TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farmácia de Manipulação

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 8

Visita à Fórmula – Farmácia de Manipulação

Farmácia de Manipulação é o estabelecimento de saúde onde os medicamentos são preparados de acordo com a necessidade do cliente, de forma individualizada ou personalizada com base em receita emitida por profissional autorizado.

O medicamento manipulado tem como principal característica a preparação personalizada destinada a determinado usuário que é o portador de prescrição realizada por profissional habilitado, de fácil rastreamento, e geralmente atendido na farmácia de manipulação.

.  Os componentes do medicamento manipulado são descritos pelo nome químico, podendo ser mais de um componente em uma só formulação;

.  As dosagens são especialmente individualizadas conforme a necessidade terapêutica do paciente;

.  Quantidade apropriada para uma terapia eficaz e sem desperdícios, proporcionando economia.

.  Os benefícios dos medicamentos manipulados não se restringem apenas a personalização da dose, mas também na forma farmacêutica adequada como: cápsulas de cores diferentes, formas transdérmicas, pastilhas, gotas sublinguais, óvulos, supositórios, cremes, pomadas, géis e outros, atendendo a terapia de várias patologias sendo elas internas como por exemplo: Hipertensão, ou externas como por exemplo fotoenvelhecimento.

 

 Iniciamos a visita á fórmula com a orientação da Farmacêutica  Virgínia  que se formou na faculdade  Newton Paiva  em 2008  em Belo Horizonte. Ela já atuou em outras áreas e fez pós na RACINE em farmácia homeopática. A farmacêutica nasce em Almenara, fez treinamento na Fórmula e na cidade de Salvador para assumir como responsável técnica na Fórmula de Almenara.

Ao entrarmos percebemos que a mesma é divididas em vário setores, sendo eles distribuídos da seguinte forma:

RECEPÇÃO:  Funcionários ficam responsáveis pelo atendimento primário com o cliente, esta deve ser atenciosa, saber ouvir e ter boa comunicação.É importante entender qual a necessidade do cliente.Efetuar a primeira conferência das receitas. Preparar o orçamento informatizado. Marcar o horário de entrega do medicamento. Executar a confecção do rótulo, venda e ordem de produção. Preparar a documentação interna da empresa (manual ou informatizada). Encaminhar a receita ao farmacêutico com os devidos rótulos e ordem de produção. Conferir o produto antes da entrega ao cliente. Fazer a entrega e último contato com o cliente. Quando necessário, solicitar a presença do farmacêutico. Manter sempre a área de exposição de produtos em ordem e abastecida. Manter balcões e estantes sempre limpos. Em hipótese alguma dar informações ao cliente sobre os medicamentos, substâncias, ações e efeitos. Na insistência do mesmo solicitar a presença do farmacêutico.

 SALA DO FARMACÊUTICO:  Local onde se encontra o responsável técnico,nesse setor há também atendimento ao cliente caso  o mesmo tenham alguma dúvida ou queira falar diretamente com o farmacêutico .

 A farmacêutica é encarregada de supervisionar a manipulação e permanece farmácia por oito horas diárias.     

SALA DA GERÊNCIA : Local onde se encontra o administrador da Farmácia. 

É responsável por todos os recursos financeiros, humanos e materiais necessários ao funcionamento do estabelecimento. Garantia que a qualidade dos procedimentos de manipulação prevaleça sobre quaisquer outros aspectos. Comprometimento com as atividades das Boas Práticas de Manipulação, melhoria contínua e garantia da qualidade. Favorecer e incentivar programas de educação continuada para todos os envolvidos nas atividades realizadas na farmácia.

2° ANDAR

 Para a entrada nessa nova área é necessários que todos, visitantes ou funcionários estejam vestidos de maneira adequada. A vestimenta inclui: aventais brancos, sapatos fechados, máscaras, toucas e luvas.  

Todo  os funcionários funcionários receberam treinamento inicial e contínuo sobre higiene e conduta, treinamento específico referente às suas atribuições e ao setor de trabalho ao qual será locado, conscientização dos padrões de qualidade por eles exigidos, cuidados para evitar a contaminação, sua responsabilidade dentro da empresa e junto ao consumidor final, motivação para a manutenção dos padrões de qualidade, estímulo para relatar erros não intencionais cometidos em qualquer etapa da manipulação ou propor correções.

Banheiro próximo do almoxarifado.

ALMOXARIFAD DE EMBALAGENS: Neste ambiente ficam guardadas todas a embalagens necessárias para o acondicionamento dos medicamentos.

 É importante que a janela seja tapada com cortina que impeça a entrada de luz solar, pois a mesma não pode bater diretamente nas embalagens para que não ocorra o ressecamento e para que não estraguem.

Todas as embalagens são guardadas em prateleiras, e essas não podem estar em contato com as paredes ou com o chão para que não passe calor ou umidade. Obs: a parede em que fica localizada a janela, não possui nenhum material ou prateleira próximos, pois devido ao calor que ela recebe pode provocar alterações nos matérias em que tiver contato.

    ALMOXARIFADO DE MATÉRIAS PRIMAS:

Ambiente destinado a guardar todas as matéria primas e outros itens que serão necessárias durante a manipulação dos medicamentos.

Este ambiente deve  conter o ar condicionado ligado por 24 horas para melhor conservação.

Todos os medicamentos entregues pelos fornecedores antes de serem liberados vão para a quarentena, eles passam pelo controle de qualidade e só depois são separados e armazenados nesse almoxarifado por ordem alfabética.

Os produtos vencidos ou reprovados : São identificados e guardados .Os utilizados na área de líquidos e semi-sólidos : loção,cremes são guardados por ordem alfabética.

Fitoterápicos: içam em uma única estante por qu são muitos e volumosos.

Os que faltam 3 meses para vencer são separados e colocados em uma instante reservada para se ter io controle do que está vencendo e para que não ocorra futuros erros ou que sejam misturados com os ainda vão vencer  podendo levar á sérias complicações. Alguns desses  produtos que estão perto de vencer e que são pouco utilizados podem  ser vendidos evitando assim a perda  e que vençam sem nenhuma utilização .

Emabalgens: Para a preparação de medicamentos com jujuba e chocolate  esses medicamentos não possui muita saída por ser mais caro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com