TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farmacognosia Na Farmácia

Por:   •  9/4/2020  •  Resenha  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

MONOGRAFIA

FICHAMENTO

BABOSA, folha Aloe vera folium

A droga vegetal consiste do gel incolor, mucilaginoso, obtido das células parenquimáticas de folhas frescas de Aloe vera (L.) Burm. f. contendo, no mínimo, 0,3% de carboidratos totais.

Descrição macroscópica, folhas suculentas, lanceoladas, agudas, verde-glaucas, com manchas esbranquiçadas quando jovens, a. os bordos foliares são dentado-espinhosos

Descrição macroscópica, A folha, em secção transversal, mostra estrutura isobilateral e é anfiestomática, com estômatos numerosos, do tipo tetracítico.,possui única camada epidérmica, a secção transversal da lâmina foliar mostra duas zonas distintas, Abaixo da epiderme pode ocorrer uma primeira camada distinta de células clorenquimáticas, em paliçada, seguida de 10 a 18 camadas de células clorenquimáticas, ricas em amido, além de idioblastos contendo feixes de ráfides de oxalato de cálcio.

A porção superior de cada feixe encontra-se em contato com o clorênquima e as porções mediana e inferior penetram no parênquima aquífero. Os feixes vasculares são envolvidos por uma bainha parenquimática contendo amido. Internamente a essa camada e próximo ao floema, encontra-se um agrupamento de três a cinco células muito grandese. No momento em que a folha é seccionada transversalmente há o extravasamento do líquido aloético proveniente de cada feixe.

Conforme descrito em Cromatografia em camada delgada, utilizando sílica-gel GF254, com espessura de 250 μm, como suporte, e mistura de acetato de etila, ácido fórmico e água (80:10:10) como fase móvel. Aplicar, separadamente, à placa, 10 μL da Solução (1), recentemente preparada, descrita a seguir.

SOLUÇÃO

Preparar  tintura 20% (p/v) das folhas pulverizadas com etanol a 65% (v/v) por maceração ou percolação.

ENSAIOS DE PUREZA

Material estranho ,no máximo 2,0%. Água ,no máximo 12,0%. Cinzas totais no máximo 5,0%. Cinzas sulfatadas no máximo 10,0%.

ÒLEOS VOLÁTEIS

Utilizar balão de 1000 ml contendo 500 ml de água como líquido de destilação. Utilizar planta seca rasurada e não contundida. Proceder imediatamente à determinação do óleo volátil a partir de 100 g da droga rasurada. Destilar por 4 horas.

FLAVONOIDES TOTAIS (Espectrofotometria de absorção no visível)

Solução Estoque : pesar  0,5 g da droga pulverizada (800 μm), colocar em balão de fundo redondo de 100 ml. Acrescentar à droga 1 ml de solução aquosa de metenamina a 0,5% (p/v), 30 ml de solução de etanol a 50% (v/v) e 2 ml de ácido clorídrico. Aquecer em manta de aquecimento por 30 minutos, sob refluxo. Filtrar a mistura através de algodão para balão volumétrico de 100 ml. Retornar o resíduo da droga e o algodão ao balão de fundo redondo, adicionar  30 ml de solução de etanol a 50% (v/v) e aquecer novamente, sob refluxo, durante 15 minutos. Filtrar novamente através de algodão para o mesmo balão volumétrico de 100 ml. Repetir a operação, retornar novamente o resíduo da droga e o algodão para o balão de fundo redondo, adicionar 30 ml de solução de etanol a 50% (v/v), aquecer sob refluxo, por 15 minutos e filtrar para o mesmo balão volumétrico de 100 ml. Após resfriamento, completar o volume do balão volumétrico de 100 ml com solução de etanol a 50% (v/v).

Solução Estoque: pesar 0,5 g da droga pulverizada (800 μm) e colocar em balão de fundo redondo de 100 mL. Acrescentar à droga 1 mL de solução aquosa de metenamina a 0,5% (p/v), 30 mL de solução de etanol a 50% (v/v) e 2 mL de ácido clorídrico.

Aquecer em manta de aquecimento por 30 minutos, sob refl uxo. Filtrar a mistura através de algodão para balão volumétrico de 100 mL. Retornar o resíduo da droga e o algodão ao balão de fundo redondo, adicionar mais 30 mL de solução de etanol a 50% (v/v) e aquecer novamente, sob refluxo, durante 15 minutos. Filtrar novamente através de algodão para o mesmo balão volumétrico de 100 mL. Repetir a operação, retornar novamente o resíduo da droga e o algodão para o balão de fundo redondo, adicionar 30 mL de solução de etanol a 50% (v/v), aquecer sob refluxo, por 15 minutos e filtrar para o mesmo balão volumétrico de 100 mL. Após resfriamento, completar o volume do balão volumétrico de 100 mL com solução de etanol a 50% (v/v)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (326 Kb)   docx (374.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com