TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fitoterapia

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.769 Palavras (12 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO MACAPAENSE DO MELHOR ENSINO SUPERIOR

ADRIANA DA SILVA COSTA

CLEYDE LENY NEVES RIOS

GIRLANE SOARES DA SILVA

JAELANE MICHELLI SOBRINHO DE ANDRADE

PATA DE VACA

        

MACAPÁ

2015

ADRIANA DA SILVA COSTA

CLEYDE LENY NEVES RIOS

GIRLANE SOARES DA SILVA

JAELANE MICHELLI SOBRINHO DE ANDRADE

PATA DE VACA

[pic 1]

MACAPÁ

2015

SUMARIO


INTRODUCAO


DESENVOLVIMETO

A maior parte das espécies medicinais cultivadas nos Brasil são espécies exóticas, domesticadas em seus ecossistemas naturais e que apresentam características de planta heliófitas (pioneiras ). A maioria de origem mediterrânea, tendo sido trazidas para cá durante o processo de colonização. Pode-se citar nesse grupo alecrim ( rosmarinus officinalis L) e a melissa (melissa officinalis L), entre outras.

Por outro lado, varias espécies nativas tem sido largamente empregadas pela população, cujo conhecimento a certa do uso medicinal foi desenvolvido inicialmente por comunidade indígena e caboclas do país. Entre as principais plantas nativas de uso popular podem ser citadas as espécies baccharis (cargueja), bauhinia ( pata- de –vaca) entre muitos outros.

A planta estudada é a Bauhinia fortificata popularmente conhecida como pata-de-vaca. Sendo conhecida popularmente no Brasil por: bauínia, no Rio de Janeiro; capa-bode-grande, no Ceará; casco-de-vaca, no Paraná; mão-de-vaca e miroró, na Bahia; mororó, no Ceará, em Pernambuco, no Piauí, no Paraná, no Rio Grande do Norte e no Estado de Sáo Paulo; mororá-de-espinho, no Ceará e na Paraíba; pata-de-boi, no RioGrande do Sul, em Santa Catarina e no Estado de São Paulo; pata-de-vaca-branca, no Rio Grande do Sul; pata-de-vaca-com-espinho e unha-de-vaca-de-espinho, no Estado de São Paulo; unha-d'anta, em Minas Gerais; unha-de-boi, em Minas Gerais, em Santa Catarina e no Estado de São Paulo; unha-de-vaca, na Bahia, no Espírito Santo, em Minas Gerais, no Paraná, no Estado do Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no e Estado de São Paulo.

Bauhinia é um gênero criado por Linnaeus, em homenagem aos irmãos Jean Bauhin (1541- 1613) e Gaspard Bauhin (1550 -1624), médicos e botânicos suíços (Fortunato, 1986).

O nome é particularmente adequado por serem as folhas dessas plantas compostas de dois folíolos unidos na base (Marchiori, 1995); farficata é porque as folham lembram        uma pata-de-vaca.

É uma arvoreta caducifólia, com 4 a 10m de altura e com 10 a 20 cm de DAP, a árvore, com até 20 m de altura e 30 cm de DAP (diâmetro do caule a altura do peito inferior a 0,10 cm), na idade adulta. Seu tronco é tortuoso, curto e delgado. Fuste (eixo principal sem ramos e é mantida a uma altura indeterminada) curto e raramente atinge 5 m de comprimento, com ramificação cimosa e copa arredondada ou estendida e aberta.

Sua casca tem espessura de até 7 mm. A casca externa é cinza-escura, lisa ou finamente fissurada. A casca interna é branca e fibrosa. Após incisão, a casca fica pardo-escura. Possuem folhas alternas, simples, ovadas, coriáceas, com até 10 cm de comprimento por até 6 cm de largura, bilobadas, com dois lóbulos em forma de pata-de-vaca, característica. Lâmina foliar lisa, brilhante na face superior, com glândula na base. Quando jovem, os ramos têm dois espinhos curvos como estípulas na base do pecíolo.

Suas flores são de coloração branca, de antese noturna. A inflorescência é em racemo axilar, com flores vistosas, pétalas de até 9 cm de comprimento e com dez estames compridos.

Possuem fruto que são legume aplainado, marrom-acinzentado, de até 20 cm de comprimento por 2,5 cm de largura, com deiscência elástica, de valvas lignificadas, abrindo-se em duas partes, com 5 a 10 sementes. E suas sementes são castanho a pretas, achatadas, com poros, medindo 1 cm de comprimento.

Benefícios da planta pata-de-vaca

A pata-de-vaca é uma erva muito utilizada na fitoterapia brasileira há dezenas de anos por proporcionar resultados tão bons em pacientes diabéticos, sendo conhecida como “insulina vegetal”, dada a sua capacidade de reduzir os sintomas da diabetes, incluindo a poliúria (aumento do volume urinário), distúrbios renais e outros problemas urinários. O chá de pata-de-vaca é comumente consumido após as refeições, para equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Desde as primeiras décadas do século XX a planta tem sido relatada em estudos clínicos com a capacidade de produzir efeitos redutores de açúcar no sangue. Nos anos 1980, o uso reiterado da pata-de-vaca como insulina natural despertou o interesse em novas pesquisas. Estudos relataram ações hipoglicemiantes em animais e humanos. Um estudo chileno de 1999 constatou que a espécie Bauhinia candicans provocou notáveis efeitos hipoglicemiantes em ratos diabéticos.

A pata-de-vaca, além de diminuir o açúcar no sangue, pode também diminuir os triglicerídeos, colesterol total e o LDL-colesterol (colesterol ruim) em diabéticos, auxiliando no tratamento da diabetes mellitus tipo II. O kaempferitrin, substância presente na planta, além de reduzir o açúcar no sangue, pode ajudar a reparar danos às células renais, possuindo efeitos diuréticos e antioxidantes. A Bauhinia spp (Bauhinia affinis, Bauhinia forficata ou Bauhinia variegata) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil..

O chá feito com as folhas da pata de vaca é usado para combater o diabetes, uma vez que suas propriedades agem de forma a fazer com que o pâncreas produza mais insulina, reduzindo também o nível de açúcar no sangue. Além disso, auxilia na redução do colesterol, age como diurético e emagrecedor. Pode ser usado ainda para tratamento de problemas do fígado, intestino, estômago, rins, e no combate à diarreia, insuficiência urinária, prisão de ventre e urina solta.

Possui propriedade diurética, depurativa, cicatrizante, analgésica, auxiliar do emagrecimento, além de ser eficaz no controle da hipertensão arterial, na eliminação dos cálculos na bexiga, tratamento e prevenção de doenças do coração, hemofilia, gota e doenças urinárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com