TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESFERA PÚBLICA TRABALHA EM PROL DA SOCIEDADE E VISA BENEFICIAR A SOCIEDADE

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 3

A esfera pública trabalha em prol da sociedade e visa beneficiar a sociedade. A saúde é entendida não apenas pela cura da enfermidade, é ter qualidade de vida.

É o estado

A esfera privada trabalha visando fim lucrativo visa obter lucros. A saúde é entendida apenas como a cura da enfermidade. A doença é tratada entendida como uma mercadoria, tendo em vista outras gerar lucro...  

Empresas Capitalistas

PPPs

Que são contratos á longo prazo realizados pelo governo federal e uma rede privada de saúde, que se compromete a oferecer serviços de infra-estrutura.

EBSEHR

O que é a EBSEHR?

É uma empresa de caráter público mais de personalidade privada, que o próprio estado cria para gerenciar, para fazer acontecer os serviços dos hospitais universitários. Creio que tenhamos uns 46 hospitais universitário pelo Brasil, onde a maioria esta correndo o risco de ser privatizado por essa empresa. O que é um desrespeito, pois o direito a saúde é garantido pela constituição, saúde pública é um direito do cidadão e dever do estado, e a partir do momento em que o estado contrata essa empresa pra gerir serviço que era para ele gerir na ponta... o estado não esta cumprindo o seu papel de fazer a política pública acontecer... o dinheiro dos nossos impostos ele é recolhido para garantir que o estado faça a política pública de saúde acontecer.

Organização Social (OS) é um título que a administração o poder executivo concede a uma entidade privada... o que é esse modelo de gestão ? Deixa de ser a secretaria de estado da saúde que geri o hospital, para ser gerida por uma OS. Então os funcionários não são contratados pelo estado... então o estado ao invés de gerir serviço repassa a gestão de serviço pra outro ente, um ente externo um ente privado. E o estado continua pagando pelos serviços, ele paga pra essa OS gerir o serviço. Em geral essas OS são laranja do setor privado da área de saúde. Que é um meio de transferir dinheiro público para a esfera privada.

Organização da Sociedade Civil de interesse Público (OSCIP)

São ONGs criado por iniciativas privadas, que obtêm um certificado concedido pelo poder público federal ao comprovar que irá agir em prol da sociedade. Que agi como um terceiro setor, o primeiro setor é o estado que oferecem os direitos de interesse social, o segundo setor é a sociedade que preserva pelos direitos individualistas e o terceiro setor é justamente a sociedade complementando ou suplementando o estado naquilo que ele é incompetente de realizar. Mas o que acontece é que uma pessoa organiza uma organização dita para uma finalidade social sem fins lucrativos obtêm a aprovação do órgão e depois vende serviços...

 

A composição público-privado hoje que se delineia no Sistema de saúde é extremamente desfavorável ao público, pois existe uma tendência de privatização do Sistema de Saúde brasileiro, que é uma tendência que vai na contra mão do que estar ocorrendo no resto do mundo, inclusive da própria potência mundial os Estados Unidos que reconhece que o sistema deve ser universal, reconhece que deve haver forte intervenção estatal para que o sistema seja regulado em prol da saúde, para a saúde, e que não o livre mercado tente solucionar a problemática da saúde no estado. E nesse momento em que o Brasil tem esse Programa universal instalado e que vem funcionando e surpreendendo as expectativas, parece quase como uma ironia, estamos caminhando seriamente para um estado de privatização da saúde brasileira. Os outros países precisam construir um sistema universal, nós temos um sistema universal, mas estamos destruindo o nosso sistema universal em função desse processo de privatização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com