TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FARMACOLOGIA DOS CONTRASTE

Por:   •  20/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

DISCIPLINA: FARMACOLOGIA DOS CONTRASTE

PROFESSOR(A): FRANCILENE VIEIRA

        

EXAMES CONTRASTADOS: DEFINIÇÃO, QUAL CONTRASTE UTILIZADO E OS EFEITOS ADVERSOS CAUSADOS PELO CONTRASTE

Antonio Francisco da Cruz Costa

MARÇO - 2020

TERESINA-PI

EXAMES CONTRASTADOS: DEFINIÇÃO, QUAL CONTRASTE UTILIZADO E OS EFEITOS ADVERSOS CAUSADOS PELO CONTRASTE

ANGIOGRAFIA

A Angiografia (também conhecida como arteriografia) é uma técnica de imaginologia médica utilizada para visualizar o interior dos vasos sanguíneos, em particular as artérias. O procedimento é realizado por um radiologista intervencionista, que vai injetar um agente de contraste radiopaco em seu vaso sanguíneo. Esta é uma substância que fará com que os vasos sanguíneos apareçam mais claramente durante o exame. O contraste iodado é o mais utilizado neste exame, que permite visualizar melhor o interior dos vasos sanguíneos e observar doenças como aneurisma ou arteriosclerose, por exemplo. Uma das reação adversa específica e o sangramento no local de inserção do cateter. 

CINTILOGRAFIA 

A cintilografia é um procedimento que permite assinalar num tecido ou órgão interno a presença de um radiofármaco e acompanhar seu percurso graças à emissão de radiações gama que fazem aparecer na tela uma série de pontos brilhantes (cintilação); cintigrafia, gamagrafia. Existem diversos tipos de cintilografia, para diferentes órgãos do corpo, sendo um exame realizado para observar alterações funcionas de órgãos como coração, ossos, pulmões, tireoide ou cérebro, por exemplo. Como contrastes são utilizadas substâncias variadas, sendo algumas das principais o tecnécio e gálio. Os efeitos adversos geralmente são ligados às reações alérgicas que causam erupções cutâneas ou uma sensação de mal-estar.

COLANGIOGRAFIA 

Colangiografia é um tipo de exame que permite a visualização do trajeto da bile desde o fígado até o duodeno e permite identificar eventuais obstruções dos canais por onde a bile passa, bem como outras lesões, estenoses ou dilatação desses ductos. Esses canais podem ser obstruídos por tumores, cálculos biliares, parasitas ou corpo estranho. A colangiografia pode ser endovenosa, endoscópica, intra ou pós-operatória. Sendo comum a utilização do contraste iodado. 

UROGRAFIA

A urografia excretora é um exame de diagnóstico que serve para avaliar a estrutura e funcionamento do sistema urinário, quando existe suspeita de massas renais, como tumores, cálculos ou anomalias genéticas, por exemplo. Utiliza um contraste de iodo injetado na veia que chega ao trato urinário e facilita a sua observação através de raio-x. Pode acontecer reações adversas como coceira, urticária, dor de cabeça, tosse e nariz entupido, por exemplo.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

A tomografia computadorizada, ou TC, é um exame de imagem que utiliza raios X para gerar imagens do corpo que são processadas por um computador, podendo ser dos ossos, de órgãos ou de tecidos. A tomografia pode ser realizada com ou sem o uso de contraste, que é um tipo de líquido que pode ser engolido, injetado na veia ou inserido no reto durante o exame para facilitar a visualização de certas partes do corpo. É feita, geralmente, com contraste iodado, muito utilizada para detectar lesões em órgãos do corpo, por exemplo, principalmente tumores, infecções ou alterações nos vasos sanguíneos.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA        

A Ressonância Magnética (RM) tem um grande ímã que interage com nosso corpo por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência. Assim, cria imagens em alta definição em três planos: horizontal, vertical e com o corpo dividido em camadas. Não existe nenhuma radiação. Costuma-se utilizar o Gadolínio como contraste, sendo um exame utilizado para detectar lesões cerebrais ou na coluna vertebral, doenças neurológicas, ortopédicas, assim como em partes moles do corpo como ligamentos, articulações e vasos sanguíneos;

ENEMA OPACO 

O exame enema opaco ou clister opaco, é um exame que utiliza raio x e contraste, geralmente sulfato de bário, para estudar a forma e a função do intestino grosso e reto, para detectar possíveis problemas intestinais, como diverticulite ou pólipos, por exemplo. O contraste podem ser: simples contraste: Sulfato de Bário e duplo contraste: Sulfato de Bário + Ar.  Como efeitos adversos o paciente pode sentir dores e desconforto durante o exame. 

SERIOGRAFIA

A Seriografia de esôfago, estômago e duodeno (SEED), como o próprio nome diz, é uma série de radiografias que tem como objetivo avaliar a região do trato gastrointestinal alto (esôfago, estômago e duodeno). Por meio desta avaliação será possível descartar suspeitas de afecções ou comprová-las. Comumente este exame é indicado para identificar causas de disfagias, sejam elas por deglutição de corpo estranho, hérnia de hiato, carcinoma, entre outras. Que costumam utilizar o sulfato de bário como contraste.

TRÂNSITO INTESTINAL

        

O trânsito intestinal é o exame radiológico que tem por objetivo visibilizar a região do intestino delgado, sua forma e função, além de identificar patologias que interferem com o trânsito intestinal do usuário. Existem diversos exames utilizados para avaliar o trato digestivo, que costumam utilizar o sulfato de bário como contraste. Várias radiografias serão tiradas durante e após a ingestão do elemento químico. Será necessário que o paciente fique em diferentes posições para ver a anatomia correta. A avaliação dura em média 30 minutos. Os efeitos adversos geralmente pode causar constipação ou intestino preso. Fezes poderão ficar esbranquiçadas ou acinzentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (218 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com