TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade estática e sociedade dinâmica

Por:   •  23/6/2015  •  Resenha  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 5

Comte – Lei dos 3 estados

Teológico: fugura de Deus

Metafísico: substitui divindade por forças abstratas.

Positivo: concentra-se nas explicações científicas

Existem 2 movimentos na sociedade: sociedade estática e sociedade dinâmica.

As instituições que mantêm a coesão e garantem o funcionamento da sociedade, por exemplo, famíli, religião, linguagem, etc. Seriam responsáveis pelo movimento estático da sociedade.

Dinâmico seria o movimento que representava a passagem para formas mais complexas de existencia, como a industrialização.

Dizia que nenhum fato social poderá ser observado isoladamente.

O positivismo procurava resolver os conflitos sociais  por meio da exaltação a coesão, à harmonia natural entre os indivíduos e ao bem-estar do todo social.

Tal doutrina ou seja, a do positivismo, deixou traços sociopolíticos e culturais importantes na sociedade brasileira: o conservadorismo, certo apego à hierarquia, uma aversão a mudanças e um pavor do confronto.

Observa-se a frase de Comte: o progresso é o desenvolvimento da ordem, como a ordem é a consolidação do progresso.

Durkheim

Disse: a sociedade é nosso cárcere, se  dela não nos sentimos prisioneiros é por que a ela nos conformamos.

Considerado um dos fundadores da sociologioa científica, sem dúvidas, sua maior contribuição foi o estabelecimento de um método e objeto de estudo próprio à investigação social. Além disso, ao combinar a pesquisa empírica com a teoria sociológica, Durkheim consolidou definitivamente a sociologia com disciplina acadêmica.

Durkheim afirmava que Comte praticava uma pesquisa sociológica despojada do verdadeiro espírito científico, uma vez que se baseava em ideias vagas e especulativas.

Podemos dizer que Durkheim emancipou a Sociologia da Filosofia Social e colocou-a como disciplina científica rigorosa, ele formulou com clareza o tipo de acontecimento sobre os quais o sociólogo deveria se debruçar: fatos sociais, para ele,, o verdadeiro objeto de estudo da Sociologia.

Fatos sociais são: toda maneira de agir ou pensar fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.

Características: coercitividadde, externalidade e generalidade.

A força coercitiva dos fatos sociais se torna evidente pelas sanções legais ou espontâneas a que o indivíduo está sujeito quando tenta rebelar-se contra ela.

Ex: As multas de trânsitos  representam sanções legais, já os olhares de reprovação de que somos alvos quando comparecemos a um local com roupa inadequada constituem sanções espontâneas.

Outra característica dos fatos sociais é a sua externalidade, dizemos que são externos porque são fatos coletivos, como a religião ou sistema econômico, por exemplo, independentes dos indivíduos.

A coerção pode se manisfestar direta ou indiretamente e também formal ou informal.

Ex: é direta quando um professor estabelece seus critérios de avaliação, aos quais o aluno é coagido a se adaptar para se sair bem na prova. Mas é indireta quando um empresáio passa a utilizar computadores para administrar os seus negócios, pois ele faz isso pressionado pela concorrência, embora não exista nenhuma lei que o obrigue explicitamente.

Ex: Formal quando a obrigação e a punição pela transgressão estão estabelecidas formalmente (Código Penal). É informal quando pe exercida espontaneamente pelas pessoas no seu dia a dia. ( quando uma pessoa chama a atenção da outra por tentar furar fila).

Generalidade: é social todo fato que é geral, que se repete em todos os individuos ou, pelo menos,  na maioria deles; que ocorre em distintas sociedades, em um determinado momento ou por longo tempo.

O fatos sociais fixo e não fixo:

As maneiras de agir( não fixo): são as formas de agir e pensar coletivas, que determinam o comportamento dos indivíduos, que os obrigam a agir de uma determinada forma, mas não tem uma longa duração. Ex linchamento, os participantes, individualmente, não seriam capazes de praticar tal ato.

As maneiras de ser ( fixo): fenômenos de ordem coletiva que determinam o comportamento dos indivíduos, mas nesse caso há uma permanência ou estabilidade. Ex religião ou sitema econômico.

Durkheim afirma que toda explicação científica exige que o pesquisador mantenha certa distância e tenha neutralidade em relação aos fatos ou seja, o não envolvimento emocional entre o cientista e o objeto.

Diz também que: os fenômenos sociais são coisas e devem ser tratados como coisas.

Normal e patológico.

Pode-se dizer que os fenômenos considerados patolõgicos variam na proporção inversa daqueles considerados normais. Podemos denominar condutas anômicas, aquelas que o indivíduo adota qntdo se vê privado das referências normativas e dos controles que organizam e limitam seus desejos e aspirações- são condutas marginais e, de um modo geral, ligadas à violência. EX. Os jovens nos Andes.

Anômia= falta de lei

Consiência coletiva: é o conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade que forma um sitema determinado com vida própria. É a consiência coletiva que define o que, em uma sociedade é considerado imoral, reprovável  ou criminoso.

Quanto maior a consiência coletiva, maior a coesão. Se a consiência individual é maior,  a solidariedade só pode surgir da percepção geral de que cada um contribui de maneira diferente e uns dependem dos outros.

Marx

Idealismo: Em termos sociológicos, o idealismo consiste na alegação de que que as ideias humanas, crenças e valores moldam a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com