TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FARMACODINÂMICA NA FARMÁCIA

Por:   •  12/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

1. Descreva a estrutura das proteínas G , bem como seus diferentes tipos.

As Proteínas G fazem parte de uma superfamília de proteínas, que no estado inativo, se encontram acopladas a receptores no meio intracelular, e graças as suas propriedades funcionais e estruturais, ao ativadas por estímulos adequados podem migrar pelo citosol e ativar enzimas amplificadoras ou canais iônicos, possibilitando assim a transmissão de sinais para ativação de eventos intracelulares por estímulos externos.

Proteínas G são formadas por 3 subunidades, polipeptídios distintos, chamadas subunidades α, β e γ, que formam o complexo responsável pela transdução de sinais.

A classificação das proteínas G se dá de aordo com a estrutura da subunidade α.

2. O que são receptores farmacológicos e como são suas estruturas?

3. Íons, embora indispensáveis, são desprovidos de lipossolubilidade suficiente para adentrar as células. Por quais mecanismos os íons adentram a célula?

4. A ativação do receptor Beta-1 cardíaco pela adrenalina produz como efeito biológico aumento do ritmo e força de contração da musculatura desse órgão. Descreva a transdução de sinais capaz de gerar tais efeitos.

5. O Cálcio é um mensageiro importante em todas as células e pode regular diversas respostas, inclusive expressão de genes, contração, secreção, metabolismo e atividade elétrica (Goodman & Gilman). Descreva o mecanismo dos receptores metabotrópicos que aumentam o aumentam o cálcio interno.

6. A transdução de sinais dos receptores ao serem acoplados, geram sinais também para o núcleo da célula. O uso continuado (crônico) de drogas agonistas ou antagonistas pode alterar o número dessas macromoléculas. Como são chamados estes fenômenos?

7. Cite exemplos de drogas cujo mecanismo de ação se dá sobre enzimas.

8. O que são moléculas transportadoras? Cite exemplos de drogas que agem através dessas proteínas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com