TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FARMACOCINETICA NA FARMÁCIA

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO: Farmácia UNIDADE DE ENSINO: Farmacocinética

PERÍODO: Quarto DATA:19/08/2021 GD 4 PROF(A).: Elisa Gomes Lanna

NOME:______________________________________NOTA: _______

1) O que são ritmos biológicos? E como podem ser classificados quanto a  frequência? Explique a mudança em alguma variável na presença de ritmo  circadiano e circanual (sazonal). Os fenômenos fisiológicos e comportamentais constituem uma série de eventos que se sucedem no tempo. Alguns se repetem em intervalos de tempo mais ou menos regulares, mantendo, em geral, uma relação de periódicos do meio exterior, constituindo fase constante com eventos os chamados ritmos biológicos.

Consideram-se, assim, os ritmos circadianos que apresentam um período de aproximadamente 24 horas, os ritmos infradianos com períodos maiores do que 24 horas e os ritmos ultradianos com períodos menores que 24 horas.

Vários parâmetros fisiológicos e psicológicos humanos apresentam ritmo circadiano. Deve-se ter em mente que as características desses ritmos podem mudar em função de uma composição com ritmos de outras frequências. Por exemplo, algumas das variáveis apresentadas além do ritmo circadiano apresentam, também, um ritmo circanual (sazonal); isto é, neste caso, a acrofase circadiana varia circunualmente.

2) Em que horário a administração de carbonato de lítio em pacientes bipolares  apresenta redução de nefrotoxicidade?

 Em comparação com administrada às 8 h, o esquema posológico de 1/3 da dose diária à noite e 2/3 às 8 h forneceu o melhor resultado. Em outros esquemas posológicos, a saber, doses iguais administradas às 8 h e às 20 h ou 2/3 da dose diária.

3) Considerando a reação dolorosa do paciente, qual seria o horário preferível  de ir ao Consultório Odontológico?

Neste último caso, ocorre variação circadiana na duração da anestesia local e do limiar para sensação dolorosa. Esses dados podem sugerir que é preferível ir ao dentista após o almoço do que pela manhã.

4) Do ponto de vista cronoterapêutico, qual é o melhor horário de administração  de cortisol? Justifique.  

O cortisol apresenta um ritmo de secreção marcante nas 24 horas do dia e o tratamento do ponto de vista cronoterapêutico consiste na administração em horários fixos de forma a não inibir a secreção endógena. Ritmo circadiano de secreção de cortisol plasmático nas 24 horas do dia. A cronoterapêutica recomenda a administração do cortisol exógeno no início da manhã, quando coincide com a acrofase do ritmo de cortisol plasmático

5) Em pacientes com maior risco de enfarte do miocárdio no período matutino.  Quais são vantagens e desvantagens cronoterapêuticas de usar a administração  tradicional de vasodilatadores ou a nova formulação de verapamil?

Sabe-se que a maior incidência de enfarte do miocárdio ocorre no período matutino compreendido entre 6:h e 10 h. Esse período coincide com o início do aumento da pressão arterial e da coagulação sanguínea, considerados como fatores de risco. A terapia tradicional recomenda aos pacientes a administração de vasodilatadores na noite anterior por volta das 23 h. Pela depuração sofrida pelo fármaco durante o período do sono, o paciente fica desprovido da ação vasodilatadora, sendo assim, exposto a maior risco no período de despertar. A nova formulação farmacêutica de um antigo antagonista de cálcio (COER-24 verapamil) foi desenvolvida para iniciar a liberação no meio da noite e produzir o seu pico de concentração plasmática durante período de despertar. Recentemente, outros tipos de formulações para antiasmáticos e anti-histamínicos H2 foram discutidas por Lemmar (2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com