TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NO SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NO SUPORTE BÁSICO DE VIDA

                                                       

SANTOS

2016


RESUMO

Suporte Básico de Vida são procedimentos de primeiros-socorros realizados para preservar a vida em casos de emergências, estar preparado para essas situações é de suma importância para profissionais da área da saúde, que devem estar qualificados a realizar o atendimento visando a redução de danos e evitando a morte da vítima. Em alguns ambientes, o farmacêutico será o único profissional qualificado a estar prestando esse primeiro atendimento e por essa razão, deve estar preparado para lidar com situações que saem de seu campo de atuação profissional. Atualmente a integração do farmacêutico no suporte básico e avançado de vida está significativamente maior, ampliando o conhecimento e a experiência da profissão farmacêutica.

Palavras-chave: Primeiros-Socorros, Farmacêutico, Suporte Básico de Vida.

ABSTRACT

Basic Life Support are first aid procedures done to preserve life in emergencies , be prepared for these situations is of paramount importance for health professionals, who must be qualified to perform the service in order to reduce damage and avoiding the death of the victim. In some environments, the pharmacist is the only professional qualified to be paying this first visit and therefore, should be prepared to deal with situations that go out of their professional field. Currently the integration of the pharmaceutical in basic and advanced support of life is enhanced significantly higher, increasing the knowledge and experience of the pharmaceutical profession.

Keywords: First Aid, Pharmacist, Basic Life Support.

1. INTRODUÇÃO

Situações de emergência, mal–estar e perda súbita de consciência podem acontecer a qualquer momento, na drogaria, na indústria, no laboratório ou em qualquer outro ambiente que o farmacêutico exerça sua profissão, por essa razão é de extrema importância um profissional preparado e qualificado para prestar essa assistência, quando houver uma situação de risco a vida da vítima(1).

O Suporte Básico de Vida abrange a desobstrução das vias aéreas, ventilação e circulação artificiais, além de manobras de ressuscitação, em caso de parada cardiorrespiratória. Apesar de ser uma realidade ainda há grande falha em se iniciar as manobras básicas devido à falta de preparo e o medo de cometer erros durante a prestação de socorro, por essa razão é fundamental o esclarecimento e treinamento, para que nessas situações possam vir a prestar um atendimento rápido e eficaz, permitindo a redução de sequelas e o aumento da sobrevida da vítima(1).

2. ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO SUPORTE BÁSICO DE VIDA

O Suporte Básico de Vida (SBV) é o atendimento prestado a vítimas de mal súbito ou traumas e consiste no reconhecimento, redução ou eliminação dos danos á vitima com a realização de manobras precisa e imediata(1).

A pessoa a prestar o atendimento deve ser capaz de preservar a vida da vítima e avaliar os sinais vitais, até a chegada de uma equipe especializada, o farmacêutico como profissional de saúde, está qualificado para prestar os primeiros socorros, evitando com medidas simples, não invasivas e eficazes o agravamento das condições da vítima(1).

É preciso definir e diferenciar o que vem a ser uma situação de urgência, e para cada caso especifico, o profissional deverá estar apto a prestar um socorro adequado e eficiente(5). Por essa razão, muitos cursos são oferecidos atualmente, e os próprios conselhos e sindicatos de farmácia orientam a realização do curso para que haja uma maior preparação dos farmacêuticos quando tiver que lidar com situações emergenciais, isso porque apesar de ser da área da saúde, o profissional farmacêutico não está muito habituado a atuar em situações de emergências(6).

Em uma situação de emergência, a primeira ação do farmacêutico deve ser ligar para o serviço de emergência, sempre que possível orientar outra pessoa a fazer a ligação para que o procedimento de salvamento seja iniciado o mais breve possível. Caso seja um mal-estar orientar a vítima a se manter sentado, avaliar as condições e conversar com a pessoa para mantê-la alerta, em outras situações é importante verificar o pulso, qualquer anormalidade na respiração e a movimentação do tórax, em caso de parada cardiorrespiratória deve-se iniciar imediatamente as manobras de RCP (ressuscitação cardiopulmonar)(5).

É importante ressaltar que farmacêuticos no ato da prestação do suporte básico, estão sujeitos aos mesmos estatutos legais de outros prestadores de atendimento de emergência, devendo ter ciência que após o início aos primeiros-socorros não poderão interromper, nem deixar o local até que o serviço de emergência esteja no local, podendo sofrer ação judicial, caso descumpra esse procedimento(5).

3. SUPORTE AVANÇADO DE VIDA

A profissão farmacêutica vem conquistando espaço também em equipes de suporte avançado de vida (SAV), atuando não só na dispensação dos medicamentos, mas também na realização de atualização de dados no SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamentos de Produtos Controlados), o registro nos livros pertinentes, gerenciamento do almoxarifado, no controle de qualidade, verificando a validade e o estoque dos materiais e medicamentos(3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com