TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇÕES FARMACÊUTICAS EM FITOTERAPIA

Por:   •  16/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

PREPARAÇÕES FARMACÊUTICAS EM FITOTERAPIA

Discente: Amanda Caroline Lima Cunha

TINTURAS: Soluções extrativas hidroalcoólicas, obtidas de vegetais secos por maceração ou por percolação, feita por solventes, que podem ser o álcool farmacêutico (cereais ou cana), a vodca, o vinagre, ou mesmo a glicerina. Podem ser simples (uma única espécie) ou composta (duas ou mais espécies).

ALCOOLATURA: Segue os mesmos princípios técnicos da tintura, porém se utiliza apenas a planta fresca, com concentração de planta maior.

EXTRATOS: Preparações concentradas obtidas de vegetais secos ou frescos por meio de um solvente especial, seguido de evaporação total ou parcial e ajustagem da concentração. O processo de extração é quase sempre a percolação e a concentração.

DECOCÇÃO: Consiste em manter um sólido (planta) em contato, durante certo tempo, com um solvente, normalmente a água, sob ebulição, obtendo-se deste modo uma solução extrativa denominada decocto ou cozimento.

INFUSÃO: Técnica extrativa que consiste em lançar água fervente sobre a planta, mantendo o líquido e a planta em um recipiente fechado durante certo tempo.

MACERAÇÃO: A droga vegetal é deixada em contato com o solvente, como água ou álcool por exemplo, durante certo tempo, à temperatura ambiente.

XAROPE: Forma farmacêutica liquida resultante da mistura de água e açúcar, podendo também conter edulcorantes, onde os princípios ativos, na forma de extratos ou tinturas, são incorporados.

VINAGRE E VINHO MEDICINAIS: Obtidos através da dissolução de princípios ativos, ou pela maceração de drogas em vinhos ou vinagres adequados.

ÓLEOS ESSENCIAIS E MEDICINAIS: Mistura de compostos químicos vegetais voláteis e aromáticos. Geralmente pouco solúveis em água e obtidos por destilação com vapor de água, de preferência, a partir de plantas frescas.

: Consiste na droga vegetal, seca, moída finamente. Usado como matéria prima em diversos preparados, destinados ao uso interno ou externo.

POMADA: Forma farmacêutica de consistência mole e oleosa, destinada ao uso tópico, preparada a partir de uma base definida (por exemplo, vaselina), onde irá se incorporar o fitoterápico líquido. Por ser oleosa, sua absorção é mais lenta, porém mais prolongada.

CREME: Forma farmacêutica de consistência mole, destinada ao uso tópico, diferente das pomadas por possuir grande quantidade de água em sua formulação, apresentando assim uma absorção mais rápida.

GEL: Forma farmacêutica que possui grande quantidade de água em sua formulação, de absorção rápida, indicada para peles oleosas.

ÓVULO VAGINAL: Forma farmacêutica de uso vaginal, cujos princípios ativos fitoterápicos são incorporados à gelatina fundida e moldados em formas especificas.

LOÇÃO: Forma farmacêutica líquida composta por água, álcool, glicerina, sorbitol e o princípio ativo, empregada na pele sob fricção.

PURÊ: Planta medicinal cozida e espremida, até obtenção de uma consistência pastosa. Utilizado para fazer máscaras de beleza e tratar a pele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com