrado na imagem ao final dessa folha e observou o que aconteceu;
  8. Pôde ser feita uma leve agitação nos bastões de vidro;
  9. Cronometrou-se os tempos dos experimentos e registrou-se em uma tabela;
  10.  Ao final do experimento, partiu-se o comprimido revestido do béquer III e devolvemos ao béquer III observando o que acontecia.

3 RESULTADOS

Os béqueres I e III com soluções HCL e os béqueres II e IV com solução NaOH, onde num I e II foi colocado comprimidos de AAS 100 mg não revestido, enquanto nos béqueres III e IV comprimidos revestidos de ácido acetilsalicílico 100 mg. Observou-se que o ácido acetilsalicílico não revestido iniciou-se seu processo de degradação em menos tempo comparados com o ácido acetilsalicílico revestidos, conforme apresentado na Tabela 1.

Tabela 1 – Dissolvimento dos fármacos conforme o tempo e o pH

Béquer

Tempo

pH

Anotações

I

30 segundos

1,5

A aspirina começou a degradar rapidamente

II

45 segundos

8,5

A aspirina degradou-se facilmente

III

5 minutos

1,5

Não degradou, somente depois de quebrado.

IV

5 minutos

8,5

Não degradou.

Fonte: Laboratório de Farmacologia da UEA, 2021.

No transcorrer do tempo, verificou-se que o fármaco do béquer I de solução HCL estava completamente dissolvido, e o béquer II de solução NaOH se apresentava quase dissolvido. Os AAS revestidos encontrados nos béqueres III e IV continuavam da mesma forma que se apresentavam no início. Ao final do tempo proposto (5minutos) observou-se que os béqueres I e II estavam completamente dissolvidos, enquanto os III e IV precisou-se quebrar o AAS do béquer III para que ele pudesse ser dissolvido. O fármaco IV apresentou minimamente diluído em sua volta, conforme Figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (79.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com