TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Volumétrica de Neutralização

Por:   •  20/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Análise volumétrica de neutralização (vinagre)

Joás C. Calado1, Liliane das S. Barreto1, Sarah do R. M. Pessoa1, Suely da P. S. Araújo1 e Telma C. M. de Matos1.

1Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ

Resumo

Este estudo foi elaborado com o intuito de analisar volumétricamente a relação ácido-base do vinagre, sendo que o vinagre é muito utilizado na cozinha do brasileiro, A análise foi feita em triplicata, onde foram usados 5 ml de vinagre; 10ml de hidróxido de sódio; 95 ml de água destilada e 5 gotas do indicador fenolftaleína.

Palavras Chave:

Introdução

Metodologia

Vinagre

5ml

Hidróxido de Sódio

10 ml

Água Destilada

95 ml

Fenolftaleína

5 gotas

 

Foram transferidos para o Erlenmeyer o vinagre a Água Destilada e o indicador Fenolftaleína. Usando uma proveta foram colocados em um Becker o Hidróxido de Sódio, completando a marca de 25 ml de uma Bureta presa em um suporte universal com garras fixadoras. No Erlenmeyer foi homogeneizada a Água Destilada, o Vinagre e o indicador Fenolftaleína, o Hidróxido de Sódio foi acrescentado gota a gota no Erlenmeyer até atingir a marca de 33, 8 ml de NaOH na amostra 1; 32,5 ml de NaOH na amostra 2; e 33,6 ml de NaOH na amostra 3 na solução homogênea através da Bureta até se obter a cor rosa bebê.

O cálculo utilizado na análise foi o seguinte:

M2.V2 = M1.V1

M1.5ml = 33,3 . 100 = 36,6  

M1 = 36,6/5 = 7,32

M1 = 7,32 mols/l

A importância de se obter o controle de qualidade desta relação ácido-base é indispensável para uma utilização mais saudável do vinagre obedecendo o nível de acidez aceitável.

Resultados

Conclusão

Referências Bibliográficas

REVISTA EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SAÚDE: DEDETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE COMERCIAL POR VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE Débora de Moura Soares, Jozi Aparecida Nunes, Sarah Freitas Cunha, Thayná da Cunha Cordeiro, Renata Domingos Alves.

Determinação por titulação do teor de ácido acético em vinagres comerciais coletados em castanhal-pa determinación por título del contenido de ácido acético en vinagres comerciales recogidos en castanhal-pa determination by title of acetic acid content in commercial vinegars collected in castnhal-pa Apresentação: Pôster Leandro José de Oliveira Mindelo; Bruno Santiago Glins ; Cleidson Barbosa Favacho ; Tatiana Cardoso Gomes; Adriano Rocha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com