TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farmácia Interdisciplinar

Por:   •  7/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

 FARMÁCIA INTERDISCIPLINAR (FI)

POSTAGEM 2

ATIVIDADE 2 – RELATÓRIO FINAL

NOME

POLO

2023


RESUMO[pic 2]

O presente trabalho aborda o desafio da hemólise em amostras de soro coletadas no laboratório clínico “DIAGNOSTIC”. Começamos por destacar a importância dos laboratórios clínicos na área da saúde sublinhando a necessidade de garantir a qualidade das amostras para obter resultados confiáveis. Usando o diagrama de Ishikawa Reconhecemos possíveis causas de hemólise em categorias-chave, como coleta de amostras, armazenamento e manuseio de tubos de coleta de amostras. e procedimentos no laboratório. Declaramos ações corretivas incluindo treinamento da equipe monitoramento do tempo de aplicação do torniquete, controle de temperatura e luminosidade no armazenamento e estandardização dos procedimentos de manuseio e manutenção dos equipamentos. Este estudo enfatiza que a qualidade é essencial para a confiabilidade dos resultados dos testes e destaca a aplicação eficaz dos diagramas de Ishikawa como ferramenta para melhoria contínua. As ações propostas visam não apenas solucionar o problema da hemólise, mas também promover uma cultura de qualidade e excelência no atendimento ao paciente. Consequentemente, este relatório demonstra como as ferramentas de qualidade podem identificar as causas raízes e direcionar ações corretivas específicas em laboratórios clínicos. A aplicação dessas abordagens é fundamental para garantir a qualidade dos serviços de saúde e a satisfação do paciente.

Palavras-chave: Hemólise, Laboratório clinico, Diagrama de Ishikawa.

DESENVOLVIMENTO: [pic 3]

A RDC n ° 786/2023 é uma decisão que estabelece pré-requisitos mínimos para o funcionamento de laboratórios clínicos e estações de coleta de amostras biológicas e também estabelece pré-requisitos de indicadores laboratoriais (ANVISA, 2023). Segundo ANVISA (2023), esta resolução também estabelece a infraestrutura necessária, as requisições e autorizações que o laboratório necessita para armazenamento e transporte, a importância do treinamento dos funcionários, a qualidade das análises realizadas, entre outros. No que diz respeito às fases pré-analítica e de controle de qualidade, existem diversas normas que tratam desse tema, como as resoluções nº 302/2019 e nº 786/2023 e a NBR ISO nº 15189, que tratam dos pré-requisitos técnico-sanitários. Vinculado às etapas controle pré-analítico e de qualidade, citando as metodologias mais adequadas para coleta, manuseio e armazenamento de material biológico, fatores que podem afetar os resultados, limites admissíveis, metodologias analíticas e equívocas analíticas, entre outros fatores. O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como “Espinha de peixe” ou “diagrama de Motivo e efeito”, é uma poderosa ferramenta de qualidade amplamente utilizada em organizações para identificar, analisar e resolver problemas. Esta ferramenta recebe esse nome devido à sua representação gráfica, que se assemelha a uma espinha de peixe, com uma espinha dorsal central que representa o problema e espinhas laterais que representam as possíveis causas que contribuem para esse problema.

 No contexto do problema da hemólise em tubos de colheita laboratorial, o diagrama de Ishikawa é uma ferramenta essencial porque promove a colaboração entre diferentes profissionais de laboratório e permite-lhes partilhar conhecimentos e experiências. Isto poderia ajudar a melhorar a qualidade dos serviços laboratoriais, proporcionando uma solução mais abrangente e eficaz para o problema da hemólise, aumentando assim a fiabilidade dos resultados obtidos.

A criação de um diagrama de Ishikawa é um processo estruturado que envolve a identificação de possíveis causas de um problema, como hemólise em um tubo de coleta. Equipes multidisciplinares definem o problema, agrupam as causas, criam um diagrama visual do problema central e das causas secundárias e analisam detalhadamente cada causa. A imagem pode ser desenhada em papel ou cartão

Você pode usar papel branco, caneta, espaço apropriado e dados relevantes, mas também pode usar um pacote de escritório. Este processo promove a análise sistemática da causa raiz e a implementação de ações corretivas para melhorar a qualidade do serviço laboratorial.[pic 4]

 A hemólise em tubos de coleta de soro em laboratórios clínicos pode ocorrer por vários motivos, essas possíveis causas incluem manuseio inadequado das amostras durante a coleta, transporte ou processamento, armazenamento inadequado das amostras, seleção inadequada de tubos de coleta de sangue que não atendem aos requisitos de analise sorológicos, métodos de coleta inadequada os longos períodos entre a coleta e o processamento e mistura inadequada. É possível amostras contendo anticoagulante uso de equipamento de centrifugação incorreto, amostras contaminadas, problemas com tubos de coleta danificados e qualidade insuficiente dos reagentes. Cada uma dessas causas potenciais deve ser cuidadosamente investigada e abordada para reduzir o risco de hemólise garantir resultados de testes laboratoriais confiáveis ​​e precisos.

 A identificação e a correção adequada dessas causas são essenciais para aprimorar a qualidade dos serviços laboratoriais prestados pelo laboratório "DIAGNÓSTICO" e, assim, garantir a confiabilidade dos resultados fornecidos aos pacientes. Assim, a seguir será mostrada uma representação utilizando o diagrama de Ishikawa para o problema de estudo: Para solucionar o problema de hemólise observado nos tubos de coleta de soro do laboratório "DIAGNÓSTICO", o grupo propõe um conjunto de ações específicas. Primeiramente, no que se refere à coleta de amostras, é essencial fornecer treinamento contínuo à equipe de coleta, enfatizando técnicas adequadas, escolha de agulhas apropriadas e manuseio cuidadoso durante o processo. Além disso, a implementação de um sistema de monitoramento do tempo de torniquete e a adoção de procedimentos rigorosos para a verificação da identificação do paciente antes da coleta são cruciais. No que diz respeito ao armazenamento de amostras, medidas incluem o estabelecimento de um controle rigoroso de temperatura nas áreas de armazenamento, assegurando que as amostras sejam mantidas na temperatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (215.2 Kb)   docx (420.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com