TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido de Fitoterapia

Por:   •  6/11/2016  •  Exam  •  2.445 Palavras (10 Páginas)  •  1.149 Visualizações

Página 1 de 10

FITOTERAPIA

1. Qual da diferença entre planta medicinal e fitoterápico?

As plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso como remédio em uma população ou comunidade. Quando a planta medicinal é industrializada para se obter um medicamento, tem-se como resultado o fitoterápico. O processo de industrialização evita contaminações por microorganismos, agrotóxicos e substâncias estranhas, além de padronizar a quantidade e a forma certa que deve ser usada, permitindo uma maior segurança de uso.

2. Que fatores contribuíram para o declínio e ascensão das plantas medicinais ao longo do século XX no Brasil?

O DECLÌNIO das plantas medicinais ocorreu com a produção de medicamentos sintéticos em larga escala, desqualificando o saber popular e exaltando o conhecimento científico como o único conhecimento correto e confiável, além do desenvolvimento da indústria farmacêutica e descoberta de novos fármacos, entre outras questões.

A ASCENSÃO das plantas medicinais se deu com o desencantamento com o medicamento sintético, com a sociedade tecnológica e capitalista que havia ciado a expectativa de que a tecnologia traria facilidades e abundância para todos. Isso fez com que ocorresse a busca por uma via natural, tendência esta que se consolidou nas décadas seguintes, levando ao ressurgimento e ao fortalecimento da fitoterapia, em todo o mundo.

3. Associe corretamente as colunas abaixo:

a) Carminativo                (D) Agente que estabelece o fluxo menstrual.

b) Colagoga        (F) Substância ou classe de substâncias (ex: alcaloides, flavonoides,        ácidos graxos, etc) utilizada como referência no controle da qualidade da matéria-prima vegetal e do fitoterápico, preferencialmente tendo correlação com o efeito terapêutico.

c) Colerética        (A) Agente que favorece e provoca a expulsão de gases intestinal.

d) Emenagogo        (E) Agente que estimula a atividade secretora do estômago.

e) Estomáquico        (B) Agente/substância que aumenta a liberação de bílis.

f) Marcador        (C) Agente/substância que aumenta a produção de bílis.

g) Cartático        (F) Conjunto de todas as substâncias, originadas do metabolismo primário ou secundário, responsáveis, em conjunto, pelos efeitos biológicos de uma planta medicinal ou de seus derivados.

h) Fitocomplexo                (G) Purgante mais enérgico que o laxante e menos drástico.

i) Sialagogo                        (I) Ácido cítrico e o tartárico podem aumentar o fluxo de saliva.

4. Cite as precauções que devem ser tomadas em relação ao uso de plantas medicinais.

É necessário saber identificá-la; qual parte deve ser utilizada; a toxicidade; onde, como e quando coletar; como secar e conservar; como preparar, usar e quanto usar.

5. Há 3 formas de preparação de chá. Cite-as diferenciando-as.

INFUSÂO: é um método de extração dos princípios ativos das plantas, onde se coloca água fervente sobre as partes moles das plantas (folhas, flores e frutos) lavadas e cortadas em um recipiente, tampando-se o recipiente e deixando-o em repouso por 15 minutos. Obtém-se o INFUSO.

DECOCÇÂO: é um método de extração dos princípios ativos das plantas, onde se coloca as partes da planta (caule, raízes, sementes, cascas) cortadas e bem lavadas em um recipiente e sobre ebulição (fervura baixa) pelo período de até 15 minutos. Obtém-se o DECOCTO.

MACERACÃO: é um método de extração a frio dos princípios ativos das plantas, onde se coloca as partes da planta bem lavadas e cortadas em um recipiente com água potável, à temperatura ambiente, por um período de 24-48 horas, a depender da consistência das partes da planta utilizada. Obtém-se o MACERADO.

6. Qual a forma mais comum de preparação das plantas medicinais. Descreva os inconvenientes.

A forma mais comum são os CHÁS. Os inconvenientes são: não poder conservar por mais de 12h na geladeira, saber que parte da planta utilizar para o efeito desejado. Independente do uso que façamos, é necessário que saibamos boas formas de manipular tais plantas medicinais.

7. Cite e descreva 3 formas de utilização de plantas para uso externo e 3 para uso interno.

Uso externo

SABONETE: usa-se tintura ou alcoolatura da planta e uma base glicerinada. Leva a base glicerinada ao fogo para fundir, após, deixa-se esfriar um pouco e adiciona-se a tintura ou alcoolatura da planta, homogeneizando bem a mistura e a coloca na forma para esfriar.

EMPLASTRO: tritura-se a planta fresca até transformá-la em uma pasta, que é colocada diretamente na parte afetada, podendo cobri-la com uma faixa.

LINIMENTO: utiliza-se o sumo das folhas da planta, misturado com um pouco de óleo. É utilizado para se fazer massagem na área afetada.

Uso interno

SUCO: é preparado espremendo-se ou triturando-se as folhas da planta em liquidificado, com posterior filtração. O suco deve ser feito no momento em que vai ser usado.

TINTURA: usam-se partes secas das plantas, bem cortadas e machucadas que são colocadas no álcool a 70%, deixando-as em maceração por um período de 7 a 10 dias, com agitação diária.

LAMBEDOR: é preparado usando 45 mL do decocto, infuso ou macerado para 85g de açúcar, ou,  para facilitar, o dobro de gramas de açúcar para o volume de chá utilizado. Essa mistura deve ser levada ao fogo brando até a formação do melado. Quando estiver fio o lambedor deve ser coado a armazenado adequadamente.

8. Há problemas em usar plantas medicinais junto com outros medicamentos? Justifique.

Sim. Porque as plantas medicinais podem potenciar o efeito do medicamento, como também podem anular o seu efeito, e qualquer uma dessas condições causaria ao usuário uma piora no seu quadro clínico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com