TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NO SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.761 Palavras (24 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 24

Atividades Práticas Supervisionadas


A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NO SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Santos/2014

UNIVERSIDADE PAULISTA

A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NO SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Trabalho apresentado à Atividades Práticas supervisionadas para obtenção de nota no 1ºsemestre de 2014.

SUMÁRIO                                                                       pág.

  1. Resumo................................................................................ 4
  2. Introdução.............................................................................5
  3. Metodologia...........................................................................6
  4. O que é suporte básico de vida.............................................7
  5. O leigo e o suporte básico de vida........................................8
  6. Avaliação inicial da vítima.....................................................11
  7. Avaliação Secundária............................................................16
  8. Condições de vida e trabalho de profissionais de um serviço de atendimento móvel de urgência............................................18
  9. Novo código de Ética da profissão Farmacêutica..................20
  10. Conclusão..............................................................................22
  11. Referências Bibliográficas......................................................23



1. RESUMO

Suporte básico de vida (SBV)constituído por medidas e procedimentos técnicos de vida a vítima,tornando SBV até a chegada do SIV e assim tornando 60% de chance de sobrevivência. O primeiro passo do profissional de saúde é aprender como efetuar ao paciente o (APH) atendimento pré-hospitalar,que garantem um melhor resultado a vida do paciente acidentado,se resumindo por suporte básico à vida e suporte avançado á vida.

Alguns critérios devem ser tomados,como avaliar cuidadosamente o cenário,observar,reconhecer e avaliar cuidadosamente os riscos que o ambiente oferece qual número devítimas envolvido,gravidade etc.Acionar equipe de resgate,sinalizar o local,utilizar barreiras de proteção,relacionar testemunhas, abordagem e avaliação da vítima.

Pessoas sofrem acidentes a todo o momento epara socorrê-las é preciso que tenha conhecimento de como proceder. Profissional na área da saúde tem por obrigação conhecer esses procedimentos e isso e ensinado no suporte básico de vida com o fato de que acidentes sempre estarão sujeitos a ocorrer. É fundamental que os profissionais da área da saúde tenham em mente como proceder em caso de acidentes que venham presenciar,seja ele de trânsito,elétricos,em hospitais e etc...


  1. INTRODUÇÃO

Ato normalizador,constituindo um conjunto de ações a serem desenvolvidas pelas equipes de resgate, tendo como objetivo melhorar a qualidade e agilizar a operacionalização do serviço prestado.

Priorizando sempre a avaliação e o transporte rápido, sem prejudicar a segurança e a manutenção dos sinais vitais da vítima.

Os momentos entre a situação de emergência e a chegada do atendimento especializado são cruciais para aumentar as chances de sobrevivência da vítima.        Suporte básico de vida (SBV) é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima,tornando o SBV vital até a chegada do SIV (Suporte intermediário de vida - transporte até o hospital), traçando um padrão para atendimento, tendo objetivo principal não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões (iatrogenias). Um rápido SBV proporciona até 60% de chance de sobrevivência.

O Suporte Básico de Vida (SBV), oferecido aos pacientes no ambiente extra-hospitalar, consiste no reconhecimento e na correção imediata da falência dos sistemas respiratório e/ou cardiovascular, ou seja, a pessoa que presta o atendimento deve ser capaz de avaliar e manter a vítima respirando, com batimento cardíaco e sem hemorragias graves, até a chegada de uma equipe especializada. Em outras palavras, o profissional de saúde que presta o socorro, que aqui o identificaremos como socorrista, para fins didáticos, ao iniciar o suporte básico estará garantindo por meio de medidas simples, não invasivas e eficazes de atendimento as funções vitais do paciente e evitando o agravamento de suas condições. São inúmeras as situações de urgências e emergências que necessitam do atendimento de um Profissional de saúde ou de um socorrista especializado: traumatismos, queimaduras, doenças cardiovasculares, parada cardiorrespiratória, crise convulsiva, afogamento, intoxicações etc. Para cada caso específico, o profissional deverá estar apto a prestar um socorro adequado e de qualidade. A prioridade de atendimento é determinada basicamente pela gravidade da vítima, ou seja, serão socorridas e atendidas primeiramente aquelas que se encontram sujeitas a maior risco de morte, pois o objetivo principal do primeiro socorro é a preservação da vida.


  1. Metodologia

Esta pesquisa foi feita por internet e livros.


  1. O QUE É SUPORTE BÁSICO DE VIDA ?

Suporte básico de vida (SBV) é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima,tornando o SBV vital até a chegada do SIV (Suporte intermediário de vida - transporte até o hospital), traçando um padrão para atendimento, tendo objetivo principal não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões (iatrogenias). Um rápido SBV proporciona até 60% de chance de sobrevivência.( Junho/2013);

Descrição

A ParadaCardiorrespiratória (PCR) de origem cardíaca é a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos, acontecendo quase sempre fora do meio hospitalar. Em Portugal ocorrem cerca de 10.000 casos todos os anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (224 Kb)   docx (140.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com