TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação de Discentes

Por:   •  28/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

        

Assunto: Ensino Superior

Tema: Formação de discentes

Problema:

Farmácia universitária: uma obrigatoriedade importante ou sem necessidade para a formação de profissionais da área de ciências farmacêuticas?

Hipótese:

A farmácia escola em universidades, permite aos alunos uma formação mais completa na área de atendimento de paciente

Introdução

        A formação de um profissional da saúde deve ser bem rigorosa e por isso farmacêutico deve ter uma formação bem completa e ampla.

        Desde a regulamentação da norma feita pelo Ministério da Educação e Cultura CNE/CES (diretrizes curriculares para o curso de graduação em farmácia) 19/02/2002, onde mudou o titulo do profissional, que antes era de farmacêutico bioquímico e hoje é de farmacêutico generalista.

        Essa mudança feita na formação agrada muito e outros nem tanto, pois muitos alegam que a formação do farmacêutico não será tão completa em ralação a antes, já que antes dessa mudança o curso era de 4 anos, mas ele tinha uma formação generalista nos dois primeiros anos e nos outros dois últimos anos o mesmo escolhia a sua especialização, que ficava entre a área de analises clinicas, alimentos ou a área industrial.

        Uma outra parte na formação do farmacêutico que faz com que ela seja tão completa quanto deve, é a obrigatoriedade do mesmo ter uma vivência em farmácias escolas, que por conta da lei nº 13.021, de 8 de agosto de 2014, torna esse estabelecimento obrigatório em universidades, centros universitário, institutos federais ou qualquer outra instituição de ensino superior que ofereça o curso superior em graduação em farmácia.

Ter a obrigatoriedade da farmácia escola em instituições de ensino superior é algo muito importante para a profissão, já que o curso de farmácia é um curso onde o profissional irá lhe dar com pessoas durante a sua carreira, nada mais justo que exista uma formação bem completa e rica em experiências, experiências essas que apenas um bom aproveitamento durante a graduação proporcionará. Entretanto, a fiscalização dessas instituições deve ser algo bem rigoroso, pois um curso da área da saúde que formará profissionais para lhe dar com pessoas, pessoas essas que estão com algum tipo de problema, seja esse, mental, físico ou até mesmo emocional, então essas instituições não deve ser apenas um lugar que emite diplomas, mas um lugar que forma, informa e por fim, transforma as pessoas em ótimos profissionais, pessoas que estejam aptas a ouvir e entender a dificuldade do paciente, por isso a fiscalização do MEC é algo muito importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com