TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um projeto interdisciplinar

Resenha: Um projeto interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 2

O significado da palavra interdisciplinaridade pode ser definido como interação de duas áreas ou mais do conhecimento, tendo em vista o alcance de um objetivo comum. Essa interação pode ir de simples comunicação de idéias até a interação mútua de conceitos diretores da epistemologia , da terminologia , da metodologia ,dos procedimentos ,dos dados da organização referentes ao ensino a pesquisa.

A interdisciplinaridade vem se constituído numa das principais discussões no campo da pedagogia nos dias atuais. A abordagem interdisciplinar traz possibilidades de enriquecimento ao processo de ensino / aprendizagem por meios de novos enfoques ou da combinação de perspectivas diferentes, incentivando a busca de caminhos alternativos, além de saberes adquiridos instituídos e institucionalizados. Ela se constituiu, pois em um motor de transformação pedagógica cuja viabilidade é indiscutível, principalmente na elaboração e execução dos projetos temáticos na escola.

Um projeto interdisciplinar é antecedido de sonhos, necessidades, desejos interesses, vontade de conhecer mais e, portanto, investigar sobre um determinado assunto. São esses fatores que irão impulsionar o ato de projetar e que levarão o sujeito a iniciar a busca , a pesquisa ,sua caminhada para descoberta e suas ações de investigações dando espaço para o surgimento do novo .Todo esse processo será permeado , por ações do sujeito individual ou de um coletivo , que levarão a efetiva realização do projeto .Via a regra , pode –se dizer que tais ações se caracterizam no estabelecimento de objetivos , planejamento ,rotas , investigações , hipóteses ,execução ,replanejamento , depurações,apresentações e avaliações intermediarias e final.

Cabe ao professor saber atender a esta demanda, desenvolvendo um ensino que torne o aluno capaz de relacionar informações e integrar conhecimentos, como forma de compreender a complexidade do mundo (Brasil, 1999. p96) O mundo em que vivemos como descreve Santori (1998). É um mundo globalizado. No qual tudo está relacionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com