TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Farmacêutica

Por:   •  27/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.710 Palavras (11 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE PITAGORAS GOVERNADOR VALADARES GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATORIO TÉCNICO FINAL: Gestão Farmacêutica

Raynarah Rodrigues de Oliveira

Governador Valadares 2022

RESUMO

O presente relatório é referente às atividades realizadas na Drogaria Vida na cidade de Itabirinha, Minas Gerais. As atividades desenvolvidas tiveram enfoque na gestão farmacêutica envolvendo áreas como: Legislação Farmacêutica, Organização e Controle, Gestão de Recursos Humanos, Compras e Vendas, Gestão de estoque e Marketing, Contabilidade e Análise Financeira além da Orientação e Atenção Farmacêutica.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. DESENVOLVIMENTO        6
  1. Atividades realizadas pelo preceptor do estagio        6
  2. Atividades realizadas pelo estagiário        7
  1. Atividades técnicas        7
  2. Atividades administrativas        8
  3. Atividades educativas        10
  1. Problema observado durante o estágio e solução do problema        10
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

A gestão farmacêutica tem como objetivo principal a administração do estabelecimento farmacêutico com foco na geração de resultados positivos e na excelência da qualidade do atendimento ofertado ao paciente, no caso de o negócio ser um estabelecimento de saúde. O farmacêutico orienta para as ações com foco nos resultados, execução de rotinas, comunicação assertiva com o paciente e o prescritor, além de organizar o tempo, processar informações e tomar decisões. Ainda, a gestão está interligada ao cumprimento das normas e leis vigentes.

O estágio foi iniciado no dia 22 de março de 2022 e foi realizado na drogaria Vida, na cidade de Itabirinha com o objetivo de conhecer e compreender a atuação da gestão farmacêutica. O estabelecimento é de responsabilidade dos sócios Clério Marcelino de Souza Filho e Meirivan Rodrigues Soares, localizada na Avenida Getúlio Vargas, n° 140, no Centro de Itabirinha, Minas Gerais.

A farmácia em suas instalações dispõe de: pisos lisos de fácil limpeza; um escritório; um banheiro; uma cozinha; uma sala de injetáveis; duas salas para armazenamento de estoque sem entrada de luz solar, sendo uma para medicamento e outra para produtos diversos; três balcões para atendimento ao cliente; um caixa com balcão, com fichário de crediários e expositor de bomboniéres; armário para armazenamento de medicamentos controlados, sendo separados os de referência dos genéricos e similares; prateleiras com medicamentos também separados os de referência dos genéricos e similares, sempre por ordem alfabética; várias gôndolas para exposição de perfumaria e suplementos; todas as salas bem arejadas, seguindo as normas escritas no artigo 6° da RDC 44 que afirma que o estabelecimento deve possuir paredes, tetos e pisos lisos e impermeáveis, que sejam de fácil limpeza para os funcionários. Possui também uma geladeira para armazenamento de medicamentos que necessitam temperatura controlada.

Conta com sete funcionários, sendo eles: um farmacêutico que também é gerente, o proprietário, um entregador para atendimento a domicílio, um caixa, uma secretária responsável pela parte financeira, e duas atendentes que além do atendimento ao cliente são também responsáveis pela organização do estabelecimento, reposição de produtos, limpeza e controle de faltas.

A limpeza é feita diariamente, normalmente pela manhã, antes da abertura do estabelecimento, é feita com produtos adequados. Para manter o controle de vendas, compras e dispensações, a farmácia utiliza do programa Digifarma. A reposição dos medicamentos e

outros produtos disponibilizados para venda na drogaria é feita periodicamente baseada na quantidade de vendas, necessidades de estoque e data de validade.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Atividades realizadas pelo preceptor do estagio

O farmacêutico gestor é um profissional que valoriza o lado técnico e humano, dividindo seu tempo entre estar à frente do negócio e manter-se a par das inovações, num processo de atualização constante, sem perder o foco no paciente/cliente.

Na gestão farmacêutica o profissional zela pela seleção de pessoas certas para a equipe: honestas, simpáticas, identificadas com a empresa e genuinamente interessadas em servir ao cliente. Ele lidera pelo exemplo, tem prazer por aquilo que faz, preocupando-se com o nível de satisfação tanto de seus pacientes quanto de sua equipe.

Em primeiro lugar, foram apresentados os horários de trabalho e as áreas que cada um dos funcionários atua. O período de trabalho é de segunda-feira a sexta-feira, de oito horas da manhã às setehoras da noite e aos sábados das oito horas da manhã às duas horas da tarde. Neste período é realizado o controle de estoque e organização da lista de faltas. São contados todos os medicamentos em estoque e conferida às datas de vencimento. A organização da lista é feita semanalmente, os medicamentos são incluídos nela de acordo com a sua saída e quantidade que ainda há na drogaria, para que não venha a faltar nenhum item. Ao fazer reposição do estoque, seja de medicamentos ou de outros produtos cosméticos e de perfumaria, é sempre observado as promoções e novidades do mercado, estando sempre atento as mudanças nesse âmbito.

Para a realização de pedidos de medicamentos, é feita uma cotação em várias empresas online, tem um valor mínimo para faturar cada pedido, algumas vezes recebem visitas dos representantes das distribuidoras, e assim é feito todos os dias os pedidos de medicamentos de referência. Já os medicamentos genéricos a compra também é feita por pedidos eletrônicos, mas tem visitas periódicas mais frequentes dos representantes, onde é feito pedido diretamente com eles. E pedidos de perfumaria, quase sempre é feita com a visita de representantes, com catálogos, mas quando necessário é feito a distância por telefone. Assim que os produtos são entregues na drogaria é feito uma a avaliação de tudo que foi recebido, sua integridade e se é compatível à lista de pedidos e com a nota fiscal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com